Negócios em Pauta 06 a 08/08/2022

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 05 de agosto de 2022

A – Encontrado tesouro romano na Toscana

Pesquisadores italianos anunciaram a descoberta de um tesouro romano, com peças de bronze, mais de três mil moedas e altares, em San Casciano dei Bagni, na região da Toscana. A área está sendo escavada há três anos por ser um antigo local de banho, com piscinas termais e um complexo de lazer com fontes e terraços gigantescos. Ali, viveram os etruscos e, posteriormente, houve a ocupação do Império Romano. Segundo o arqueólogo Jacopo Tabolli, além dos itens, foram encontrados altares dedicados aos deuses, um até com baixo-relevo e uma imagem de um touro, e um cupido esculpido em bronze, considerado uma “obra-prima”. Os itens encontrados no local de adoração eram feitos de mármore de alta qualidade e que vasos e estruturas de todos os tamanhos estão sendo desenterradas (ANSA).

B – Inverno Solidário

Os postos do Poupatempo em todo o Estado de São Paulo continuam com a arrecadação de cobertores novos, com o objetivo de auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade social a se aquecerem durante os dias de temperaturas baixas. A campanha Inverno Solidário 2022 é uma iniciativa do Fundo Social de São Paulo. Estações de trens e Metrô e terminais de ônibus da EMTU também são pontos de coleta. Os quase dois mil itens recebidos até o momento pelas unidades do Poupatempo estão sendo distribuídos a instituições assistenciais da região onde foram doados, como hospitais e centros de acolhida. Este ano, a campanha irá até o dia 22 de setembro. Saiba mais: (www.invernosolidario.sp.gov.br).

C – Indústria Naval

Entre os próximos dias 16 e 18, no Expo Mag, na Avenida Paulo de Frontin, Cidade Nova, Rio de Janeiro, acontece a Navalshore – a principal plataforma de negócio para encontrar inovações e conectar-se à comunidade marítima da América do Sul. O evento é o ponto de encontro da indústria naval que reúne armadores, estaleiros, fabricantes e fornecedores, nacionais e internacionais em um só lugar! Entre os temas abordados: Cenários da indústria naval e offshore; Programas de renovação e ampliação dos meios navais da Marinha do Brasil; Eólicas offshore – perspectivas e oportunidades para a indústria naval; e Descarbonização na indústria marítima. Inscrições e mais informações: (https://navalshore.com.br).

D – Projetos Inovadores

Estão abertas as inscrições para o Programa de Incubação do Biopark, em parceria com o Sebrae. O Biopark, localizado em Toledo (PR) é um parque tecnológico com 131 empresas, formado por um ecossistema de negócios e desenvolvimento de tecnologias inovadoras. Podem participar empreendimentos de todo o país – preferencialmente microempresas e empresas de pequeno porte que tenham CNPJ ativo e que apresentem projetos inovadores em fase de protótipo, validação ou comercialização com base nos eixos agro, TI ou saúde (humana ou animal). Os negócios selecionados receberão investimento de R$ 33 mil. Mais informações, acesse: (https://www.biopark.com.br/incubadora).

E – Setor de Logística

Nos próximos dias 9, 10 e 11, das 13h00 até às 18h00, acontece o evento ‘Logística Brasil’, que deve reunir mais de 3 mil pessoas online em torno das últimas novidades e tendências logística para o mundo dos negócios. Os principais líderes de grandes companhias do mercado irão falar de estratégias, tendências e inovações em torno da logística. O cenário mundial passa por momentos difíceis e olhar para a logística pode contribuir de forma significativa para superação de desafios potencializando os negócios. Com o mote “Transformando desafios em novos caminhos”, levanta questões que fazem parte da rotina de negócio nas empresas que utilizam logística no seu dia a dia, levando em consideração todas as mudanças e desafios que o mundo tem enfrentado nos últimos dois anos. Inscrições gratuitas em: (https://seniorlogisticabrasil.com.br/).

F – Empreendedorismo 50+

Entre os próximos dias 17 e 20, na FECAP (Av. da Liberdade, 532), São Paulo, acontece o Serviço MaturiFest 2022, o maior maior festival de trabalho e empreendedorismo 50+ do Brasil. O público poderá participar de um amplo debate sobre o futuro do trabalho e empreendedorismo 50+ com o objetivo de gerar debate, reflexão, inspiração, dicas práticas e conexões. Para dar peso ao encontro, a organização do evento trouxe para o line-up nomes como o jornalista e apresentador Carlos Tramontina, a atriz e cantora Zezé Motta, o ator Ary Fontoura, a modelo e empresária Luiza Brunet e o médico italiano e co-fundador das Blue Zones Gianni. Inscrições e mais informações: (https://www.maturifest.com/).

G – Museu da Bolsa

No próximo dia 12 (sexta-feira), o MUB3 – Museu da Bolsa do Brasil abre suas portas e passa a integrar as opções do circuito cultural e histórico turístico do centro antigo da cidade de São Paulo. O MUB3 surpreende ao propor uma reflexão sobre o passado, o presente e o futuro do mercado de capitais brasileiro e sua influência econômica, cultural e social no país. A disseminação da cultura e do conhecimento faz parte da história da Bolsa, que detém um significativo acervo cultural, artístico e memorialístico reunido ao longo dos anos. Localizado na Rua Quinze de Novembro, 275, mezanino, no Centro Histórico, está aberto de segunda a sexta e nos 2ºs e 4ºs sábados do mês, das 9h às 17h. Entrada gratuita (www.mub3.org.br).

H – Treinamento Anticorrupção

Nos próximos dias 16, 18 e 23, das 19h às 21h, com o apoio da Schneider Electric, Cushman & Wakefield e Eletrobras, o Pacto Global da ONU no Brasil realiza o curso ‘Anticorrupção e Cadeia de Valor’, voltado para empresas de pequeno e médio portes. Tratará de temas que desmistificam a due diligence – análise e avaliação de dados públicos para tomada de decisões informadas – e reduzir riscos. As aulas vão abordar a implementação de um processo baseado em riscos, de forma prática e simples, além do estudo de casos, de modo que as empresas possam implementar esses processos em suas organizações e aprimorar a qualidade no relacionamento com terceiros. O curso é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo link: (https://pactoglobal.org.br/info-agenda/231).

I – Fãs da Astronomia

A observação de Saturno é uma das principais atrações das sessões que acontecem às sextas-feiras e aos sábados de agosto no Polo Astronômico de Amparo, no interior de São Paulo. O planeta, cerca de 760 vezes maior que a Terra, proporciona um espetáculo visual único quando observado por meio de telescópios. Durante o inverno, melhor período para observar o céu, o local conta com uma estrutura diferenciada para atender o público e fãs da astronomia. Destaque para o telescópio refletor de 650mm de abertura, o maior do Brasil aberto para uso dos visitantes. O complexo ainda conta com telescópios refletores, de 360mm, 340mm e 20mm de abertura e o telescópio refrator de 150mm. Outras informações: (www.poloastronomicoamparo.com.br).

J – Ilhas Seychelles

Um arquipélago de 115 ilhas no Oceano Índico, Seychelles é repleto de praias de areia platinada, emolduradas por pedras de granito, mar turquesa e clima tropical o ano todo. A recuperação do turismo é constante, à medida que as chegadas de turistas se intensifica. O número de visitantes ultrapassou as marcas de todo o ano de 2021, durante o terceiro trimestre de 2022, superando os 182.849 passageiros que viajaram para o destino no ano passado. Com o maior relaxamento das medidas do COVID-19 e a remoção do mandato de uso de máscaras ao ar livre, Seychelles está voltando à vida pré-pandemia. Espera-se que, com essa vantagem favorável, o país possa retomar de onde parou há dois anos. Saiba mais em (https://www.seychelles.com/home).

K – Projetos Culturais

O Complexo Cultural Funarte SP, no Centro da cidade, está oferecendo oficinas de capacitação para artistas, produtores, estudantes e profissionais liberais, voltadas a projetos culturais e artísticos, entre os dias 16 de agosto e 27 de outubro. Cinco temas serão abordados pelas oficinas: Elaboração de projetos culturais; Produção artística e cultural; Pesquisa e indicadores culturais; Leis de incentivo à cultura, editais e outros mecanismos de fomento públicos e privados; e Divulgação cultural e comunicação para projetos culturais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link: (https://forms.office.com/r/QgmL9Vfrs3).