Negócios em Pauta 06/04/2021

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 05 de abril de 2021

A – Limpeza hospitalar é tema de encontros on-line e gratuitos no mês de abril

Ao longo de todo o mês de abril, a Fundação de Asseio e Conservação, Serviços Especializados e Facilities (Facop) debate a importância da higiene hospitalar para a saúde de todos, principalmente neste momento de enfrentamento à pandemia de Covid-19. Transmitidas pelo YouTube todas as terças-feiras, a partir da 18h, as lives fazem parte do programa Encontro Marcado e têm como público-alvo não apenas os profissionais do setor de asseio e conservação, mas o público em geral. O doutor em Biologia e coordenador dos cursos de limpeza profissional da Facop, Mário Guedes, explica que o tema dos encontros de abril foi definido para reforçar o papel fundamental que a limpeza profissional tem dentro das unidades de saúde. “Passado um ano de pandemia, observamos que a situação continua crítica, inclusive com crescimento de contaminações e óbitos em decorrência da Covid-19. A Facop acredita que limpeza é sinônimo de saúde e bem-estar, por isso a iniciativa de falar a respeito da atuação do setor que está na linha de frente”, afirma (youtube.com/facop.oficial).

B – Qintess Ignite Startups abre inscrições para 2021

A Qintess, umas 10 maiores empresas brasileiras de tecnologia, anuncia a segunda edição do Qintess Ignite Startups, programa de aceleração que tem como objetivo alavancar a atuação de startups no ecossistema da companhia, bem como gerar oportunidades de parcerias de negócios entre empreendedores e grandes clientes em diversos setores econômicos. O foco em 2021 é inovação baseada em inteligência artificial, aprendizado de máquina, análise avançada de dados, mineração de processos, computação de borda e SAP. No ano passado, o programa gerou soluções para oito grandes clientes da Qintess em setores como Finanças, Seguros, Varejo e Governamental. Ao todo, foram 30 reuniões de trabalho, 54 mentorias, agendas técnicas e 12 webcasts comandados pelas startups (https://qintess.com/ignite-2021).

C – Rede de comida colonial

O Grupo Halo foi criado para consolidar quatro operações sob uma só bandeira. A empresa já atuava com a rede de pizzarias Oca de Savóia, com a franquia de pubs da cervejaria Heilige e com a gestão da Omnifood, empresa de tecnologia em delivery. Agora, aposta em uma estreante no universo do franchising: a PolenTake, que se tornará a primeira rede de fast-food de comida colonial do Brasil. Com foco no crescimento exponencial das marcas, o Grupo Halo conta com mais de 25 anos de experiência em franchising, adquirida por seu sócio e CEO, Fabio Xavier, em diversas regiões do Brasil e em outros países.

D – Certificação do Sistema B

A Indicator Capital, gestora brasileira de venture capital early-stage, anuncia a sua certificação e entrada no Sistema B, sendo a 200ª empresa do país a obter o selo de responsabilidade social e ambiental. Com isso, a companhia reforça o seu propósito de atuar como Investidora para o Bem, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU de forma significativa ao realizar investimentos em tecnologia com alto potencial de retorno financeiro e positivo para a sociedade e meio ambiente. A decisão da Indicator Capital vem na esteira do crescimento das empresas ESGs (sigla em inglês para environmental, social and governance) no Brasil, que possuem visão e aplicam práticas ambientais, sociais e de Governança em seus negócios. De acordo com estimativas do Sistema B, mais de 70 empresas devem obter a certificação este ano.

E – Setor de eventos empresariais

O setor de eventos empresariais está buscando na tecnologia uma aliada para superar os desafios impostos pela pandemia e o consequente distanciamento social. Segundo uma pesquisa Digital Trust Insights da PwC, os investimentos em TI no Brasil cresceram 48% em 2020 e a tendência é de um aumento para 57% apenas neste ano. O clube de negócios WTC São Paulo Business Club é um dos que se adaptou rapidamente à nova realidade e chegou a ampliar os negócios no ano passado. Até 2019, o WTC SP Business Club realizava cerca de quatro eventos presenciais por semana para cerca de 4 mil clientes e parceiros, mantendo-os atualizados e movimentando sua rede de negócios. Desde abril de 2020, essa realidade mudou e o clube passou a promover eventos on-line, chegando a 18 por mês, com a participação de mais de 12 mil pessoas conectadas de países de todo o mundo.

F – Tecnologias emergentes

Mudanças nos processos operacionais, junto com a aceleração da transformação digital, apresentaram às organizações uma grande oportunidade para reimaginar suas estratégias tecnológicas e como elas se alinham aos negócios. Aproximadamente 92,4% dos times de TI concordam que a estratégia geral de tecnologia está alinhada totalmente (49,8%) ou parcialmente (42,6%) às necessidades dos negócios. Isso destaca como as equipes de TI se tornaram mais responsáveis às demandas organizacionais. Da mesma forma, levou as partes interessadas da empresa a acelerar os serviços e soluções já mantidos pela TI, como habilitar uma mão de obra distribuída para um público muito mais amplo. Entretanto, apesar de haver um alinhamento mais estratégico, algumas desconexões de prioridades entre o negócio e a TI ainda existem. 69,9% dos times de operações acreditam que a necessidade de estratégia de tecnologia que promova eficiência nos negócios é mais crucial, mas apenas 48,0% das equipes de TI concordam. Além disso, 69,9% dos times de operações consideram velocidade e agilidade como chaves componentes da estratégia tecnológica, em contraste com apenas 53,4% dos times de TI (hello.global.ntt).

G – Webinar gratuito: “O Marco Regulatório do Clube Empresa”

A Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) promove hoje (6), às 19h, o webinar gratuito “O Marco Regulatório do Clube Empresa: O PL 5516/2019”. Os debatedores serão: Senador Carlos Portinho, PL-RJ; Juca Kfouri, jornalista esportivo; Rodrigo Monteiro de Castro, Eduardo Foz Mange e Viviane Girardi, advogados e dirigentes da AASP. O objetivo do encontro é discutir o Projeto de Lei 5516/2019 que está em tramitação no Senado Federal e cria o Sistema do Futebol Brasileiro, mediante tipificação da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), com o estabelecimento de normas de governança, controle e transparência, instituição de meios de financiamento da atividade futebolística e previsão de um sistema tributário transitório. Inscrições gratuitas em: mla.bs/0a6c0136

H – Ultrafarma lança campanha com Ciro Bottini

Reconhecida como a maior farmácia online do país, a Ultrafarma, convidou um famoso locutor para narrar o vídeo de divulgação. Trata-se do apresentador, palestrante e locutor Ciro Bottini, referência nacional quando se trata de vendas pela TV e online. No vídeo, Ciro fala de forma divertida e incisiva sobre o atual “Ultradescontão” e através do seu bordão “comprar, comprar, comprar!” ressalta os sedutores aspectos da atual promoção. Bottini anuncia que todos os medicamentos da marca, com retenção de receita, produtos de higiene e beleza, genéricos e entre outros estão com preços incríveis, frete grátis e serão entregues para qualquer lugar do Brasil. As promoções da campanha atual seguem até o dia 12 de abril e podem ser acessadas no site da Ultrafarma – ultrafarma.com.br – e também através do aplicativo, além das lojas físicas.

I – Mídia programática mais acessível

Até aqui, a técnica programática estava mais acessível às grandes marcas anunciantes, que contam com o suporte de agências e orçamentos expressivos. Mas esse cenário tende a mudar, com o barateamento de tecnologias, serviços e a disseminação de conhecimento de estratégias de propaganda automatizada. Com isso, ela deve passar a fazer parte da realidade de pequenas e médias empresas. Um cenário que deve ajudar empreendedores, em meio à crise provocada pela pandemia de Coronavírus. “O modelo hoje mais acessível e praticado é bastante intuitivo, feito diretamente nas plataformas de Google Adwords e Facebook Ads, diminuindo a performance das campanhas, se considerarmos taxa de conversão e custos”, analisa Bruno Bocchi, fundador e CEO da Gnet, ad tech, um spin off da agência Grumft, agência da mídia programática, também liderada por ele.

J – Solidariedade

Uma ação solidária liderada pela Fundação ABH garantiu uma Páscoa de esperança para 45 famílias da periferia de São Paulo, que enfrentam o pior momento da pandemia na cidade. A entrega dos cartões de vale alimentação aconteceu durante a Sexta-Feira Santa, seguindo as recomendações de segurança e saúde, como uso de máscaras e distanciamento social. A campanha de solidariedade contou com a parceria da ValeCard para ajudar as famílias mais vulneráveis. O cartão entregue continha um crédito de R$ 200,00. O objetivo é reabastecer o cartão de cada família durante seis meses. Para isso, a Fundação ABH mantém uma campanha de arrecadação ativa. A meta para o primeiro semestre é arrecadar R$ 170 mil para apoiar mais de 6 mil famílias. Além da doação de uma cesta básica de R$ 50,00, há opção de apadrinhar uma família por até seis meses no site https://combatecovid.org/fundacao-abh.

K – Webinar sobre privatizações e quebra de monopólios no Brasil

Nessa quinta-feira, dia 08 de abril, às 19h, o Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), em parceria com o Mackenzie Soluções, área de negócios do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), realizará o webinar Privatizações e Quebra de Monopólios no Brasil: A Questão da Petrobras e da Política de Preços. Para participar, é necessário fazer a inscrição pelo link http://bit.ly/2NJwMIK. O evento vai debater como a recente mudança no comando da Petrobras, torna necessário uma ampla discussão sobre os efeitos dessa alteração, o papel do Estado na Economia, monopólios do setor e impactos na cadeia de produção, de regulação de preços dos derivados de petróleo, além da relação entre a tendência dos preços e o comportamento da inflação. A temática do encontro é semelhante ao curso de pós-graduação Lato Sensu sobre as Escolas Econômicas Liberais, que está com matrículas abertas (http://bit.ly/3lMSPe4).