Negócios em Pauta 15/06/2022

em Negócios em Pauta
terça-feira, 14 de junho de 2022

A – Artista plástico é tema de selo especial

Os Correios acabam de lançar a Emissão Postal Especial – Homenagem a Daniel Azulay, que em 2022 completaria 75 anos. Mesmo formado em Direito, Azulay decidiu seguir carreira de artista plástico, quando também atuou como desenhista, escritor, pintor, músico e educador. Além de construir uma ampla e diversificada atuação na imprensa e na TV, também foi autor de livros infanto juvenis e videogames. Entre as suas criações mais conhecidas, a de maior sucesso foi a Turma do Lambe-Lambe, personagens formados por um grupo de animais falantes com crianças humanas circenses. Criada em 1975, ficou no ar durante quinze anos consecutivos em duas redes de televisão, Bandeirantes e Educativa (ABr).

B – Olimpíada Mirim

Faltam poucos dias para o fim das inscrições na 1ª Olimpíada Mirim – OBMEP. Esta é a primeira olimpíada nacional de matemática voltada para alunos tão jovens e tem o objetivo de incentivar o ensino da disciplina nas séries iniciais. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelas escolas públicas municipais, estaduais e federais, ou pelas secretarias de educação de todo o país. O prazo terminano próximo dia 16. Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a competição é voltada para crianças do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Saiba mais em: (https://olimpiadamirim.obmep.org.br/).

C – Polo Aeronáutico

Uma das cidades candidatas a ser uma aerotrópole é Aparecida de Goiânia, o estado de Goiás, que já tem entre suas principais vocações econômicas a indústria e os serviços de logística. Até 2024, o município deve contar com o início das operações do maior polo aeronáutico do Centro-Oeste, o Antares Polo Aeronáutico. O mega empreendimento prevê investimentos da ordem de R$ 100 milhões e ocupará uma área de 209 hectares. Além de um aeroporto público privado para receber aeronaves de pequeno, médio e grande porte, contará com infraestrutura voltada para os serviços de aviação, como hotel executivo, hangares, heliponto, terminal de passageiros, restaurante, áreas para carga e descarga, estacionamento para aeronaves e hangares para empresas de manutenção e de logística (https://www.antaresaeroporto.com.br/).

D – Laboratório Remoto

A Hilab é a primeira empresa de tecnologia em saúde a receber o prêmio ‘IF Design Award’, subindo ao palco ao lado de grandes marcas como Apple e Samsung. A premiação, considerada o Oscar do design, avalia projetos de diversos países, que devem apresentar um nível de inovação e excelência em sua categoria para serem reconhecidos. O destaque foi na categoria “Service Design” pelo trabalho realizado na área da saúde, por meio de uma uma solução humanizada e portátil, com o inovador Serviço Hilab, um laboratório remoto que consegue realizar exames em qualquer lugar do mundo. A empresa foi a primeira a fechar um contrato com o Instituto Butantan para o fornecimento de exames de Covid-19, com o desafio de criar uma plataforma de processamento e monitoramento dos resultados em tempo real. Outras informações: (https://hilab.com.br/).

E – PET 100% Reciclado

Líder no mercado de sucos 100% naturais no Brasil, a Natural One se une à Valgroup — uma das maiores transformadoras e recicladoras de plástico no mundo — em um compromisso público para o uso de embalagens fabricadas em resina PET PCR (resina pós-consumo reciclada) em todo o seu portfólio de sucos naturais, se tornando a pioneira neste segmento a adotar plástico 100% reciclado (ou seja, fabricado a partir do material já utilizado e descartado em diferentes aplicações) em suas garrafas. Para implementação do projeto das embalagens recicladas, a foodtech investiu R$ 2,4 milhões em pesquisa, desenvolvimento e ações de marketing, em um projeto que une inovação, tecnologia e sustentabilidade — características presentes no DNA da Natural One (https://www.natone.com.br/).

F – Administração e Tecnologias

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Belmiro Siqueira de Administração 2022. Nesta edição, a premiação concedida pelo Conselho Federal de Administração (CFA) terá como tema “Administração e novas tecnologias” e a proposta é estimular os estudantes e profissionais a refletirem sobre o assunto e, com isso, fomentar a produção científica. Terá três categorias Livro, para os profissionais de Administração; Artigo Acadêmico para estudantes; e Artigo Técnico para estudantes de cursos de educação profissional técnica de nível médio conexos à Administração. Interessados em participar da premiação podem fazer a inscrição até 31 de agosto no site (www.belmiro.cfa.org.br).

G – Mobilidade Urbana

O evento que vai movimentar os próximos dias, de 23 a 25, na capital paulista, traz para o Memorial da América Latina, os maiores e mais atraentes expositores do ecossistema de mobilidade urbana sustentável. O PMU – Parque da Mobilidade Urbana, evento gratuito, vai apresentar e discutir projetos e ações que visam dar mais qualidade à maneira como as pessoas se deslocam nas cidades. Debates com especialistas da área sobre: a importância da transição do transporte público convencional para o elétrico; o futuro dos carros eletrificados; a segurança no trânsito; como vão funcionar as Rodovias do Futuro, entre outros. Modelos de negócios com bicicletas; deliverys realizadas com drones; e a mobilidade disruptiva. Será o e-Vtol (carros voadores), um meio de desafogar os congestionamentos das grandes cidades? Saiba mais: (https://parquedamobilidadeurbana.com.br/).

H – Língua de Sinais

O IBGE estima que o número de pessoas com deficiência auditiva no Brasil ultrapasse 10 milhões, o que corresponde a cerca de 5% da população. Desse total, 2,7 milhões apresentam surdez profunda, ou seja, não ouvem nada. Para a maior parte do povo surdo, a comunicação só é possível por meio da língua de sinais. No Brasil, há exatos 20 anos, a Libras, sigla de Língua Brasileira de Sinais, foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão no país. Libras está na lista de cursos oferecidos a todos os empregados pela Universidade Correios desde 2011. De 2014 ao início de maio último, mais de 27 mil empregados dos Correios concluíram o curso.

I – Tecido Acabado

Quando assinava o alvará de funcionamento da primeira fábrica de tecidos da Cedro Textil em 1872, nem o visionário imperador do Brasil, Dom Pedro II, poderia prever a longevidade de uma das companhias abertas mais antigas do Brasil. Aos 150 anos de atuação ininterrupta, a Cedro chega a 2022 utilizando sua capacidade operacional para produzir mais de 75 milhões de metros de tecido acabado por ano e se reinventa diariamente com a ajuda de seus 3.400 colaboradores. Além da linha Workwear, onde a Cedro ocupa a liderança do mercado latino-americano, ela produz denim e sarjas para a linha Jeanswear, que atendem confecções e magazines em toda a América Latina. Saiba mais: (https://www.cedro.com.br/).

J – Blockchain Rio Festival

No período de 1 a 4 de setembro, o Píer Mauá será palco do BlockchaIn Rio Festival. Serão mais de 200 palestrantes de renome no mercado internacional, que se apresentarão em dois palcos e três auditórios, e trarão uma diversidade de conteúdos. Conta com uma gama de atrações paralelas como mesas redondas, workshops, painéis ao vivo, hackathon, área de exposição, shows e ativações para integrar tecnologia, educação, cultura e entretenimento. Objetiva ser um grande hub de debates, educação e negócios focado na conexão entre pessoas e empresas com olhos no presente e o futuro do mercado blockchain. O evento vai permitir que os participantes tenham uma experiência imersiva e transformadora por meio de debates sobre tecnologia, negócios, cultura e sustentabilidade. Saiba mais em: (https://blockchainrio.com.br/).

K – Áreas Estratégicas

A Comgás, maior distribuidora de gás natural encanado do Brasil, anuncia uma parceria com a H2O.ai, startup?líder em Inteligência Artificial?(IA) na nuvem. A companhia enxerga o investimento como um pilar importante para ganhos nas áreas de Experiência do Cliente e Operações, e o novo projeto visa dar continuidade e fortificar o que a Comgás já vem trabalhando com IA em sua área de concessão. Com a nova aliança, a Comgás tem a expectativa de ampliar ainda mais a sua produtividade e trazer eficiência nos processos para aumentar a eficiência na gestão da logística e no atendimento ao consumidor, além de viabilizar a criação de novos modelos de negócios (https://h2o.ai/br/).