97 views 4 mins

A transformação digital começa na cultura organizacional

em Tecnologia
segunda-feira, 05 de abril de 2021

O isolamento social e a obrigatoriedade do home office colocou a digitalização no centro das agendas corporativas, tanto para permitir que os colaboradores continuem a desempenhar suas funções remotamente com eficiência, quanto para atender às demandas dos consumidores

Davi Filgueiras (*)

A pandemia acelerou entre dois e três anos os planos quinquenais das empresas em relação à transformação digital, segundo pesquisa recente da PwC, com 3.249 executivos de negócios e tecnologia de 44 países, entre eles, o Brasil.

Dentro das empresas, o Contas a Pagar é um dos setores que necessita de mudanças. Ainda hoje, a maioria das companhias segue modelos tradicionais, com controle de faturas com papel e caneta, sem nem mesmo o emprego de planilhas, e desconhecem os critérios de seus fornecedores, práticas que levam a perda de tempo, multas e cortes de serviços por inadimplência.

Mas transformar digitalmente o processamento de faturas não se trata apenas de robotização ou automação, e sim, da quebra de paradigmas. Significa modificar o jeito de fazer processos dentro das empresas. E essa transição para uma mentalidade digital envolve diversos aspectos, como a adaptação de um modelo tecnológico às particularidades de cada negócio e, principalmente, a adequação das pessoas a essa nova realidade. Assim, a principal transformação é cultural.

Devido ao atraso no setor, não é difícil encontrar cenários em que a companhia está despreparada para a automação e demora dois ou mais ciclos de faturas para se adaptar integralmente. Por isso, antes da implementação de ferramentas tecnológicas, é fundamental analisar e compreender o momento do negócio.
Somado a isso, faz parte da mudança cultural dar atenção à configuração da operação de cada empresa. Um grupo varejista, por exemplo, faz uma diferenciação entre as contas de luz, água e gás de lojas de shopping e de rua. Já uma construtora separa obra de estande e de condomínio pronto. Uma terceira, pode usar mais de um ERP, demandando um software com funcionalidades de integração. Em todos esses fatores, as pessoas são a chave para garantir a transição para uma mentalidade digital.

Mesmo assim, existem casos em que o profissional acostumado à rotina de monitorar, abrir e pagar faturas encontra dificuldade de enxergar a tecnologia como uma aliada. Neste contexto, reverter esse pensamento é essencial.

A solução é inseri-lo no processo de implementação desde o momento zero para que sinta que tem domínio sobre o “novo jeito de fazer”. Mais do que isso, é fazê-lo compreender que é co-criador de uma solução que trará melhores insights e resultados para seu time. Como a automação da coleta, monitoramento e análise de faturas conferem mais visibilidade para o Contas a Pagar, o resultado é: o colaborador que perdia tempo com tarefas manuais passa a usar sua expertise em funções mais analíticas.

O cenário incerto, iniciado com a pandemia no ano passado, serve de alerta para que as lideranças acelerem a transformação digital, e esse passo em direção ao futuro depende da valorização da potência humana.

(*) É Head de Transformação Digital da Guiando.