Negócios em Pauta 05 a 07/02/2022

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 04 de fevereiro de 2022

A – Haas é primeira equipe a apresentar carro de 2022

A Haas passou na frente das rivais e foi a primeira equipe a divulgar imagens do carro que utilizará na temporada de 2022 da Fórmula 1. O VF-22, que vai ser conduzido por Mick Schumacher e Nikita Mazepin, apareceu somente em algumas imagens computadorizadas e mostrou a pintura que utilizará no primeiro ano da nova era do regulamento da categoria. A Haas só deverá mostrar o modelo no primeiro teste da pré-temporada, em Barcelona, entre os próximos dias 23 e 25. O novo modelo da Haas não teve muitas modificações, já que a equipe manteve o vermelho, azul e branco. A lanterna da temporada de 2021 da F1 adotou essa coloração após a chegada do russo Mazepin, pois a principal patrocinadora do time é uma das empresas do pai do piloto (ANSA).

B – Competição de Tecnologia

As inscrições para o Desafio Inspira Tech 2022, competição voltada a alunos da educação profissional e tecnológica, estão abertas. O concurso vai avaliar propostas de novos negócios. O objetivo da iniciativa é estimular entre os alunos o envolvimento com projetos de inovação e empreendedorismo. A competição é organizada pelo MEC e pelo Sebrae. Os interessados deverão se organizar em equipes de cinco integrantes, que terão de desenvolver projeto de negócio em uma das seguintes áreas: economia 4.0 no agronegócio, indústria e serviços. As inscrições deverão ser feitas no site da competição, por meio do preenchimento de formulário em: (https://www.even3.com.br/inspiratech/).

C – Agropecuária Brasileira

Responsável por cerca de 26% do PIB brasileiro, o agronegócio será a estrela da programação do Pavilhão Brasil na Expo 2020 Dubai neste mês. O segmento que lidera as principais atrações no espaço brasileiro vai na esteira da semana temática do megaevento “Comida, Agricultura e Meios de Subsistência”, entre os próximos dias 17 e 23, que vai tratar sobre agricultura e alimentos. O Brasil vai expor em seu pavilhão dados sobre a sustentabilidade da nossa agricultura e pecuária, fortalecendo a reputação positiva do país como parceiro estratégico e mantenedor da segurança alimentar mundo afora. Há reconhecimento não só à qualidade dos produtos agropecuários nacionais, mas também por assumir compromisso com as boas práticas de sustentabilidade. Mais informações: (https://apexbrasil.com.br/).

D – Diáspora Africana

O prêmio de fotografia contemporânea africana CAP Prize está com inscrições abertas para a sua 11ª edição anual. O concurso, promovido por uma organização sediada na Suíça, tem como objetivo reconhecer imagens que retratem a África ou a situação da diáspora africana em países de outros continentes, incluindo o Brasil. Podem participar fotógrafos de qualquer idade e nacionalidade, sem exigência de comprovação da situação profissional (como registro em associações ou emprego formal na atividade). Os trabalhos serão julgados por um painel internacional composto por curadores de arte, editores e artistas. As inscrições são gratuitas e podem der feitas no site: (https://www.capprize.com/landing/cap-prize-2022-how-to-enter).

E – Intensive Connection

O AgTech Garage, hub de inovação especializado no agronegócio, está com as inscrições abertas para o Intensive Connection Latam, programa de potencialização de startups que em 2022 chega à sua quarta edição. Sete gigantes do agronegócio integram esta categoria e poderão escolher soluções inovadoras para contribuírem com seus desafios dentro e fora do campo. Os Innovation Partners do AgTech Garage são: as empresas brasileiras Suzano, do segmento de papel e celulose, e a instituição financeira cooperativa Sicredi, a John Deere, a OCP, a Ceva, a Bunge e a Bayer. As startups interessadas em participar do programa podem se inscrever até o próximo dia 24, por meio link: (https://www.agtechgarage.com/intensive-connection/). Os temas propostos são estratégicos para continuar alimentando a inovação e a competitividade do agronegócio.

F – Soluções Disruptivas

O setor corporativo está passando por um intenso processo de Transformação Digital e líderes empresariais buscam cada vez mais estratégias de modernização tecnológica e inovadoras. Com o objetivo de repensar a definição de banco digital e transformar a experiência dos clientes, o Banco Bmg e a Troposlab, consultoria especializada em inovação, anunciam o programa Bmg Open 2022, que irá selecionar até 20 startups para possível parceria, investimento e/ou aquisição pelo banco. A busca é por fintechs, startups especializadas em Big Data e IoT, ERP, Automação Industrial, Gestão Empresarial, Marketing/Vendas ou demais negócios que tenham como público-alvo o segmento bancário e financeiro. Mais informações e inscrições: (https://bmgopen.com.br/).

G – Foco no Futuro

Por mais de cem anos, Nadir Figueiredo se apresentava assim — com nome e sobrenome. Agora, a marca, que traz em sua essência uma longa história de tradição no segmento de utilidades domésticas em vidro, passa a se chamar Nadir. A mudança é resultado de um intenso processo de rebranding que a companhia vem passando no último ano. O novo momento, assinado pela FutureBrand São Paulo, se reflete também nas cinco marcas que compõem seu portfólio: Nadir, Copo Americano, Marinex, Duralex e Sempre. Da cozinha à mesa, Nadir acredita que cozinhar é um ato de amor. A marca inaugura um novo momento, mais contemporâneo, que se reflete em seu portfólio oferecendo uma experiência engajadora que permeia soluções completas de produtos para atender as necessidades específicas de cada pessoa — do ‘mise en place ao voilà’.

H – Coleção Colaborativa

A Camicado, rede de lojas especializada em casa e decoração, lançou uma série de produtos em collab com o Guaraná Antarctica. Os itens têxteis da coleção, que utilizam tecidos 100% reciclados provenientes de garrafa pet pós consumo e aparas de algodão, foram confeccionados pelo ‘Movimento Eu Visto o Bem’, que atua com foco na ressocialização de detentas e ex-detentas do sistema prisional, dando-lhes euma opção de renda e profissionalização por meio da confecção de produtos sustentáveis. A coleção tem edição limitada e está disponível em lojas físicas e no e-commerce da marca. Saiba mais em: (https://www.camicado.com.br/).

I – Aluguel de Motos

O crescimento do delivery durante a pandemia fez aumentar, também, a procura pelo aluguel de motos no País. Conforme levantamento da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), com números do Serpro, em 2021 foram adquiridas 19.393 motos por locadoras, a maior compra anual desse tipo de veículo da história do setor. Durante a pandemia a locação de motos deixou de ser apenas uma tendência para se transformar numa realidade. Ao final de 2019, as locadoras tinham o total de 8.093 motocicletas na frota — número que deu um saltou para 46.480 ao final de 2021. A locação de motos tem como público-alvo, além de pessoas e empresas que trabalham com delivery, também usuários que procuram a experiência de pilotar motos de alta cilindrada, para lazer ou viagens.

J – Negócios dos Estudantes

Em parceria com o Ministério da Educação, o Sebrae acaba de lançar o Desafio Inspira Tech, iniciativa que vai promover uma competição nacional para estimular a cultura do empreendedorismo e da inovação entre os estudantes da Educação Profissional e Tecnológica de todo o país. O programa vai premiar as melhores propostas de novos negócios de base tecnológica feitas pelos participantes. As inscrições para o desafio estão abertas e são gratuitas. Os interessados devem montar equipes compostas por no mínimo três e no máximo cinco alunos, com um professor/mentor e fazer a inscrição pela internet até o dia 30 de março. O regulamento completo e link para inscrições pode ser consultado no link: (https://www.even3.com.br/inspiratech/).

K – Construtechs e Proptechs

Primeiro ecossistema de soluções voltadas para o mercado de construção civil, a Trutec apresenta a primeira edição do “Dicionário de startups para construtechs e proptechs”. O e-book reúne mais de 180 expressões utilizadas dentro deste universo. O objetivo é contribuir com informações que auxiliem o desenvolvimento e crescimento dos negócios, ao esclarecer os termos mais utilizados por investidores e empreendedores. De maneira integrada, a empresa conecta construtechs e proptechs com novos negócios, clientes e parceiros, com o objetivo de ampliar a oferta dentro do segmento de construção civil, disponibilizando produtos, serviços e tecnologias. O Dicionário é gratuito e está disponível no link: (https://trutec.trutec.com.br/e-book-dicionario-de-startups).