Negócios em Pauta 05/06/2020

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 04 de junho de 2020

A – Transferência Escolar

O número de alunos transferidos da rede particular para a estadual de São Paulo cresceu mais de dez vezes nos meses de abril e maio, em relação ao mesmo período do ano passado. Recebeu 2.388 transferências de estudantes oriundos da rede particular, contra 219 no ano passado. Vale lembrar que a matrícula é para o ano letivo vigente. As matrículas 2021 ainda não estão abertas. Para facilitar, a Secretaria Estadual da Educação abriu, a possibilidade de as matrículas serem feitas de maneira online em: (https://sed.educacao.sp.gov.br/NCA/PreInscricaoOnline/login).

B – Fissura Labiopalatina

O projeto “Máscaras Solidárias – Frases Transformadoras – Saúde Une Todos” firmou parceria com a Smile Train, instituição filantrópica, líder mundial no tratamento de fissura labiopalatina, que viabilizou a confecção de máscaras, enviadas aos povos indígenas e populações ribeirinhas de Rondônia, Manaus e Parque Indígena do Xingu, por meio de outro parceiro do projeto Máscaras Solidárias, que é a ONG Doutores da Amazônia. Essas máscaras vão atender também aos índios que apresentam o problema da fissura labiopalatina e que devem ser atendidos pela instituição a partir do próximo semestre ou tão logo seja seguro, pós pandemia, fornecer cirurgia e tratamento a esses índios. Saiba mais em: (www.smiletrainbrasil.com).

C – Feito em Santos

A Fundação Parque Tecnológico de Santos, a Amazon Web Services, Inc., e o hub de inovação santista Spacemoon desenvolvem em conjunto o portal de e-commerce ‘Comercializa Santos’, cujo objetivo é auxiliar, gratuitamente, micro e pequenos empreendedores autônomos da cidade na exposição e na venda de seus produtos. A iniciativa é parte do programa santista de retomada econômica durante a pandemia, ajudando a impulsionar os negócios locais no período de flexibilização regrada do isolamento social. O Escritório de Inovação Econômica da Segov deu início ao projeto Feito à Mão, que criou a página ‘Feito em Santos’, voltada a artesãos locais, que se inscrevem e expõem seus trabalhos gratuitamente. Saiba mais em (www.santos.sp.gov.br).

D – Comércio de Bairro

Presente em sete países da América Latina, a Wabi chega ao Brasil para apoiar pequenos mercados, padarias, confeitarias, lojas de conveniências, entre outros estabelecimentos do varejo. Trata-se de um aplicativo em que o lojista não tem nenhum custo e o consumidor recebe o produto comprado em apenas 15 minutos sem qualquer taxa de entrega. A ferramenta, impulsionada pela Coca-Cola Argentina e desenvolvida pela YopDev, já está disponível no Rio de Janeiro e em São Paulo. Para começar a vender por meio do aplicativo é preciso apenas entrar em (www.eumecuidocomwabi.com) e realizar o cadastro.

E – Seguro 24 Horas

Um seguro que pode ser contratado antes de pegar a estrada e por apenas 24 horas. Esse é o ‘Instant’, produto lançado para automóveis com proteção por perda total por acidente. É o primeiro seguro do Brasil que permite a contratação exclusivamente pelo uso e sob demanda, diferentemente do que acontece nas apólices tradicionais. Apesar de já existir em outros países, essa modalidade só foi autorizada pela Susep em agosto do ano passado. A novidade chega ao mercado brasileiro através da Argo Seguros, multinacional norte-americana especializada em seguros de nicho. Para saber mais, acesse: (www.argoseguros.com.br).

F – Fibra Ótica

A Vivo anuncia a chegada de sua rede de fibra (FTTH) de última geração para nove cidades. O serviço é uma das principais estratégias de negócio da companhia que agora estará disponível para as seguintes localidades: no estado de São Paulo: Arujá, Barretos, Embu Guaçu, Mirassol, Registro e Tatuí; em Minas Gerais: Itaúna e Viçosa, e no Espírito Santo: Aracruz. Com planos de banda larga de até 300 Mega de velocidade de download, a oferta da companhia contempla tanto clientes residenciais quanto empresas de todos os portes nos bairros que serão atendidos. As cidades fazem parte do crescente cronograma de municípios selecionados pela Vivo para receber a rede de fibra em 2020.

G – Sistema Bancário

A BTX Digital – especializada em criação, construção e manutenção de digital banks – lança o FeComércio Bank com a proposta de desenvolvimento sustentável do comércio de bens, serviços e turismo. A operação teve início no Ceará, atendendo pessoas físicas e jurídicas do segmento. O investimento é de 135 milhões de reais em 3 anos. Com previsão de expansão gradual a outros estados, o FeComércio Bank promete reduzir custos e fidelizar clientes através dos benefícios ofertados. A expectativa está focada no acúmulo de pontos da utilização do sistema bancário, podendo ser trocadas por serviços do Sesc e do Senac, os braços social e educativo do sistema. Saiba mais em: (www.fecomerciobank.com.br).

H – Guia Orientativo

A Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) lança o “Guia Orientativo para a Continuidade das atividades face à pandemia de Covid-19”, elaborado por um grupo de trabalho multidisciplinar formado por colaboradores da própria Associação, membros das Comissões Temáticas de Saúde, Segurança e Higiene do Trabalhador, de Segurança de Processo, e empresas associadas. O objetivo é o de auxiliar as empresas do setor, independente do porte, a manterem suas operações em um cenário de pandemia, com foco na saúde dos colaboradores, trabalhadores terceirizados e clientes. A publicação está disponível para download gratuito no site (www.abiquim.org.br), na seção Guias e Estudos.

I – Tecnologia e Inovação

A Quest Software, fornecedor global de software de gerenciamento e segurança de sistemas, realiza entre os dias 10 de junho e 3 de julho o Quest Tour 2020. A edição conta com uma série de eventos online com temas relacionados à tecnologia, inovação e informação. Ao final de cada série, o participante será convidado para uma experiência de entretenimento VIP. O objetivo é abordar diversos temas de forma abrangente mostrando como a companhia pode ajudar a solucionar problemas enfrentados no cotidiano dos ambientes de TI. Sessões de 15 minutos com o tema central baseado em cinco unidades de tecnologia: Unified EndPoint Management, Platform Management, Information Management, Data Protection e One Identity. Para inscrições e mais informações: (https://bityli.com/cMsVh).

J – Despoluição do Pinheiros

A Passarelli, uma das mais tradicionais empresas de engenharia do País, participa do Consórcio Rio DBO Alto Pirajuçara, que será responsável pela execução das obras necessárias para que haja uma significativa redução de lançamento de esgoto residencial no Córrego Pirajuçara. O contrato deste projeto acaba de ser assinado e será mais uma etapa do Programa Novo Pinheiros, um dos mais importantes projetos de saneamento do Brasil, gerenciado pela Sabesp, e do qual a Passarelli também atua em outro consórcio, à frente das obras da Bacia do Córrego Pedreira/Olaria, trazendo de volta a vida ao Rio Pinheiros. Outras inbformações (www.passarelli.com.br).

K – Usinas Solares

A Claro recebeu da EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico, quatro usinas solares de geração distribuída. O empreendimento, localizado em uma área de 5,8 hectares no município de Taubaté/SP, tem capacidade instalada de mais de 4 megawatts-pico (MWp) e vai garantir o fornecimento de energia renovável a 516 unidades consumidoras da empresa de telecomunicações no Estado. Juntas, as usinas vão gerar mais de 6.000 MWh/ano, o equivalente à energia consumida por 2.523 residências. Além dos ganhos econômicos, as usinas vão evitar que 454 toneladas de dióxido de carbono sejam emitidas a cada ano, o que corresponde ao plantio de 2.785 árvores.