Negócios em Pauta 04/11/2016

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 03 de novembro de 2016

A – Alerta ao Zumbido

Está ocorrendo a Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido, reconhecida nacionalmente como “Novembro Laranja”. Mais de 30 milhões de brasileiros apresentam zumbido, o que supera vários problemas mais conhecidos como diabetes, cegueira, surdez, asma ou Alzheimer. Promovida pelo Instituto Ganz Sanchez, a Campanha objetiva conscientizar sobre a realidade do aumento de problemas do ouvido em todas as idades e motivar mais profissionais da saúde a abraçarem esta causa. Os principais incômodos para quem tem zumbido, que pode ser comparado ao som de apitos, chiados, cigarras, são: insônia, falta de concentração na leitura e no trabalho, ansiedade e depressão, levando ao isolamento social. Saiba mais. Acesse (www.tvzumbido.com.br).

B – Uvas e Vinhos

Durante os próximos meses de janeiro a fevereiro, a vinícola Casa Valduga inicia a sua tradicional temporada da vindima. Para quem não conhece, essa é a época em que ocorre a colheita das uvas na região do Vale dos Vinhedos e os renomados vinhos começam a ser elaborados. Para os apreciadores de vinhos, essa é uma excelente oportunidade de vivenciar todas as etapas da produção de uma das bebidas mais famosas do mundo. Durante a temporada da vindima, quem se hospedar na vinícola pode participar da colheita das uvas até a tradicional “pisa”, onde a fruta é amassada e o vinho começa a ser produzido. Outras informações no link: http://www.casavalduga.com.br/enoturismo/pacotes/).

C – Recordes da Itaipu

A Itaipu Binacional acaba de atingir mais duas novas marcas inéditas em 2016: o melhor outubro de sua história e a melhor sequência dos dez primeiros meses do ano. De janeiro até o último 31, a hidrelétrica produziu 85,9 milhões de megawatts-hora (MWh) ante 82,3 milhões de MWh registrados no mesmo período em 2013, quando estabeleceu o melhor desempenho mundial em um ano, com uma produção total de 98,6 milhões de MWh. Os 85,9 milhões gerados este ano seriam suficientes para atender o Brasil por dois meses e cinco dias; a região Sul do Brasil por um ano; o Paraguai por seis anos, ou a cidade de São Paulo por dois anos e dez meses.

D – Avanços Tecnológicos

O que separa a capacidade inovadora do Vale do Silício, Berlin, Israel e Tóquio? Como conseguiram os Chineses e os Indianos desenvolver novos centros de inovação em cidades como Shanghai e Bangalore? Essas e outras questões serão discutidas no próximo dia 10, na Universidade Presbiteriana Mackenzie no campus Higienópolis, durante a 5° edição do Seminário Nacional de Incentivo à Inovação promovido pelo Instituto Valor e co-realização da universidade. A inovação é um fenômeno altamente localizado, um número relativamente pequeno de polos de inovação globais são responsáveis por grande parte dos avanços que vemos em cada setor da economia. Saiba mais em: (http://www.inovacao.srv.br/index.html).

E – Box para Armazenamento

O Secovi-SP e a Asbrass (Associação Brasileira de Self Storage) promovem, nos próximos dias 7 e 8, a edição 2016 do evento Brazil Self Storage Expo, na sede da entidade (Rua Dr. Bacelar, 1.043 – Vila Mariana). Com a participação de especialistas nacionais e internacionais, o evento traz as tendências e particularidades deste segmento. Contempla, ainda, fórum exclusivo para operadores e uma exposição de produtos com o que há de mais moderno no mundo em termos de equipamentos, softwares e sistemas de segurança para a atividade de self storage. Mais informações tel. 5591-1306 (www.secovi.com.br).

F – Pesquisa Acadêmica

Já estão abertas as inscriuções ao Prêmio Professor Hilário Franco, promovido pelo Sindcont-SP, destinado a estudantes que estão concluindo sua graduação e a profissionais recém-formados em Ciências Contábeis. A Entidade oferecerá no próximo ano R$7.500,00 em premiações. Objetiva estimular a pesquisa acadêmica, incentivando essa nova geração de profissionais a debater e buscar importantes informações para a área Contábil. Podem ser inscritos trabalhos individuais e em grupo, considerados publicações acadêmicas, como monografias, trabalhos de conclusão de curso, relatórios de estágio supervisionado ou artigos científicos. Mais informações: (www.sindcontsp.org.br).

G – Ofertas Especiais

Nos próximos dois meses o Carrefour promove a campanha ‘60 Dias de Mais Economia’, que contará com diversas dinâmicas promocionais, ofertas variadas, além de ações de cuponagem e opções especiais de pagamento e descontos para clientes do Cartão Carrefour. Durante a ação, o cliente vai encontrar na gôndola selos com a indicação da dinâmica promocional vigente para a ocasião. Além de ofertas especiais, a campanha prevê ainda descontos de 50% na compra da segunda unidade de produtos selecionados, milhares de produtos grátis e descontos especiais com milhares de cupons. A ação será realizada em todos os hipermercados e supermercados da rede no país (www.carrefour.com).

H – Controle do Diabetes

Alertar a população sobre os riscos do diabetes descontrolado, estimulando o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, é a única forma de evitar consequências graves da doença, como as cardiovasculares e as renais, além de cegueira e amputação de membros, entre outras. Entre os próximos dias 7 e 12, das 9h00 às 16h00, na sede da Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (Rua Eça de Queiroz, 198 – Vila Mariana) serão realizados dois mil testes de glicemia gratuitos, exames de visão, dos pés e bucais, além de avaliação nutricional e pressão arterial. Para participar, basta comparecer e receber uma senha numérica para atendimento.

I – Marketing Best

Walter Longo, presidente do Grupo Abril, foi escolhido pelos cerca de 1.500 marketing experts e pela Academia Brasileira de Marketing como o “Marketing Citizen 2016”. Longo receberá o prêmio no dia 6 de dezembro, na festa de premiação do 29º Marketing Best, junto às empresas e cases vencedores, em uma grande celebração que acontecerá no Tom Brasil. Com o título, Walter Longo se junta à lista de vencedores formada por João Batista Ciaco (2013), Roberto Justus (2014) e Paulo Giovanni (2015). Nomes que tem contribuído, de maneira decisiva, para a disseminação do marketing brasileiro, ético, moderno e de qualidade.

J – Programa de Estágio

A TecBan – Tecnologia Bancária S.A – abre as inscrições para seu Programa de Estágio 2017 para estudantes de ensino superior com formação prevista entre julho e dezembro de 2019. Os candidatos devem ter conhecimento no pacote Office e estar cursando faculdade, preferencialmente, no período noturno dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Economia, Engenharia Mecânica, de Produção, Elétrica, Marketing, Matemática, Publicidade e Propaganda e Tecnologia da Informação. As vagas abertas são para estágio de seis horas por dia nas unidades de São Paulo e Barueri. Interessados podem se inscrever pelo site: (vagas.com.br/TecBan) até o próximo dia 16.

K – Direito Tributário

A capital gaúcha reune, nos próximos dias 24 e 25, grandes nomes do Direito, em âmbito nacional e internacional, para debater Tributação, Economia e Política. É o XX Simpósio de Direito Tributário, que vai debater: O regime tributário aplicável aos lucros de empresas controladas no exterior; O Novo CARF; Lei de Repatriação de bens não declarados no exterior; As distorções do sistema tributário; As reformas tributárias possíveis; Competitividade e segurança empresarial, entre outros temas. Nomes como Joel Paciornik, Ministro do STJ; Luís Eduardo Schoueri, Professor Titular da USP; e Humberto Ávila, da USP e UFRGS são algumas presenças confirmadas. Mais informações: (www.iet.org.br).

L – Defensivos Biológicos

Com a participação dos maiores especialistas mundiais da indústria de defensivos biológicos para o agronegócio, será realizado, entre os próximos dias 15 e 17, em Campinas, o Biocontrol LATAM 2016 – Conference & Exibition, que é considerado o maior e mais importante evento internacional do segmento. Organizado pela NewAg International, editora de uma das principais publicações técnicas sobre uso de biológicos, e pela TwoB Monthly, o encontro contará com o apoio da ABCBio – Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico e debaterá os temas mais relevantes sobre o futuro da área de defensivos biológicos. Mais informações em: (www.biocontrollatam.com).

M – Profissionais do Varejo

A Universidade Positivo, conceituada pelo MEC como a melhor universidade privada do Paraná, chega à São Paulo com diversos cursos de Pós-Graduação. Entre eles, o MBA de Gestão de Varejo e Administração de Shopping Center. Em São Paulo, o curso promete manter a linha de alunos atuantes no mercado que promovem o networking, proporcionando conhecimentos além dos ofertados em sala. A parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo oferece um grande leque de empresas do ramo e fortalece o intuito de especializar os profissionais. O curso visa fornecer ferramentas nas áreas de administração, estoque, visual merchandising, gestão de pessoas, de indicadores, financeira e de processos (www.up.edu.br/posgraduacao).

N – Empresas Familiares

Na próxima segu7nda-feira (7), a Miguel Silva & Yamashita Treinamento Profissional, realiza um seminário sobre ‘Planejamento Sucessório na Empresa Familiar’. O tema é de extrema importância, devido ao grande número de empresas familiares existentes. Segundo levantamento, apenas 30% delas conseguem ultrapassar a 2ª geração familiar. Quando se refere à 3ª geração: apenas 5% das empresas sobrevivem. O seminário objetiva preparar os administradores de patrimônio empresarial e demais bens, para realizar uma sucessão com segurança jurídica e virtuosa, buscando a proteção patrimonial. É destinado a sócios-titulares, herdeiros, gerentes, controllers, contabilistas, advogados e demais profissionais que atuam na área. Mais informações: (www.sabertreina.com.br), tel. 3284-3092.