Negócios em Pauta 02 a 06/03/2019

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 01 de março de 2019

A – Declaração do IR

A Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) começa a receber agendamentos para o Plantão Fiscal 2019, que será realizado até 27 de abril, para auxílio e orientação no preenchimento da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física. O atendimento, realizado há 26 anos pelos alunos de Ciências Contábeis da Unicid, com a supervisão dos professores e apoio técnico da Receita Federal, objetiva oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas. Agendar horário pelo tel. (11) 2178-1288. Levar fraldas geriátricas ou uma lata de leite em pó, que serão destinados para instituições assistenciais. Mais informações: (www.unicid.edu.br).

B – Curta Ecofalante

Estão abertas as inscrições para o concurso curta Ecofalante da 8ª Mostra Ecofalante de cinema ambiental, que é gratuita e será realizada em junho. Os filmes selecionados concorrerão em três categorias: Universitário, Ensino Técnico e Cursos Livres de Cinema; Ensino Médio; e Melhor Filme pelo Público. Os filmes devem tratar de temáticas ambientais como: energia, água, mudanças climáticas, consumo, povos e lugares, ativismo ambiental, resíduos sólidos, contaminação ou poluição, políticas públicas socioambientais, mobilidade, habitação, áreas verdes, áreas urbanas, alimentação, economia verde, globalização, vida selvagem, sustentabilidade, entre outras. Mais informações e inscrição: (http://ecofalante.org.br/competicao/concursocurta).

C – Tecnologia Móvel

A Hands Mobile, empresa especializada em data driven & mobile experience com atuação no Brasil e México, lança a primeira edição do “Morse Yearbook”, publicação gratuita que apresenta as principais tendências tecnológicas e de mercado relacionadas a mobile, inovação e Big Data, e que são temas frequentes de sua plataforma de conhecimento Morse, criada com o objetivo de disseminar expertise e conhecimento sobre Mobile e Big Data. Elaborado segundo a perspectiva de 40 grandes nomes do mercado digital, o livro oferece ainda uma retrospectiva dos fatos mais importantes de 2018 relativos ao setor. Para mais informações, acesse (www.hands.com.br).

D – Setor de Alimentos

A FGV, em parceria com a Koelnmesse, promove nos próximos dias 12 e 13, na São Paulo Expo, o Congresso Anufood Brazil, com a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, do presidente da Anvisa, Willian Dib, e do presidente da Embrapa, Sebastião Barbosa, entre outros. Serão debatidos temas como segurança alimentar; os desafios regulatórios do comércio agrícola internacional; os gargalos na distribuição de alimentos; a indústria de alimentos e as tendências do consumo de alimentos no mundo. Em paralelo, será realizada a feira Anufood Brazil, que reunirá toda diversidade das atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria alimentícia e de bebidas. Mais informações (https://www.anufoodbrazil.com.br/).

E – Novos Cantores

Estão abertas as inscrições para o Coral da USP (Coralusp) aos interessados, mesmo para os que não tnham vínculo com a USP. O Coralusp possui 13 grupos – totalizando quase 500 cantores -, que ensaiam em diferentes horários e dias da semana e se dedicam aos mais variados gêneros musicais, da música renascentista à contemporânea, passando pelo samba, pela música erudita e pela música popular brasileira. Uma das maiores riquezas do Coralusp é justamente a sua diversidade, considera o maestro Eduardo Fernandes, que é regente de dois grupos: o XI de Agosto e o 12 em Ponto. Saiba mais em: (http://www.coralusp.prceu.usp.br/).

F – Criptoativos e Investimentos

No dia 10 de abril, o Hotel Unique sediará a primeira edição do Universo Bitcoin, maior conferência do país voltada para o mercado de criptoativos e investimentos. Realizado pelo Grupo Bitcoin Banco, oferecerá um dia de atividades e discussões sobre o atual cenário do setor. O economista Ricardo Amorim será o principal palestrante, ao lado de nomes como Rafael Steinfeld, CEO da Bitwolf; Vô Epaminondas, do Epaminondas Bitcoin; Rodrigo Dash, do Canal Dash Dinheiro Digital; Matheus Grijó, CEO da AnubisTrade e developer blockchain; e Fausto de Arruda Botelho, CEO da Enfoque, empresa pioneira no Brasil na divulgação de cotações e gráficos das principais criptomoedas. Mais informações: (https://universo-bitcoin.com/).

G – Plástico em Embalagens

A M. Dias Branco, nacionalmente conhecida por ser dona de algumas das mais valorizadas marcas de massas e biscoitos do país, como Adria, Vitarella, Fortaleza e Piraquê, segue diretrizes de sustentabilidade em todo o seu processo produtivo. A partir da modernização dos equipamentos ou readequações nas dimensões e design das embalagens, a companhia reduziu em 3,4% o consumo de embalagens plásticas, o equivalente a 457 toneladas de plástico. A economia chegou a 26% nos bolinhos das marcas Richester, Treloso e Pellagio. O uso do plástico na embalagem é necessário para a proteção do produto, por isso, a redução no consumo precisa ser aliada à manutenção da alta qualidade oferecida ao mercado.

H – Projetos Inovadores

A Ferrero, marca italiana de chocolates e detentora das marcas Ferrero Rocher, Rafaello, Nutella, Kinder e Tic Tac, está conduzindo um projeto de inovação aberta, em parceria com a Liga Ventures, aceleradora especializada em gerar negócios entre startups e grandes corporações. O programa está em busca de 4 startups que trabalhem com temas que vão de logística reversa a gerenciamento de times e terá duração de 4 meses. O dia a dia da aceleração vai contar não só com reuniões periódicas com executivos da Ferrero e acompanhamento do time de aceleração da Liga Ventures, acesso a rede de mentores e parceiros, além de um escritório completo no coração de São Paulo. As inscrições irão até o dia 14 de abril em: (https://ferreroaccelera.liga.ventures/).

I – Festival do Chocolate

Entre os dias 12 e 14 de abril, no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, acontece o Chocolat Festival São Paulo 2019, maior evento de chocolate do Brasil, reúne num só lugar toda a cadeia produtiva do cacau. Além da grande exposição e venda de chocolates de Origem, Premium, Gourmet e outras, o festival tem programação completa com experiências sensoriais, uma série de atividades culturais, exposição de arte, cursos e palestras. O público poderá acompanhar o preparo de receitas ao vivo, executadas por grandes chefs, e workshops de gastronomia. Entre os nomes já confirmados, a francesa Chloé Doutre Roussel, Maria Fernanda di Giacobbe, da Colômbia, e a brasileira Luisa Abram. Mais informações: (https://saopaulo.chocolatfestival.com/).

J – Compliance Digital

Entender e aplicar o compliance digital é relevante para o controle financeiro e administrativo das empresas. É uma moderna ferramenta que objetiva proporcionar aos estabelecimentos um panorama completo de sua situação estrutural e legislativa anticorrupção, além de tratar questões ligadas à TI. A área de formação continuada da Universidade Presbiteriana Mackenzie desenvolveu um completo curso de pós em Compliance Digital, EAD, focado nas soluções dos problemas corporativos, para profissionais das áreas jurídica, ciências contábeis e de TI, interessados no reflexo das questões legais no emprego de recursos tecnológicos voltados à gestão de compliance. Saiba mais em (www3.mackenzie.br/eadpos/).