Negócios em Pauta 30/07 a 01/08/2022

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 29 de julho de 2022

A – MINI e a aparência futura do modelo da marca

A nova família MINI está tomando forma. Com a estreia mundial do MINI Concept Aceman, a marca britânica apresenta, pela primeira vez, uma nova linguagem de design e muitas inovações tecnológicas que moldarão as futuras gerações de modelos da marca. O estudo de um primeiro modelo crossover da MINI para o segmento premium de veículos compactos reúne características que delineiam o prazer de dirigir típico da marca no futuro: de um funcionamento puramente elétrico a uma linguagem de design clara e simples, além de um conceito de material que não usa elementos de couro ou cromo, bem como uma nova experiência digital em seu interior. Este carro-conceito reflete como a MINI se reinventa para seu futuro totalmente elétrico e o que a marca representa: um go-kart feeling eletrificado.

B – Emprego Formal

Um a cada três brasileiros que conseguiram emprego formal, de janeiro a junho deste ano, é de São Paulo. É o que aponta o levantamento do Novo Caged, divulgado na quinta-feira (28), pelo Ministério do Trabalho. O Estado totalizou 3,7 milhões de admissões no período, o que representa 31,8% do total do país, que contabilizou 11,6 milhões de contratações. São Paulo também figura no topo do ranking quando se trata de saldo, que considera admissões e desligamentos. São 385,4 mil frente a 1,3 milhão registrados em todo o Brasil, no semestre. Somente em junho, o saldo do Estado chegou a 80.267 postos formais de trabalho, o que representa 28,8% do total do Brasil: 277.944 (governosp).

C – Casa e Decoração

O marketplace da Camicado, rede de lojas especializada em casa e decoração da Lojas Renner, aumentou mais de 30 vezes o seu mix de produtos em três anos. Atualmente, a plataforma oferece cerca de 165 mil itens, e pretende ampliar esse sortimento atraindo novos sellers: grandes e médias empresas, além de pequenos negócios com atributos de sustentabilidade. Neste sentido, a Camicado realiza a campanha “Amplie seu Negócio com Estilo”, convidando empreendedores a tornarem-se parceiros do marketplace da marca, que tem como propósito acreditar e potencializar as pequenas e médias empresas, possibilitando que a caminhada em direção ao sucesso seja repleta de benefícios e muito estilo. Mais informações: (https://www.camicado.com.br/venda-na-camicado)

D – Energia e Tecnologia

Nos dias 2 e 3 de agosto, o PetroTIC Conference, está de volta ao modelo presencial. A 12ª edição acontece no Centro de Convenções RB1, no Centro – Rio de Janeiro. Realizado pela Assespro – RJ (Federação das Associações das Empresas Brasileiras de TI), o evento conta com líderes da indústria para debater os desafios e tendências da tecnologia para o setor de óleo, gás e energia. O primeiro dia trará debates sobre o mercado de O&G enquanto o segundo dia será dedicado as tendências do setor energético, com o Energy Tech Summit, uma ferramenta para a discussão, atualização e inovações na indústria energética, trazendo palestrantes para falarem sobre o futuro do setor, oportunidades de negócios, regulação e regulação de riscos. Inscrições: (https://www.sympla.com.
br/evento/xii-petrotic-conference-energy-tech-summit/1611510
).

E – Festival de Investimentos

Nos dias 3 e 4 de agosto a XP Investimentos realiza mais uma edição do evento Expert XP com o tema “O futuro pelo olhar de quem transforma”, no São Paulo Expo. O evento terá o modelo híbrido, com transmissão online, gratuita. Nesta edição, a XP traz para o evento a primeira-ministra do Reino Unido entre os anos de 2016 e 2019, Theresa May, que falará sobre política internacional, mesclando com sua trajetória e experiências frente a importantes processos, como o de negociação do Brexit. São mais de 35 horas de conteúdo com algumas das mentes mais brilhantes do Brasil e do mundo. Tudo isso, em diferentes trilhas, que vão de investimentos, empreendedorismo, tecnologia, ESG até inovação. Inscrições e mais informações: (https://www.expertxp.com.br/).

F – Assinatura de Veículos

Poder dirigir um Nissan com a tranquilidade de não se preocupar com pagamento de impostos, revisões, seguro e depreciação já é uma realidade. A partir de agora começa a funcionar o Nissan Move, o all inclusive da marca japonesa. Com ele é possível fazer a assinatura mensal de qualquer modelo e versão zero quilômetro vendido pela empresa no país e adquirir um serviço que oferece tranquilidade, liberdade e facilidade de contratação, tudo em uma jornada 100% online. Qualquer cliente, seja pessoa física ou jurídica, já pode fazer sua assinatura no sítio eletrônico (https://www.nissanmove.com.br/). Também é possível assinar diretamente em uma concessionária da Nissan.

G – Setor de Celulose

A cidade de Piracicaba (SP), a cerca de 160 km da Capital, receberá uma nova fábrica de papelão ondulado da Klabin, empresa referência na produção de papéis para embalagens e embalagens de papel. O investimento da Companhia será de R$ 1,57 bilhão, com a geração de 1,2 mil empregos, sendo 700 postos de trabalho durante o pico da obra e 500 para a operação fabril. A previsão é que a unidade comece a funcionar em 2024 e tenha capacidade para produzir 240 mil toneladas de papelão ondulado por ano. O projeto contou com o apoio da InvestSP, que assessorou a empresa na escolha do local para a instalação da planta e em questões tributárias, ambientais e de infraestrutura.

H – Operação de Transmissão

A empresa italiana de energia Enel anunciou na quinta-feira (28) um acordo para a venda de sua operação de transmissão no Chile por US$ 1,345 bilhão. O acordo prevê a cessão de sua participação de 99,09% na Enel Transmisión Chile para a Sociedad Transmisora Metropolitana, do grupo Saesa. “A operação está em linha com o atual plano estratégico do Grupo Enel, já que contribui para o objetivo de melhorar constantemente o perfil de risco-rendimento do grupo, focando nas atividades principais”, diz uma nota da companhia italiana. A transação ainda está sujeita à aprovação das autoridades antitruste do Chile. A Enel Transmisión opera 683 quilômetros em linhas de transmissão na região metropolitana da capital Santiago (ANSA).

I – 600 Expositores

Estão abertas as inscrições para a Feira do Empreendedor, do Sebrae-SP, que volta a receber a presença do público neste ano. O maior evento de empreendedorismo do mundo será realizado de 7 a 11 de outubro no SP Expo e tem como tema “Empreender sem limites”. Em 2022, a Feira está de casa nova, passou de quatro para cinco dias de duração e ocorrerá também no ambiente digital. A expectativa é que receba 120 mil pessoas em um espaço de mais de 45 mil metros quadrados no São Paulo Expo, um dos mais modernos locais para eventos do País, escolhido pela primeira vez para sediar a Feira. A edição 2022 vai reunir aproximadamente 600 expositores dos mais variados setores. Inscrições e mais informações: (www.feiradoempreendedor22.com.br).

J – Formas de Pagamento

As inovações a respeito das formas de pagamento serão tema do Payment Revolution, evento organizado pela StartSe nos dias 20 e 21 de setembro, no Expo Center Norte. A atividade será presencial, mas também poderá ser acompanhada de modo on-line. Mais de 30 especialistas – nacionais e internacionais – vão explorar temas como o futuro dos pagamentos na era digital e dos serviços financeiros; o uso de criptomoedas para transações; segurança e certificação biométrica; economia de dados; jornada do consumidor e tomada de decisão; green fintechs; educação financeira; tendências mundiais do mercado de payment. Interessados podem se inscrever no site (https://www.startse.com/payment-revolution-day/).

K – Mudanças Climáticas

Entre os dias 13 e 15 de setembro, no Barra Shopping Sul, em Porto Alegre, acontece o Congresso Mercofrio 2022, que traz especialistas em diversas áreas que debaterão os assuntos mais importantes da atualidade no segmento. Alguns dos eixos centrais das palestras serão: eficiência e inovação em sistemas de água gelada, novos fluidos refrigerantes, novas tecnologias de projeto, aperfeiçoamento de projetos com a utilização da tecnologia BIM, descarbonização ou tecnologias para neutralidade de carbono, bombas de calor como tendência para tecnologia de aquecimento, QAI-Qualidade do Ar Interno, tecnologias em refrigeração, ventilação e renovação de ar, simulação termoenergética de edificações, entre outras. As inscrições estão abertas podendo ser feitas através do link (https://mercofrio.com.br/como-fazer-sua-inscricao).