Negócios em Pauta 01/10/2021

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 30 de setembro de 2021

A – Air France revela seu primeiro A220-300

A Air France recebeu na quarta-feira (29) o seu primeiro A220-300, a joia mais recente da companhia para sua frota de curta e média distância. Desde a introdução do A350 em sua malha de longo curso, a companhia continua renovando sua frota, e até 2025 terá integrado os 60 A220-300 que encomendou em 2019 para gradualmente substituir seus Airbus A318 e A319, bem como muitos dos Airbus A320. Essa encomenda – a maior de um cliente europeu – inclui um misto adicional de 30 opções e 30 direitos de compra. Todos os times da Air France se prepararam por dois anos para este momento. Decolando do hub da Air France em Paris-Charles de Gaulle, o Airbus A220-300 já está voando para Berlim, Barcelona, Milão e Veneza. Uma aeronave economicamente e ambientalmente eficiente.

B – Governança Corporativa

Temas de impacto para empresas e sociedade, como diversidade, inteligência artificial, transição energética e agronegócio, estão entre os assuntos de mais de 25 painéis do 22º Congresso Anual do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa). Lideranças do Brasil e de outros países participam do evento mais importante de governança corporativa que será promovido entre ospróximos dias 5 e 7, de forma 100% virtual. Ao todo, serão mais de 24 horas de conteúdo, troca de experiências e produção de conhecimento. O tema dessa edição é: “Se o propósito é o ponto de partida, a governança é o caminho”. Inscrições e mais informações: (https://ibgc.org.br/congresso).

C – Ethical Hacker

As empresas alvos de ciberataques estão de olho na formação dos “hackers do bem”, ou seja, profissionais indispensáveis da área da TI. Chamados de Ethical Hacker, os salários chegam a passar dos R$ 50 mil por mês, e a procura por esses talentos tem aumentado em todo mundo e, também, no Brasil. Diante dessa nova realidade, e com o objetivo de contribuir com dados e na profissionalização desses profissionais, a Elleve, fintech de crédito estudantil, em parceria com a Acadi-TI, escola especializada no desenvolvimento de profissionais de tecnologia e TI, realiza webinar online e 100% gratuito “Entenda como se tornar um Ethical Hacker reconhecido internacionalmente”, nesta segunda-feira (4), às 21h. Para participar, façasua inscrição no site (https://lp.elleve.com.br/webinar-acadiTI-ethical-hacker/#inscricao).

D – Software para Cartórios

A Vela Software adquiriu 100% da Escriba, tornando a maior desenvolvedora de softwares para cartórios extrajudiciais do Brasil em uma empresa internacional. Com 31 anos de experiência no setor, atuação em 21 estados e sistemas para todas as atribuições, a paranaense Escriba passa agora a contar com expertise de uma federação de 600 empresas presentes nos cinco continentes, que propiciará inovação tecnológica contínua a seus produtos e serviços. O acordo faz parte de um movimento contínuo da empresa em busca de aperfeiçoamento tecnológico, marca que a caracterizou desde o seu início e que agora passa a ser perpetuada mediante novo aporte de investimento em inovação e crescimento. Saiba mais em: (www.velasoftwaregroup.com).

E – Encontro de Negócios

A tradição e os resultados comerciais entre Chile e Brasil conquistam cada vez mais espaço e relevância na agenda de negociação entre os dois países. Em busca de novas oportunidades e com o objetivo de potencializar e fortalecer as relações de negócios no âmbito do comércio e do turismo, ProChile realiza, entre os próximos dias 19 e 22, o Encontro de Negócios, seu principal evento de 2021. A reunião vai conectar, de maneira virtual, compradores internacionais com 100 exportadores chilenos, 80 importadores de setores de alimentos, bebidas, aquicultura indústria e serviços para que conheçam a oferta exportável chilena, estabeleçam novas parceiras comerciais. Inscrições e mais informações: (https://www.prochile.gob.cl/actividades/e-ncuentro-chile-brasil-2021/).

F – Têxtil e Confecção

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), com base em informações do Caged, o setor registrou saldo positivo de 71.818 empregos formais de janeiro a agosto. Nos últimos 12 meses, tendo agosto como base, foram 102.658 (30.075 no segmento dos têxteis e 72.583 no de vestimenta). “Somente em agosto, geramos 10 mil postos de trabalho, de um total de 372 mil em todos os setores da economia, ou seja, 2,7% das vagas, índice maior do que nossa participação no PIB nacional”, acentua o presidente da entidade, Fernando Valente Pimentel. Assim, a indústria têxtil e de confecção vai recompondo seu mercado de trabalho, que havia perdido 38.666 empregos em 2020 (www.abit.org.br).

G – Mercado Imobiliário

A Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC), principal entidade representativa do segmento no Estado, anuncia, como anfitriã, a realização do 20º Conami (Congresso Nacional de Mercado Imobiliário), o evento mais tradicional do setor, entre os dias 21 e 23 de novembro, no Sheraton São Paulo WTC Hotel. O evento é um dos mais tradicionais encontros do mercado imobiliário que reúne empresários, profissionais de direito, administração condominial e imobiliária, prestadores de serviços e especialistas do setor. Na abertura, contará com aula magna do presidente do STF, ministro Luiz Fux, sobre os principais aspectos jurídicos relacionados ao mercado. Inscrições e mais informações: (www.conami2021saopaulo.com.br).

H – Personal Branding

Você lidera equipes, é gestor de RH, colaborador-chave ou sócio, empresário empreendedor? Deseja alavancar os negócios da sua operação, posicionando a empresa e a si mesmo como marcas fortes, únicas e, sobretudo, de alto impacto? Esta é a proposta do novo curso “Personal Branding Corporativo: Como Usar Sua Marca Pessoal para Alavancar Negócios?”, da ESPM, que acontece entre os próximos dias 18 e 27. Um curso essencial para quem almeja tornar-se embaixador de si mesmo, ou da empresa que representa. Voltado também a profissionais, freelancers e estudantes de todas as áreas, além de recém-formados e interessados no assunto, o curso será 100% online em virtude da pandemia. Mais informações: (https://www.espm.br/cursos/dynamic/atualizacao/update/personal-branding-corporativo-como-usar-sua-marca-pessoal-para-alavancar-negocios/).

I – Parque Solar no Texas

Teve início a instalação do parque solar desenvolvido em parceria entre a Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, a 174 Global Power, empresa líder em energia solar, e a TotalEnergies, companhia de energia, na cidade de Midlothian, no Texas. O parque fotovoltaico Gerdau Solar será construído em uma área de 3 milhões de m² ao lado da fábrica da Gerdau na cidade texana e contará com 230 mil painéis solares, totalizando uma capacidade de 80 megawatts. Com inauguração prevista para 2022, será uma das maiores instalações do tipo behind-the-meter (BTM) nos Estados Unidos e permitirá que a usina da Gerdau funcione movida a energia solar. Serão criados 200 empregos com a instalação, além de inúmeros benefícios à comunidade – a energia gerada compensará as emissões médias de mais de 13 mil residências do Texas.

J – Robótica Móvel

A tecnologia dos Robôs Móveis Autônomos (AMRs) está se expandindo rapidamente por todo o mundo e revolucionando os processos de logística nas fábricas, depósitos e centros de distribuição. Esta tecnologia já desembarcou no Brasil nos últimos anos e tem potencial para atingir o mesmo grau de sucesso observado nos países que saíram na frente. A ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial, em sua missão de acelerar a adoção da Indústria 4.0 e da IIoT na indústria brasileira, promove no próximo dia 19 de outubro, da 9 às 11h30, o 1º Seminário Nacional de Robótica Móvel Autônoma. O conteúdo é imperdível para quem quer entender essa tecnologia e descobrir qual a melhor forma de iniciar sua implantação. Mais informações e inscrições: (https://docs.google.com/forms/d/e/1
FAIpQLSc-gltGzBRuC8JcP6V_R-wv1POw3fRCjveD2ZPxAiff60tCog/viewform
).

K – Faculdade de Berkeley

A Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie é a única instituição de ensino brasileira a marcar presença no curso Covid 19 & Global Inequalities, oferecido pelo Berkeley Center on Comparative Equality and Anti-Discrimination Law, da Faculdade de Direito de Berkeley, da Califórnia. Oferecido de forma gratuita e on-line, o curso explora o impacto global da pandemia em membros de comunidades desfavorecidas, com palestras e material didático de professores de diferentes países ao redor do mundo. O curso está disponível no site (https://www.edx.org/course/covid-19-and-global-inequalities), de forma gratuita. Quem tiver interesse pode pagar uma taxa e receber um certificado da Faculdade de Berkeley.