Negócios em Pauta 06/08/2021

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 05 de agosto de 2021

A – Brasil vacina mais de 66% da população

A vacinação da primeira dose (D1) da vacinação contra a covid-19 atingiu 101 milhões de pessoas e a segunda dose (D2) foi aplicada em 41 milhões de brasileiros. A cidade de São Paulo lidera o ranking da vacinação entre as capitais do País, com mais de 10,3 milhões de pessoas protegidas. A D1 foi aplicada em mais de 7,3 milhões de pessoas e a D2, em 2,7 milhões de paulistanos. Vacina mais aplicada continua sendo a AstraZeneca/Oxford d. O Rio de Janeiro aplicou 5,7 milhões de vacinas, das quais a D1 imunizou 3,9 milhões de pessoas e a D2 protegeu 1,6 milhão de cariocas. Fortaleza registrou 2,3 milhões de pessoas vacinadas, enquanto Belo Horizonte e Salvador vacinaram cerca de 2 milhões, cada. Entre as cidades com mais de 1 milhão de habitantes, Campinas tem o melhor desempenho, com registro de mais de 953 mil doses aplicadas. Guarulhos tem pouco mais de 900 mil vacinas aplicadas e São Gonçalo (RJ) imunizou 586 mil. Fonte: Brasil 61.

B – Transferência de CNH

Cada vez mais pessoas optam por migrar de cidade ou até mesmo de estado. Mas a mudança requer atenção dos motoristas, pois é necessário regularizar a Carteira Nacional de Habilitação, transferindo o documento para o novo local de residência. Neste primeiro semestre, postos do Poupatempo já receberam mais de 14 mil solicitações de transferências de CNH, sendo 7,5 mil alterações entre municípios de São Paulo e 6,5 mil de outros estados. Já os motoristas que mudam de endereço, mas permanecem na mesma cidade, podem realizar a alteração pelos canais eletrônicos do Poupatempo, sem precisar passar pelo atendimento presencial. Basta acessar o portal (www.poupatempo.sp.gov.br), aplicativo Poupatempo Digital ou mesmo os totens de autoatendimento.

C – Novos Talentos da TI

A Associação Escola da Nuvem, organização que realiza iniciativas voltadas para a capacitação e contratação de novos talentos da TI em vulnerabilidade social, oferece em sua plataforma vagas de trabalho nas empresas parceiras. Além de oferecer um curso sobre fundamentos AWS, que busca trazer um conhecimento básico sobre cloud computing, e de Arquiteto AWS, que aprofunda na área de infraestrutura e serve como base para certificações AWS, a iniciativa também traz um banco completo de vagas voltadas para os estudantes, assim criando oportunidades para quem se capacitar na plataforma. Os participantes dos cursos poderão visualizar vagas das principais empresas de TI do país. Saiba mais em: (www.escoladanuvem.org).

D – Indicações Geográficas

Um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que em apenas sete meses, o Brasil ganhou 11 novas indicações geográficas, ultrapassando o recorde de concessões de 2020, quando foram registradas 10 IGs. Ao todo, o país conta com 86 produtos e serviços protegidos. Indicações geográficas são os mecanismos de propriedade intelectual que reconhecem a fama, a notoriedade e/ou a singularidade de um território na produção de um bem ou serviço. Entre os reconhecidos deste ano, estão itens famosos, como os chocolates artesanais de Gramado, o queijo de Marajó, a farinha de mandioca de Bragança/PA e as redes fabricadas em Jaguaruana/CE.

E – Cancún e Punta Cana

A GOL Linhas Aéreas volta a operar em novembro voos diretos para dois destinos turísticos internacionais que estão entre os preferidos pelos seus clientes: Cancún, no México, e Punta Cana, na República Dominicana, a partir dos dias 12 e 13 de novembro, respectivamente. Com o avanço da vacinação, a GOL acredita que os passageiros já se sintam mais seguros para viajar e circular por outros países. Os horários foram planejados para permitir conexões rápidas de todo o País com o Caribe, reduzindo o tempo total de viagem. A GOL é a única Companhia aérea a voar para os dois principais destinos de turismo caribenhos em operações diretas do Brasil. As rotas são operadas pela mais moderna aeronave: o jato Boeing 737 MAX, que atingiu, recentemente, a marca de 1 milhão de passageiros transportados pela GOL.

F – Negócios de Impacto

A empresa ponteAponte, com apoio da Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto, promove a terceira edição do Prêmio Jornalista de Impacto, que reconhece reportagens e iniciativas de profissionais e veículos de comunicação que disseminem o tema de ‘Investimentos e Negócios de Impacto no Brasil’ (recursos privados ou públicos para investimento em atividades que visam produzir impacto social e/ou ambiental com sustentabilidade financeira), com o objetivo de ampliar a cobertura da imprensa em relação ao assunto, bem como mostrar sua relevância para a sociedade como um todo. Saiba mais em: (https://aliancapeloimpacto.org.br/publicacao/produtos-financeiros-de-impacto-social-ambiental).

G – Chinês para Negócios

Estima-se que mais de 30 milhões de pessoas estejam aprendendo mandarim, em mais de 2,5 mil universidades espalhadas pelo mundo, dada a relevância que as relações comerciais e culturais com a China ganharam para os países. No Brasil, o Instituto Confúcio para Negócios FAAP segue esta tendência com o lançamento do Curso de Chinês para Negócios EAD com carga horária de 60 horas, ao longo de 15 semanas. As unidades de estudo contêm um conjunto de novas palavras com áudio para o aluno praticar a pronúncia e a escrita dos ideogramas e do pinyin e ampliar seu vocabulário, além de diálogos, regras gramáticas e exercício prático. São abordados, também, aspectos culturais das particularidades do país voltadas ao mundo corporativo. Mais informações: (https://www.faap.br/institutoconfucio/curso-chines-negocios-ead.asp).

H – Jovens Potência

A P&G, uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo, fortalece a sua jornada intencional de ser um agente efetivo na geração de soluções para as principais questões da sociedade e lança o projeto 22 Vozes para 2022. A iniciativa, liderada pela Juliana Azevedo, presidente da P&G Brasil, objetiva identificar 22 jovens potência e futuras lideranças, de 18 a 24 anos, com ideias brilhantes para capacitá-los de maneira que possam colocá-las em prática no próximo ano e mobilizem mudanças em suas comunidades por meio do diálogo com sociedade civil, organizações privadas e líderes de opinião. Serão aceitos moradores de qualquer região do Brasil com histórico e capital social de reconhecimento na atuação e liderança comunitária. Inscrições e mais informações: (www.aceleradorapgsocial.com.br).

I – Segurança Viária

Estão abertas as inscrições para a 6ª edição do Prêmio Cátedra Abertis, uma iniciativa da Arteris, em conjunto com a Fundação Abertis e a Poli/USP, que estimula trabalhos acadêmicos no campo de transportes e segurança viária. A 6ª edição concederá até € 7 mil para os primeiros colocados de cada categoria. O prêmio mostra a preocupação do grupo Abertis e da Arteris em desenvolver e incentivar a formação desses profissionais que ajudam a resolver um dos grandes gargalos da economia brasileira, que é a infraestrutura. Os candidatos a melhor pesquisa acadêmica em Transporte, Infraestrutura e Segurança Rodoviária podem se inscrever pelo site (www.abertis.poli.usp.br).

J – Acessibilidade e Inclusão

Segundo dados levantados em 2019 pelo IBGE, pelo menos 45 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência, quase 25% da população do país. O Guia de Rodas, empresa de tecnologia a favor da acessibilidade, atua justamente para garantir e auxiliar empresas a tornar estes locais acessíveis para estas pessoas. A plataforma foi duas vezes premiada pela ONU, e objetiva propiciar uma vida mais autônoma e inclusiva para todos. A “certificação” Guia de Rodas reconhece as melhores práticas de acessibilidade e inclusão, e todo o processo de certificação contempla a avaliação técnica e vivência de pessoas com deficiência no local de trabalho, pesquisa e engajamento dos colaboradores, e treinamento da equipe para uma atitude mais acessível. Saiba mais em: (www.guiaderodas.com).

K – Negócios On-line

O Bling, sistema de gestão online que agiliza e descomplica a gestão de micro, pequenas e médias empresas, lançou um guia on-line completo e gratuito para empreendedores de primeira viagem com todos os passos para quem sonha em fazer sucesso no comércio eletrônico. O guia é separado em cinco capítulos e oferece as informações e dicas para as pessoas que já têm um e-commerce ou que estão dando os seus primeiros passos no mundo do empreendedorismo digital. O guia explica o que o empreendedor precisa saber sobre tributações, impostos e os diferentes documentos fiscais na hora de abrir uma empresa. Também dá orientações de como abrir um CNPJ e esclarece todos os cuidados que o futuro empreendedor precisa ter antes de tomar a decisão de começar um negócio. Fonte e outras informações: (https://digital.bling.com.br/guia-cnpj-ate-venda?test=true).