112 views 7 mins

7 dicas de como montar um negócio próprio em casa

em Negócios
quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Você sonha em ser um empreendedor? Confira aqui alguns tópicos importantes antes de iniciar essa jornada!

Ser dono do próprio negócio é o sonho de várias pessoas, assim como não ter mais que seguir as ordens de um chefe ou trabalhar para alguém. Cada vez mais, os brasileiros têm se colocado no mercado como profissionais autônomos.

De acordo com um levantamento realizado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), que foi divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em junho deste ano, este número é 1,4% superior ao que foi registrado em fevereiro e 5,1% maior do que o observado em maio de 2018. O apontamento observou um recorde de trabalhadores autônomos no Brasil.

Com as mudanças do mercado cada vez mais frequentes, também existe um crescimento de pessoas empreendendo por necessidade. Por isso, neste post vamos tratar sobre o assunto de uma forma especial, confira orientações de como tocar uma empresa em sua própria casa.

Ser o seu próprio chefe tem suas vantagens, ainda mais quando seu negócio pode ser feito dentro da sua residência. Veja algumas ideias interessantes de como montar um empreendimento em sua residência, que poderá levantar seus rendimentos, sem precisar ter que investir muito.

Mas, como conseguir capital para abrir sua empresa?

Uma alternativa para os novos empreendedores é a contratação de um empréstimo. Com o seu valor é possível investir no capital de giro da empresa, na compra de materiais e equipamentos, na locação de um ambiente espaçoso e confortável para sua equipe e muito mais.

A CashMe, que é uma fintech do grupo Cyrela, oferece aos seus clientes, entre outros serviços, o empréstimo com garantia de imóvel. A modalidade que tem conquistado os brasileiros, se destaca por sua baixa taxa de juros (de menos de 1% ao mês) e seu longo prazo para pagamento (de até 240 meses).

Artesanato

Este é um negócio tradicional, que pode ser realizado com facilidade em casa, sem ser necessário locar ou ponto comercial. Com a facilidade da internet, é possível divulgar seu trabalho pelas redes sociais e realizar vendas online, com entregas em todo o país. Também é possível participar de feiras livres de exposição eventualmente para expor seu trabalho e atrair outros clientes.

Beleza e estética

Este é um setor muito rentável atualmente, com a formação de profissionais especializados é possível abrir uma clínica de estética ou um salão de beleza em sua própria casa. As possibilidades de serviços são diversas, como: depilação, manicure, cabeleireiro, esteticistas, podologia e muitas outras. Você pode passar a atender a demanda do seu bairro e até pessoas de outros pontos da cidade. 

Consultoria

Se em seu emprego atual você possui um cargo analítico e é especialista em seu setor, existe uma possibilidade de começar a atuar em outras empresas como consultor. Esta é uma boa opção para atuar no mercado aconselhando outros clientes e não é preciso locar um ponto comercial. Ter um escritório em casa, com computador, internet e telefone à disposição é tudo que você precisa.

Como diferencial, invista em seu próprio site e redes sociais para atrair novos clientes e construir sua credibilidade.

Cozinha

Os trabalhadores que trabalham em casa neste setor de alimentação também são tradicionais e precisam ter uma boa rede de contatos para vender seus produtos. Existem muitos negócios neste ramo, por isso é preciso ter um diferencial para atender aos clientes e obter sucesso.  É possível trabalhar sob encomenda, fazendo salgados e doces ou com entregas a domicílio de marmitas.

O que está em alta hoje no mercado gastronômico é o preparo de comidas saudáveis, então é possível se especializar em marmitas fitness, com alimentos fresquinhos e selecionados.

Desenvolvimento de aplicativos e software

Se você trabalha como programador é possível criar sua própria loja online e trabalhar como freelancer. As possibilidades são bem lucrativas, é possível vender sites para outros comércios ou se especializar na programação de aplicativos para smartphones. A demanda para este setor cresceu muito no mercado, e é possível aproveitar esse nicho montando um escritório em sua casa.

Design gráfico

Editar fotos e imagens também ganhou destaque no mercado autônomo, com uma demanda cada vez maior. É possível vender materiais gráficos, como logos, flyers, banners, convites e muito mais. Você pode criar um site, onde o cliente escolhe o modelo que deseja e a entrega pode ser em todo o Brasil. As necessidades básicas para montar uma empresa assim, são: computador, internet, os programas de edição, um banco de imagens com muitas opções e um telefone. Também é possível atender através de um contato de WhatsApp.

Organização de eventos

Você tem experiência com a organização de casamentos, aniversários, eventos corporativos ou comerciais? Que tal abrir uma empresa como organizador de eventos, feiras, workshops e festas? Este também é um setor rentável, que pode ser integrado a outras áreas, como buffet, decoração e design gráfico que vai produzir convites e identidade visual para o cliente.