83 views 3 mins

Leite vegetal com propriedade igual à do leite de origem animal

em Negócios
quinta-feira, 07 de julho de 2022

A Yamo, foodtech pioneira em lançar sorvetes saudáveis e 100% vegetais, apresenta uma nova categoria de produto: os leites vegetais. Eles chegam ao mercado em três sabores – Coco, Chocolate e Integral (à base de castanhas de caju). Todos são feitos a partir do inhame, sem glúten, sem conservantes, possuem Yamina (Composto Nutricional criado pela marca, que potencializa os benefícios do inhame, por meio da associação de vitaminas e minerais) e são fonte de cálcio.

A Yamo buscou uma receita que deixasse o leite vegetal com propriedade nutricional idêntica ao leite da vaca. O nome da marca traz duas referências do inglês: Yam, de inhame, e Yummy, de saboroso, para transmitir uma mensagem de sabor, felicidade e bem-estar.

O resultado é um produto que possui todas as vitaminas, proteínas, minerais e gorduras do leite de origem animal, com um aumento para 40% de cálcio por litro e com menor quantidade de calorias e carboidratos. Assim como os sorvetes, todos os leites têm como base o Inhame. Para encontrar a espécie de tubérculo que trouxesse mais benefícios para a saúde, a marca realizou pesquisas na Fazenda Yamo, em parceria com Universidade Federal e Embrapa.

O trabalho resultou na criação da Yamina, composto nutricional adicionado à bebida, que possui excelente quantidade de fibras, vitamina C, potássio, ferro, zinco e selênio, e quando aplicada na linha Kids, ajuda no desenvolvimento cognitivo e crescimento. Os leites vegetais ainda possuem as Vitaminas A, E, D2, B1, B2, B3, B5, B6 e B12. Os lançamentos são uma excelente opção para quem é vegano ou tem restrições à lactose, mas mesmo assim gosta de fazer receitas como pudins, bolos entre outras, pois ele possui a consistência do leite animal e é ainda mais rico em nutrientes.

“Os novos produtos chegam para fortalecer o nosso propósito de transformar a alimentação, com alimentos muito mais nutritivos, funcionais e sustentáveis. Com o Leite, estaremos mais presente na casa dos clientes, levando esses benefícios para todos os cantos do país. E claro, sempre prezando pela máxima qualidade, saudabilidade e muito sabor”, explica Fabio Neto, cofundador da Yamo.

Os produtos não contêm adição de gorduras, conservantes e açúcar refinado. Também não utilizam ingredientes artificiais, saborizantes e corantes. São plant based, ou seja, produzidos à base de plantas, sem glúten, lactose ou gorduras saturadas. “Acreditamos muito no poder que o inhame traz para a saúde e por isso usá-lo na base dos nossos novos produtos, sempre será nossa premissa. No final, as pessoas irão consumir um superalimento, 100% vegetal, gostoso e muito saudável”, comenta Neto.