Como o compliance aumenta a produtividade na construção civil?

Marcelo Erthal (*)

Manter o gerenciamento adequado do andamento das obras é um desafio na construção civil.

Diante da constante descentralização da mão de obra, alta rotatividade das equipes e extenso volume de dados gerados a cada projeto, os investimentos em um programa de compliance estão se tornando cada vez mais presentes no setor – fortalecendo a gestão interna de cada empreendimento e trazendo mais transparência e confiabilidade perante funcionários, clientes e parceiros.

Com o propósito de fazer com que as empresas estejam sempre adequadas perante as exigências legais, políticas internas e mitigação de riscos, o compliance é uma ferramenta poderosa em termos de segurança e legitimidade corporativa. Para o setor de construção civil, tais requisitos são extremamente importantes para suas operações, em meio aos empecilhos rotineiros de acompanhamento dos projetos.

As limitações na comunicação são persistentes no setor, com times espalhados em meio à várias obras que acontecem de forma simultânea. Desfavoravelmente, ainda, existe muita dificuldade no registro de aprovações em documentos e políticas, acompanhamento das versões, coleta de declarações de conflito de interesses, entre muitos outros. Principalmente, uma vez que, nem sempre, é possível ter um gestor presencialmente em cada local para analisar, de perto, cada processo.

Quando comandados de forma analógica, obter êxito nessa gestão se torna praticamente impossível. Mas, quando gerenciados apoiados em um sistema tecnológico de compliance, se torna muito mais assertivo analisar todas essas informações em tempo real para, a partir disso, estabelecer as ações necessárias para que a empresa entre em consonância com as legislações do setor e no esclarecimento de suas políticas para todos.

O apoio irrestrito deste procedimento pautado nos melhores recursos tecnológicos do mercado, permite que o setor tenha um registro de dados muito mais assertivo e qualitativo, reunindo, em uma única ferramenta, as informações de todas as obras finalizadas e em andamento referentes a todos esses processos de compliance, referentes a profissionais atuais e antigos, demanda de recursos para a construção, e muitos outros dados relevantes para o desempenho dos projetos.

Ainda, mesmo com trabalhadores dispersos em regiões completamente diferentes, a distância geográfica não se torna mais um problema. Um compliance tecnológico permite a visualização dos dados de todos os membros das equipes de forma automatizada e confiável, transportando a política interna, condutas de ética e a cultura organizacional para todos.

Diante de inegáveis benefícios, as perspectivas de sucesso para aqueles que dedicarem esforços à essa gestão são enormes. Comprovadamente, um estudo conduzido pela Deloitte identificou que 95% das empresas do setor disseram que irão focar seus investimentos em ferramentas e softwares de gestão de dados neste ano. As portas para o sucesso são enormes, mas, para isso, certos cuidados são necessários em sua implementação.

A proteção aos dados de todos os profissionais é uma das maiores preocupações do setor, garantindo que estejam em conformidade com as normas impostas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Para isso, o programa de compliance deve ser construído e adaptado conforme cada empresa e suas necessidades, de forma que faça sentido para as metas estabelecidas.

Por fim, o equilíbrio entre a tecnologia e o lado humano deve estar presente a todo o momento. É importante utilizar os recursos de automatização do compliance a favor da empresa, otimizando tarefas que podem trazer agilidade e alocando os esforços das equipes para funções mais valiosas em prol do crescimento da companhia.

Com o envolvimento constante de todos os profissionais, redução de desperdícios e centralização dos registros, o compliance trará todas as ferramentas necessárias para que o setor de construção civil eleve sua produtividade e prospere no mercado.

(*) – É CEO do clickCompliance, startup de tecnologia para gestão de compliance (https://clickcompliance.com).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap