Trump sobe tom e ameaça presidente do Irã

Trump temproario
  • Save

Iranianos protestam em Teerã contra rompimento de acordo nuclear.

Foto: ANSA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou seu perfil no Twitter para ameaçar o mandatário do Irã, Hassan Rohani, e disse que o país pode enfrentar “consequências que poucos na história sofreram antes”. A declaração chegou horas depois de Rohani alertar para Trump “não brincar com fogo”, ou “se arrependerá”.
“Tenha em mente que você não pode provocar o povo iraniano com a desculpa da segurança e dos interesses de seu país. O Irã é soberano e não será o faz-tudo de ninguém”, disse o presidente iraniano, acrescentando que um conflito entre os EUA e a nação persa seria “a mãe de todas as guerras”.
No Twitter, Trump disse para Rohani “nunca mais ameaçar os Estados Unidos de novo”. Ou você sofrerá consequências que poucos através da história sofreram antes. Não somos mais um país que apoiará suas dementes palavras de violência e morte. Cuidado!”, escreveu o presidente, em letras maiúsculas, como se estivesse gritando.
Além disso, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, acusou o líder supremo do Irã, Ali Khamenei, de ter um fundo especulativo “secreto” com US$ 95 bilhões em ativos. Os recursos, segundo Pompeo, são usados pela Guarda Revolucionária do país persa. A primeira resposta à Casa Branca veio do chefe da Justiça iraniana, Sadeg Larijani, que disse que as declarações de Trump foram feitas por uma “pessoa incapaz e estúpida”. “Qualquer ação pouco sábia dos EUA levará a uma resposta inesquecível do Irã”, disse (ANSA).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap