65 views 2 mins

Ministro da Casa Civil intensifica reuniões políticas

em Manchete
sexta-feira, 28 de dezembro de 2018
Ministro temproario

Ministro temproario

Ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

Foto: Antonio Cruz/ABr

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, intensifica as conversas com os líderes partidários alinhados com o governo do presidente Jair Bolsonaro. O esforço é para consolidar um bloco suprapartidário capaz de aprovar as propostas encaminhadas pela futura gestão, como um eventual texto de reforma da Previdência. Paralelamente, os parlamentares que disputam cargos de comando na Câmara e no Senado visitam o gabinete de transição.

A disputa para a presidência da Câmara será definida no dia 1º de fevereiro, por voto aberto. Na corrida pela cadeira estão, entre outros, o atual presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e João Campos (PRB-GO), ambos aliados de Bolsonaro. O presidente do Democratas, Antonio Carlos Magalhães Neto (BA), ao se reunir com Onyx, pediu apoio à candidatura de Rodrigo Maia. Porém, o ministro informou que a gestão Bolsonaro não pretende participar da corrida pelo comando da Câmara.

O líder do partido de Bolsonaro na Câmara, Delegado Waldir (PSL-GO), reiterou a pauta da articulação política e disse que ainda não há um candidato do governo na disputa pela presidência da Casa. Segundo ele, o PSL não indicará um nome, mas votará conjuntamente no parlamentar que tiver o melhor alinhamento com o Planalto. “Vamos escolher um candidato que defenda a pauta do governo. Se o PSL votar desunido, é falho. Como governo, temos que mostrar nossa força e lealdade ao presidente que elegemos”, disse.

João Campos, acompanhado pelo presidente do seu partido, Marcos Pereira, esteve com Onyx Lorenzoni. Porém, não mencionaram se houve algum tipo de sinalização em favor da candidatura do PRB. Segundo ele, o foco está em construir uma base sólida de sustentação no Congresso.
“Onyx não estabeleceu nenhuma condição [sobre apoio à eleição para a presidência]. Pode ser até consequência [um possível alinhamento do candidato com o futuro governo], mas não foi uma condição”, afirmou (ABr).