66 views 2 mins

Denúncias de fraude em urnas serão registradas on-line

em Manchete
terça-feira, 16 de outubro de 2018
Denuncias temproario

Denuncias temproario

Ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann.

Foto: Antonio Cruz/ABr

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, disse ontem (16) que as denúncias feitas por cidadãos nas seções eleitorais, sobre irregularidades no processo de votação, serão registradas em tempo real e disponibilizadas on-line. Jungmann e a presidente do TSE, ministra Rosa Weber, assinaram um termo de orientação conjunta com diretrizes a serem seguidas por mesários e presidentes das seções eleitorais diante de denúncias sobre fraude nas urnas.
Nesses casos, os mesários e presidentes de seção deverão fazer o registro das denúncias e enviá-las em tempo real ao sistema da Justiça Eleitoral, por meio de uma funcionalidade acrescentada ao aplicativo Pardal, que já se encontra disponível.
“A grande vantagem aqui é que toda e qualquer denúncia estará registrada e colocada em rede aberta, e vocês vão poder conferir o se, o quando e o como, e qual o resultado daquela apuração. Essa é amaneira mais transparente que você pode dar a qualquer tipo de problema que seja verificado por qualquer eleitor ou eleitora”, disse Jungmann.
O objetivo é desencorajar que denúncias sejam feitas após o eleitor deixar a seção eleitoral. Desse modo ficaria mais fácil separar situações verdadeiras de boatos que tenham como objetivo somente abalar a credibilidade da urna eletrônica. Ainda de acordo com Jungmann, reclamações posteriores necessitariam assim apresentar também uma justificativa para não terem sido feitas na hora da votação. “Qualquer denúncia que venha a ser feita, deve ser devidamente investigada e apurada”, concluiu o ministro (ABr).