60 views 2 mins

Em ato pró-Haddad, Cid Gomes diz que PT ‘merece perder’

em Manchete
terça-feira, 16 de outubro de 2018
Em ato temproario

Em ato temproario

Cid Gomes disse que o PT precisa fazer um ‘mea culpa’ e ter ‘humildade’ de reconhecer que fez ‘muita besteira’.

Foto: Tatiana Fortes/O Povo

Era para ser um ato em apoio a Fernando Haddad, mas um comício no Ceará com a presença do senador eleito Cid Gomes acabou abrindo uma crise na campanha do petista e explicitando as desavenças no âmbito da centro-esquerda brasileira. Ao lado do governador do Ceará, Camilo Santana (PT), o irmão de Ciro Gomes (PDT) disse que o Partido dos Trabalhadores precisa fazer um “mea culpa” e ter “humildade” de reconhecer que fez “muita besteira”.
“Não admitir os erros que cometeram, isso é para perder a eleição, e é bem feito”, afirmou o senador eleito, para uma plateia repleta de petistas e com o logo da campanha de Haddad ao fundo. “Acharam que eram donos do país, e o Brasil não aceita ter dono. Quem criou o Bolsonaro foram essas figuras que acham que são donas da verdade, que acham que os fins justificam os meios”, acrescentou.
O público começou a vaiar Cid e a gritar cantos em apoio a Lula.
“Lula o quê? O Lula tá preso, babaca”, rebateu o senador eleito. “Isso é o PT, e o PT, desse jeito, merece perder”, disse. Poucos dias antes, o PDT havia declarado “apoio crítico” a Haddad, mas Ciro Gomes decidiu viajar de férias para a Europa.
O partido planejava contar com o apoio do PT na campanha presidencial e chegou a cotar Haddad como vice de Ciro, mas a ideia foi barrada por Lula. No Twitter, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, disse que a legenda está no segundo turno ‘por mérito’. “Se o PT não estivesse no segundo turno, apoiaria o adversário do deputado Bolsonaro, porque ele não vai promover a democracia no país. Esperávamos que isso fosse um movimento natural e estou vendo que não é. Adiante, a história avaliará todos nós”, afirmou (ANSA).