67 views 2 mins

MPF diz que recibos de Lula são “ideologicamente falsos”

em Manchete
sexta-feira, 06 de outubro de 2017
Miguel Schincariol/AFP/ Getty Images

Miguel Schincariol/AFP/ Getty Images

MPF pede que os recibos passem por perícia grafoscópica.

Em petição apresentada ao juiz federal Sérgio Moro, a força-tarefa da Operação Lava Jato afirma que os recibos de pagamento de aluguel apresentados pela defesa do ex-presidente Lula são “ideologicamente falsos” e foram confeccionados após o início das investigações. No documento, o MPF no Paraná pede que os recibos passem por perícia grafoscópica e que Glauco da Costa Marques, dono do imóvel, e o técnico em contabilidade João Muniz Leite, responsável pelos recibos, prestem depoimento.
“Os supostos 26 recibos referentes à locação do apartamento 121 apresentados pela defesa de Lula têm origem desconhecida, não trazem nenhuma comprovação a respeito da data em que foram produzidos e encontram-se em manifesta contrariedade com todo o acervo probatório, e, destacadamente, com o quanto declarou em interrogatório judicial o próprio Glaucos, apontado como autor daquelas declarações unilaterais de quitação”, diz trecho do pedido.
Na petição, o MPF diz que recibos do pagamento do aluguel não foram encontrados durante diligências de busca e apreensão nos imóveis relacionados a Lula e que só foram apresentados à Justiça na fase de diligências complementares da ação penal, passados mais de nove meses do oferecimento da denúncia. “Tal panorama indica, sem margem à dúvida, que os recibos juntados pela defesa são ideologicamente falsos, visto que é simulada a relação locatícia representada pelo engendrado contrato de locação”.
Já a defesa do ex-presidente argumenta que os recibos comprovam que o aluguel do imóvel foi uma relação contratual entre a família de Lula e Glaucos da Costa Marques. Os advogados de Lula afirmam ainda que parentes e colaboradores de Lula fizeram diligências para encontrar os recibos após pedido feito pelo juiz Sérgio Moro durante depoimento prestado por Lula, em Curitiba (ABr).