74 views 2 mins

ANP não vê ruptura no setor com possível vitória de Bolsonaro

em Destaques
terça-feira, 16 de outubro de 2018

Para o diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Décio Oddone, um eventual governo do candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL), líder nas pesquisas de intenção de votos, não significará uma ruptura no setor de petróleo e gás natural.

Ele acredita que o setor avançou com a retomada dos leilões de áreas exploratórias e com outras mudanças implementadas durante o governo de Michel Temer.
Em sua opinião, no próximo governo “deve prevalecer o pragmatismo”. “Sem nervosismo nesta hora. As coisas estão caminhando bem no Brasil. Não vejo motivo para ansiedade. Não vejo nenhum sintoma de que venha algo disruptivo, nenhum sintoma de mudanças radicais a caminho, no sentido de desestabilizar o setor e a indústria”, afirmou Oddone após participar do seminário FT Commodities – Americas Summit 2018.
O diretor-geral da ANP minimizou, por exemplo, um possível comando militar da Petrobras. “A sociedade brasileira é madura o suficiente para tratar militares e civis da mesma forma. Não tenho nenhum preconceito com militar”, disse Oddone. Na semana passada, o presidenciável pelo PSL afirmou que enxerga a presença chinesa no setor elétrico como um perigo.
Mas, para Oddone, essa fala de Bolsonaro não é suficiente para afastar as petroleiras do país asiático. A estatal chinesa CNPC firmou acordo com a Petrobras para participar da construção da refinaria do Comperj e no cluster campo de Marlim, que também inclui as áreas de Voador, Marlim Sul e Marlim Leste, na Bacia de Campos (AE).