Cultura de Paz para um mundo em guerra

Carol Olival (*)

Quem diria que depois de encararmos uma pandemia que se arrastou por dois anos estaríamos agora enfrentando uma guerra! Quanto tivemos que nos reinventar para manter a economia rodando, quantas dificuldades e quantos desafios tivemos que vencer, somente para chegarmos a 2022 e termos que encarar uma guerra! Quem diria? Será que não aprendemos nada?

A cultura de paz precisa deixar de ser um tema na prateleira dos eruditos e virar uma realidade e uma prática em nossas vidas diárias, em todas as nossas interações, das menores e mais insignificantes às mais complexas e transformativas. Precisamos entender que ou somos parte da indústria que fomenta a paz ou somos parte da indústria que a atormenta.

A paz se faz no dia a dia. Ela começa no interior de nossas casas, das escolas que nossos filhos frequentam, nas empresas em que fazemos parte, dos estabelecimentos em que efetuamos nossas compras. A paz está na nossa forma de falar, de agir, de ensinar e de negociar. Está no todo e nos detalhes, do nosso bom dia ao nosso boa noite. Na nossa forma de enxergar a vida e em como construímos nosso legado.

Como você, como empreendedor, contribui para a manutenção da paz no seu ambiente de trabalho? Como demonstra respeito aos outros, permite espaço para a diversidade e interage com outras perspectivas? No seu dia a dia, como você mede o impacto que seu negócio gera no mundo? Você colabora com a sustentabilidade do meio ambiente, dos recursos do mundo e da comunidade que o cerca? Que sementes você planta?

Refletir sobre nosso papel dentro desse cenário mundial é fundamental para o momento que estamos vivendo e para o mundo que queremos deixar. Não basta sermos “life long learners” profissionais estudando somente áreas de negócios que visam a lucratividade e a continuidade de nossas empresas, precisamos ser “life long learners” na vida, em absolutamente tudo. O conhecimento externo é importante e nos enriquece, mas o conhecimento interno (autoconhecimento), também é essencial para nosso crescimento, desenvolvimento, e principalmente, para a longevidade desse planeta que habitamos.

A paz que está na sua casa permeia sua empresa e constrói o mundo. Sejamos paz.

Com graduação em Arquitetura e Urbanismo, pós graduação em Administração, MBA em Empreendedorismo e Inovação, e Master in Digital Marketing, Carol Olival tem um perfil multidisciplinar e transita com segurança pelos mercados de educação, marketing, vendas e treinamento. Carol operou escolas próprias de inglês por 10 anos, e hoje é Community Outreach Director da Full Sail University, responsável pela criação e manutenção de comunidades internacionais para a universidade através da divulgação das imensas possibilidades que as carreiras na economia criativa oferecem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap