A importância do algoritmo para um conteúdo de sucesso nas plataformas digitais

Já não é mais novidade que quando se pensa em um planejamento de marketing, a força de uma marca está relacionada ao seu poder de se comunicar e criar relações verdadeiras com o seu público.

O mercado entendeu que é através da criação de conteúdos relevantes que o verdadeiro engajamento acontece e que cada vez mais é importante estar presente em todas as plataformas digitais, exatamente onde a sua audiência se encontra.

Uma das coisas mais importantes para garantir um conteúdo de sucesso é entender como cada uma dessas redes funciona e opera, e, principalmente, como os algoritmos nelas se comportam. Entender cada algoritmo e suas entregas é o segredo para que a plataforma seja uma força adicional ao seu planejamento e estratégia de conteúdo. Ou seja, para cada plataforma, uma estratégia diferente deve ser pensada e elaborada.

Quando uma marca pensa em usar o Instagram como canal de comunicação, por exemplo, deve levar em consideração que a plataforma visa priorizar o interesse individual de cada usuário. Logo, cada feed será adaptado ao consumo de cada conta. Aqui, o interesse do público é saber o que as pessoas que eles seguem estão fazendo e sobre conteúdos específicos.

Portanto, para um planejamento de sucesso, é preciso conhecer profundamente quem é o seu público, saber a sua identidade, o que buscam e quem eles são dentro desta rede. Dessa forma, o algoritmo terá uma assertividade maior no momento de entregar o conteúdo para potenciais consumidores que irão realmente engajar com os valores da sua marca.

Contudo, quando olhamos para o TikTok, é necessário que outra estratégia seja abordada. Nesta plataforma, o algoritmo funciona de uma forma completamente diferente na distribuição dos conteúdos, permitindo um alcance maior e para um público muitas vezes além daquele que a marca já entende como o seu target.

Ao contrário de todas as outras plataformas, o TikTok é a que mais possibilita a aquisição de um novo público, pois é onde as pessoas estão dispostas a verem conteúdos diversificados de pessoas que não seguem, a curtir e compartilhar caso se identifiquem com o que estão assistindo.

O grande diferencial aqui é a originalidade, é entregar aquilo o que o público busca desatentamente, mas que prende a atenção. Por isso, a constância nas postagens se torna importante, para que o algoritmo aprenda e cada vez mais tenha assertividade na distribuição do conteúdo.

Por isso, compreender cada particularidade das redes sociais se torna uma questão essencial para que se atinja resultado, com impacto direto em aumento no alcance e engajamento com o público-alvo. Somente assim é possível fazer com que os algoritmos trabalhem a seu favor, produzindo um efeito positivo.

O fato é que, cada vez mais, os algoritmos serão utilizados em todas as redes sociais e plataformas digitais que venham a existir. Isso possibilita que as pessoas que acessem essas redes tenham cada vez mais acesso a conteúdos que realmente querem receber e a informações de seu interesse.

Do ponto de vista das empresas, eles possibilitam a melhora da comunicação com os clientes, personalizando cada vez mais esse relacionamento e possibilitando uma conexão com uma audiência mais fiel que se reconhece nos valores dos produtos ou serviços ofertados. E quanto mais desenvolvido for o algoritmo, mais precisos irão se tornar esses dados.  

Paula Santos é especialista em planejamento estratégico de marketing e desenvolvimento e posicionamento de artistas no mercado fonográfico. Graduada em Music Business na Full Sail University, atuou em grandes gravadoras do mercado como EMI Music e Universal Music Group no setor de Marketing. Como Label Manager, foi responsável pelo desenvolvimento estratégico de artistas de selos renomados como Caroline International, Decca Music, Because Music e Concord. No decorrer da carreira, trabalhou com artistas internacionais como David Guetta, Coldplay, Major Lazer, Kary Perry, além de muitos outros nomes da cena alternativa e independente do mercado internacional, gerenciando o lançamento de inúmeros projetos.

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