85 views 10 mins

Dicas infalíveis para atrair mais clientes para o seu negócio

em Destaques
terça-feira, 26 de julho de 2022

Para conquistar o cliente num mercado competitivo como o atual, é necessário que o empreendedor tente se aprofundar no mercado no qual atua, com pesquisas sobre o comportamento, expectativas e necessidades do consumidor.

Existem diferentes estratégias que podem ser adotadas por pequenas, médias e grandes empresas para atrair e fidelizar consumidores, como o pagamento parcelado sem cartão, por exemplo.

Com objetivo de ajudar o homenageado do dia a se diferenciar da concorrência e atrair mais clientes para sua loja, Bruno Borges, CMO da Provu, fintech especializada em meios de pagamento e crédito pessoal, listou 11 ótimas dicas para começar a seguir já! Confira:

  • 1. Conheça o seu cliente – Quem é o cliente ideal para o negócio? Do que ele gosta e o que ele precisa? Onde mora? O que faz no tempo livre? Quais são suas dores? Conhecer o cliente ideal para o seu negócio é o primeiro passo para qualquer estratégia de marketing bem feita. Isso porque, ao entender bem o consumidor, é possível desenvolver promoções e comunicações específicas para ele e alcançar resultados muito melhores.

Ou seja, fica fácil procurar por novos clientes quando se sabe exatamente quem são eles. Dessa maneira, a recomendação é ter foco e evitar abordagens muito amplas para o mercado-alvo, porque isso pode impedir o desenvolvimento de estratégias direcionadas para atrair as pessoas certas.

  • 2. Anúncios online e offline – Atualmente, existem diferentes formas de fazer anúncios tanto no meio online quanto no offline. Para um público mais jovem, por exemplo, talvez faça mais sentido apostar em mídias sociais como o Tik Tok e o Instagram, ao invés de focar esforços em flyers e rádios. Já para um público B2B, o LinkedIn pode ser um caminho mais interessante.

No entanto, esses são só exemplos que devem variar muito de acordo com o perfil. Portanto, reforço que é fundamental conhecer esse cliente, que pode ser até mesmo um jovem da geração Z que consome revistas ou uma pessoa idosa que escuta podcasts. Nem tudo está dado!

Outro ponto interessante é que as mídias online possuem métricas, segmentações e custo-benefício melhor do que as offline. Por isso, geralmente é mais fácil atingir o público desejado e ver o resultado dos esforços do que com outdoors e panfletos. Em suma, considerar o orçamento, o público e variar na escolha de anúncios, é sempre uma ótima pedida para promover negócios e atrair novos clientes.

  • 3. Construir parcerias estratégicas – Fechar parcerias com empresas que oferecem serviços complementares aos oferecidos é uma ótima oportunidade para aproveitar a sinergia e oferecer uma experiência completa ao cliente. Além disso, conhecer novas pessoas e até fazer parte de associações locais também pode ser extremamente benéfico e agregar valor à marca.
  • 4. Engajar os atuais clientes – Investir em estratégias como o marketing de conteúdo, engajar a base atual de consumidores e nutrir relações próximas é um excelente passo para que clientes recomendem a loja para mais pessoas e comprem mais vezes.

É possível, por exemplo, criar um programa de indicações, oferecendo bônus para aqueles que trouxerem mais pessoas, ou programas de fidelidade para garantir a recompra. Esse engajamento é importante para fidelizar os clientes. Como já dizia Philip Kotler, um dos gigantes do marketing, “manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo”.

  • 5. Ofereça novos meios de pagamento – Oferecer diferentes meios de pagamento, como condições especiais para compras à vista, parcelamento no boleto, entre outros, é indispensável para se manter competitivo e evitar que o cliente desista da compra. Isso porque cada vez mais as pessoas buscam comodidade e flexibilidade para realizar pagamentos.

Opções como o Provu Parcelado, por exemplo, são uma excelente alternativa para que clientes possam parcelar compras sem cartão de crédito, enquanto o comerciante recebe o valor total da compra, sem pagamento de taxas, como acontece com as maquininhas de cartão de crédito.

  • 6. Presença na internet – É inegável que ter uma presença digital é um pilar extremamente importante na hora de conquistar novos consumidores, independentemente do seu negócio. Isso porque, hoje em dia, milhares de pessoas fazem compras online e mesmo quando querem comprar em loja física, elas pesquisam sobre o produto na internet antes.

Estar presente nas redes sociais não só é uma estratégia para divulgar os produtos oferecidos, mas também para atrair novos clientes e ainda manter um bom relacionamento com atuais clientes em interações com seguidores.

  • 7. Participar de eventos – A participação em eventos também oferece possibilidades interessantes para lojas, pois é uma ótima chance de demonstrar os diferenciais de marca, produto, valores e propósitos, permitindo estabelecer uma conexão emocional com os participantes.

Da mesma forma, esse contato mais pessoal é uma boa ferramenta para transformar possíveis clientes em clientes fiéis e aumentar o reconhecimento de marca para pessoas que, de outra forma, jamais teriam contato com ela.

  • 8. Reativar clientes antigos – A reativação de clientes antigos é uma boa opção para cultivar a fidelização, incentivar a recompra e o marketing boca a boca. Para isso, uma tática muito eficiente é criar um cronograma de envio de comunicações para consumidores que não tiveram reincidência de compra em 6 meses, por exemplo.

É possível entrar em contato via e-mail, mensagens de texto e WhatsApp com uma mensagem dizendo que sente falta deles e oferecer descontos e promoções exclusivas para incentivá-los a voltar. A tendência é que clientes antigos, que já conheçam o seu negócio e estão satisfeitos, voltem com mais facilidade. Além de normalmente ser mais baratos do que conquistar novos clientes.

  • 9. Marketing de influência – O marketing de influência vem crescendo e fechar uma parceria de forma correta certamente é uma maneira eficiente de atrair novos clientes. Engana-se quem acha que é preciso gastar muito dinheiro para contratar famosos, quando o negócio é de menor porte.

É possível ver quais são os micro ou nano influenciadores que tenham relação com a mensagem e os valores da marca e firmar parcerias para conteúdos autênticos sobre seus produtos e serviços, alcançando o público através de um canal que diariamente já conversa com eles.

  • 10. Descontos e promoções – São sempre bem-vindos para quase todo tipo de consumidor. Por isso, para movimentar as vendas, sempre vale apostar em ofertas sazonais para atrair novas pessoas. Aqui, é importante divulgar bastante: comunicar no site, nas redes sociais e em cartazes na frente da loja, quando física. Assim, as pessoas irão saber sobre as ofertas e serão atraídas até o negócio.
  • 11. Promovendo a própria expertise – Ao promover a própria expertise por meio de conteúdos, webinários, vídeos e palestras, o empreendedor consegue mostrar para seus clientes o quanto ele entende sobre aquilo que vende. Assim, as pessoas irão confiar mais em suas indicações e, na hora de procurar uma loja daquele nicho, logo irão pensar nele. – Fonte e outras informações: (https://provu.com.br/).