105 views 3 mins

Livros em Revista 15 a 17/10/2016

em Ralph Peter
sexta-feira, 14 de outubro de 2016

que enchente temporario

Que Enchente me Carrega?

Menalton Braff – Primavera – é um romance colado no ponto de vista de um artesão, Firmino, figura emblemática da classe média, resíduo do modo medieval de produção. Ele tenta sobreviver em pleno capitalismo selvagem. Como produtor – artesão – autônomo de calçados, sua resistência, vai sendo minada aos poucos, pela sucessão de perdas irreversíveis que lhe são impostas: freguesia, esposa, casa, razão. Trata-se de um monólogo interior, em que as ações presentes vão-se desenrolando ante ao leitor, enquanto acontecem, confundindo-se com ações passadas, à medida que o pensamento do personagem principal vai-se tornando confuso. Há um clima de espera, a ameaça de uma tragédia, que não se sabe de que lado vai chegar. Neste ambiente é que Firmino procura agarrar-se ao pouco que lhe resta e que ele confunde por associações alucinadas, como ocorre entre a esposa, e a própria casa. Espremido entre o desejo de ser considerado um artista, e a inevitabilidade capitalista de transformar-se em apenas um funcionário de linha de produção, Firmino, classe média, encaminha-se aos poucos para sua vegetalização definitiva. Prende o leitor em êxtase! Disponível somente em e-books.

rio de janeiro temporario

Rio de Janeiro: Paisagens entre a montanha e o mar

Rafael Winter Ribeiro – Brasileira de Arte – Imagens com definições irretocáveis, muitas com dupla página, causam ao leitor brasileiro, um justificado ufanismo. Ao leitor estrangeiro, levará a imagem de uma cidade, privilegiada pela natureza, onde abundam pontos de real e boa atividade humana. Suas mazelas e vicissitudes não são exploradas, afinal, trata-se de empunhar a beleza que paira em suas paragens, aliás, encantadoras. Edição português-inglês. Ótimo documento, belo presente.

kabbalah temporario

Kabbalah Hermética

JMarcelo Del Debbio – Daemon – Lastreada na Cabala judaica, recebeu adaptações para a alquimia durante o período medieval, propiciando caminhos para estudos da Maçonaria, Rosa Cruz e tantas outras filosofias iniciaticas e ordens herméticas, a partir do século XX. Edição ricamente ilustrada, em suas quase 700 páginas, praticamente esgota o assunto. Para guardar com carinho e consultar. Magnifico presente. Lindo, curioso, esclarecedor.

a lenda temporarioA Lenda

Luiz Amato – Após um terremoto de grau médio, em 1937, numa pequena cidade, no sul da Itália, uma fenda abriu-se no solo. Estranhos fenômenos passam a ocorrer, ampliando ainda mais, a crendice local de que haveria um local, onde almas seriam ali depositadas. O pároco local, assustado, enviou um apressado comunicado para Roma, relatando os fatos. Chamado, dirigiu-se ao centro do catolicismo, para esclarecer e obter mais notícias, bem como definição de “modus agendi”. O leitor viajará com a trama, num intrigante regresso a tempos distantes, a partir do século XII, passando pelo XIV. Seguro entretenimento, com boas e fidedignas informações.