Lazer e Cultura 15 a 17/10/2016

Guerra de Tróia

Com direção de Jô Soares, “Tróilo e Créssida” traz Adriane Galisteu e Maria Fernanda Cândido no elenco.
  • Save

Acompanhado por Adriane Galisteu e Maria Fernanda Cândido, o diretor e apresentador Jô Soares apresenta sua versão para Tróilo e Créssida, de William Shakespeare (1564-1616)

Considerada um dos textos menos conhecidos do bardo inglês, a peça se passa na Guerra de Tróia, quando Tróilo, um dos filhos do rei Príamo, apaixona-se por Créssida, a filha do sacerdote traidor Calcas, que passou para o lado dos gregos depois de prever que o exército troiano perderia o conflito. O jovem enamorado pede ajuda a Pândaro, o tio da dama, para se aproximar dela. Embora corresponda ao amor do rapaz, Créssida finge indiferença para se proteger de toda a circunstância. As disputas pelo poder e os episódios conhecidos dessa guerra são o plano de fundo da história dos apaixonados. Com Adriane Galisteu, Maria Fernanda Cândido, Marco Antônio Pâmio, Luciano Schwab, Otávio Martins, Tuna Dwek, Giovani Tozi, Nícolas Trevijano, Paulo Marcos, Fernando Pavão, Ando Camargo, Luiz Damasceno, Guilherme Sant’anna, Kiko Bertholini, Felipe Palhares, Ataíde Arcoverde, Ricardo Gelli, Eduardo Semerjian, Cláudia Manzini, Ivana Oliveira, Juliana Carvalho, Luzia Reis e Zelia Costa.

Serviço:. Teatro do Sesi São Paulo, Av. Paulista, 1313, Bela Vista, tel. 3146-7405. De quarta a domingo às 20h30. Até 18/12.

REFLEXÃO

ORAÇÃO E ATENÇÃO: Oraste, pediste. Desfaze-te, porém, de quaisquer inquietações e asserena-te para recolher as respostas da Divina Providência. Desnecessário aguardar demonstrações espetaculosas para que te certifiques quanto às indicações do Alto. Qual ocorre ao Sol que não precisa descer ao campo para atender ao talo de erva que lhe roga calor, de vez que lhe basta, para isso, a mobilização dos próprios raios, Deus conta com milhões de mensageiros que Lhe executam os Excelsos Desígnios. Ora e pede. Em seguida, presta atenção. Algo virá por alguém ou por intermédio de alguma coisa, doando-te, na essência, as informações ou os avisos que solicites. Em muitas circunstâncias, a advertência ou o conselho, a frase orientadora ou a palavra de bênção te alcançarão a alma, no verbo de um amigo, na página de um livro, numa nota singela de imprensa e até mesmo num simples cartaz que te cruze o caminho. Mais que isso. As respostas do Senhor, às tuas necessidades e petições, muitas vezes te buscam através dos próprios sentimentos a te subirem do coração ou dos próprios raciocínios e a descerem do cérebro ao coração. Deus responde sempre, seja pelas vozes da estrada, pela pregação ou pelo esclarecimento da tua casa de fé, no diálogo com a pessoa que se te afigura providencial para a troca de confidências, nas palavras escritas, nas mensagens inarticuladas da natureza, nas emoções que te desabrocham da alma ou nas ideias imprevistas que te fulgem no pensamento, a te convidarem o espírito para a observância do Bem Eterno. O próprio Jesus, o Mensageiro Divino por excelência, guiou-nos à procura do Amor Supremo, quando nos ensinou a suplicar: “Pai Nosso, que estás no Céu, santificado seja o Teu nome, venha a nós o Teu reino, seja feita Tua vontade, assim na Terra como nos Céus…” E, dando ênfase ao problema da atenção, recomendou-nos a escolher um lugar íntimo para o serviço da prece, enquanto Ele mesmo demandava a solidão para comungar com a Infinita Sabedoria. Recordemos o Divino Mestre e estejamos convencidos de que Deus nos atende constantemente; imprescindível, entretanto, fazer silêncio no mundo de nós mesmos, esquecendo exigências e desejos, não só para ouvirmos as respostas de Deus, mas também a fim de aceitá-las, reconhecendo que as respostas do Alto são sempre em nosso favor, conquanto, às vezes, de momento, pareçam contra nós. Emmanuel (De “À luz da oração”, de Francisco Cândido Xavier – Espíritos diversos)

Jazz

Hammond Grooves
  • Save

No show Hammond Grooves são interpretados alguns sucessos do estilo soul/jazz e temas autorais. Entre uma música e outra conta histórias, curiosidades, recomenda discos e livros sobre este fascinante universo musical. Com Wagner Vasconcelos: Bateria. Filipe Galadri: Guitarra.

Serviço: Auditório da Livraria Cultura do Shopping Bourbon, R. Turiassú, 2100, Perdizes, tel. 3874-5050. Terça (18) às 19h30. Entrada franca.

Solidão

Celso Frateschi apresenta espetáculo baseado em obras do russo Fiódor Dostoievski (1821-1881), o monólogo “O Subsolo”. Frateschi dá vida a um funcionário público aposentado que se trancou em um apartamento e mal sai de lá, tamanho seu inconformismo com a hostilidade percebida fora de seus limites. O espetáculo possibilita múltiplas leituras, principalmente em relação ao próprio artista, conhecido pela forte militância política.

Serviço: Ágora Teatro, R. Rui Barbosa, 672, Bela Vista, tel. 3284-0290. Domingos às 19h. Ingresso: R$ 60. Até 04/12.

Monólogo

Nilton Bicudo como Myrna, a conselheira rodriguiana.
  • Save

Ninguém jamais viu a cara de Myrna. Só havia uma certeza: tratava-se de uma mulher que distribuía conselhos sentimentais nas páginas de um jornal no fim dos anos 40. O ator Nilton Bicudo criou uma imagem para representar no monólogo cômico esse pseudônimo feminino do dramaturgo Nelson Rodrigues. Elegante e sóbria, a personagem surge com um cabelo curto e grisalho e, diante de um microfone, reflete sobre relacionamentos, inquietações e solidão feminina.

Serviço: Av. Paulista, 2073, Bela Vista, tel. 3170-4059. Domingos às 15h. Ingresso: R$ 50. Até 11/12.

Contação de Histórias

Entediado, em meio a um deserto, um viajante decide criar um jardim. Mas como fazê-lo? O espetáculo “Meu Jardim” fala de esperança, de sonho, do desejo e da possibilidade de transformar o mundo em uma paisagem que poderia ser o Irã, como poderia ser o Brasil. A montagem utiliza elementos visuais e sonoros próprios da cultura brasileira e se aproxima da cultura iraniana. Juntas, curiosamente, parecerão familiares a cidadãos de todo o mundo.

Serviço: Espaço Sobrevento, R. Coronel Albino Bairão, 42, Mooca, tel. 3272-9684. Sábados e domingos às 11h. Entrada franca. Até 06/11.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap