130 views 3 mins

O “impeachment” na ordem do dia!

em Colunistas, Eduardo Monteiro
sexta-feira, 04 de dezembro de 2015

O “impeachment” na ordem do dia!

Dilma deverá se afastar por 180, durante a tramitação do processo e neste caso assume a presidência o vice Michel Temer!

Pois é, de repente deu os “três minutos” no Eduardo Cunha e ele com a cara de pau que Deus lhe deu, já que está correndo o risco de ser cassado também, resolveu aceitar um dos mais de vinte pedidos de “impeachment” que estavam engavetados como “trunfo” no jogo sujo da tradicional e corriqueira “barganha” política!!! Certamente ele optou pelo mais consistente em suas colocações contra a presidente!
A tramitação de um pedido dessa grandeza, mesmo estando repleto de motivos confirmados pelas investigações e denúncias, e, por ser desejo da sociedade em quase todos os níveis, é muito problemático e pode ser rejeitado pelo plenário da câmara, já que Eduardo Cunha, deixou de ter todo aquele apoio que precisava, se não estivesse envolvido também!
As leis e regulamentos vigentes, que foram aprovadas pelos parlamentares, através dos tempos, quase sempre induzidos, embora elaboradas por assessores da comissão de justiça da casa, sempre deixam uma válvula de escape no caso de um “descuido” do homem público, favorecendo inclusive quem estiver “sub judice” como vai estar a presidente Dilma Rousseff…
Cunha está criando uma comissão especial para discutir os termos do impedimento e se o plenário da câmara aceitar o pedido de “impeachment”, Dilma deverá se afastar por 180, durante a tramitação do processo e neste caso assume a presidência o vice Michel Temer! Será que ele vai dar continuidade ao “status quo” criado pelo PT? Será que vai manter os ministros para manter o apoio parlamentar? Será que vai corresponder à expectativa dos “experts” e da sociedade?
Então, é muito cedo para fazermos conjecturas, pois o impedimento, pode até dar em nada se o congresso, rejeitarem o seu encaminhamento…
Assim, mesmo que surjam comemorações com o povo nas ruas é aconselhável, aguardar mais um pouco para termos certeza de que o “impeachment” vai acontecer. Quanto ao fato, como diz o ditado ela, Lula e PT “plantaram” tempestade, vão colher “granizo”!

(*) – É Jornalista – MTb 21.275 – (www.emquestao.com) ([email protected]).