395 views 2 mins

Consulta ao pagamento da restituição do Imposto de Renda está disponível na plataforma GOV.Br

em Eduardo Moisés
terça-feira, 26 de julho de 2022

Eduardo Moises

            O serviço de consulta ao pagamento da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) pode ser acessado de forma gratuita pelos cidadãos por meio da plataforma digital GOV.BR.

            Referido acesso pode ser realizado a qualquer momento e permite verificar a situação da declaração e o cronograma de pagamentos.

            Imperioso salientar que os lotes de restituição do imposto de renda possuem critérios legais de prioridade. Ao todo as restituições foram divididas em cinco lotes. Os idosos vêm em primeiro lugar, seguidos dos contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério e, depois, os demais contribuintes. Se houver empate nos critérios, a prioridade é para quem entregou a declaração primeiro.

            O pagamento das restituições foi iniciado em 31 de maio e o segundo lote também já foi pago em 30 de junho. O próximo lote terá seus valores creditados aos contribuintes na próxima sexta-feira, dia 29. Outros dois lotes terão seus valores creditados ao longo do segundo semestre de 2022, em 31 deu agosto e 30 de setembro..

            É possível ao contribuinte verificar a atual situação de sua declaração e conhecer mais sobre o serviço: ao acessar a página, ele deve clicar no botão “iniciar”, de cor verde no destaque na tela e, na nova janela, inserir os dados e avançar. Outros serviços digitais da plataforma GOV.BR podem ser acessados por meio da opção “serviços” no menu do site.