A – TIM ativa primeiro biosite eólico do País
Um dos balneários mais famosos do Nordeste, Pipa, foi o destino escolhido pela TIM para receber a primeira antena (biosite) movida a energia eólica. A praia, localizada em Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte, é procurada por turistas do mundo inteiro pela combinação das ondas, dos bons ventos e da beleza natural. A operadora, alinhada aos pilares ESG, investiu na implantação do site movido a energia renovável para ampliar e reforçar a cobertura da rede 4G na localidade, situada a 77 km da capital, Natal, e servirá em breve para testes também da tecnologia 5G. Essa a antena é diferente das torres eólicas tradicionais, porque as pás são posicionadas na vertical, no topo do poste metálico. Isso garante que o movimento seja mais silencioso e eficiente, além causar menor impacto visual (AI/TIM).
B – Azeite do Bem
A Andorinha, marca pertencente ao grupo Sovena, que importa para o Brasil azeites do seu olival próprio em Portugal, criou um produto exclusivo para o mercado nacional: o azeite ‘Andorinha Extra Virgem Projeto Revoa’, uma inovação no setor alimentício. Isso porque 100% do lucro das vendas será destinado a programas de aceleração de negócios sociais que desenvolvam soluções para os principais desafios de alimentação na região Nordeste do Brasil.?Esta é a primeira de muitas acelerações que a Andorinha pretende fazer com as arrecadações das vendas do azeite. A proposta, é transformar o programa em algo vivo, para que outros negócios também sejam beneficiados no futuro. Saiba mais em: (https://projetorevoa.prosas.com.br/).
C – Defesa para Mulheres
No mês de março, em que se comemora o Dia da Mulher, a Federação Sul Americana de Krav Maga, realizará seminários gratuitos sobre a defesa pessoal israelense, exclusivamente voltados para mulheres praticantes ou não dessa modalidade. A ideia é sensibilizar a mulher sobre a importância do combate à violência e mostrar que ela pode ser parte ativa da prevenção desse tipo de problema, crescente no Brasil e no mundo. Os treinos serão destinados às mulheres maiores de 14 anos, independentemente de preparo físico ou de habilidade para artes marciais ou esportes. Os seminários acontecem nas academias credenciadas (www.kravmaga.com.br). As datas e horários variam em cada academia. A inscrição é obrigatória e gratuita, mas as vagas são limitadas.
D – Qualidade de Ensino
A Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da USP, passa a contar com um novo fundo de sustentabilidade institucional e financeira, o Sempre Sanfran. O fundo de endowment visa retribuir à sociedade as contribuições que ela proporciona, promovendo estabilidade e previsibilidade na geração de rendimentos livres para investimentos voltados à instituição. Objetiva oferecer suporte para a continuidade da educação de qualidade da universidade. Os valores de doações arrecadados serão destinados a melhorias à faculdade, oferecendo apoio financeiro a diversos tipos de projetos, tanto estruturantes como estratégicos, que contribuam para a qualidade de ensino, da sua infraestrutura e, ainda, que viabilizem projetos que tornem a faculdade mais inclusiva. Saiba mais: (http://sempresanfran.org.br/).
E – Escolha das Profissões
A Descomplica Faculdade Digital, uma das líderes em educação e tecnologia no Brasil, realiza, entgre os dias 8 e 10 de março, de forma online, o evento gratuito: “Carreiras da Nossa Geração”, que visa reunir personalidades do mercado de inovação e empreendedorismo para debater quais são as novas perspectivas para o campo profissional brasileiro. O principal público esperado são jovens que estão em uma das fases decisivas na escolha da profissão: vão prestar vestibular e Enem para disputar uma vaga no Ensino Superior. Carreiras que eram sinônimo de prestígio, altos salários já estão passando por grandes mudanças e incorporando até mesmo o uso de Inteligência Artificial no dia a dia das profissões. Inscrições: (https://carreirasdanossageracao.com.br/).
F – Match da Carreira
Na próxima quarta-feira (23), serão encerradas as inscrições para o Conexão Tech, evento promovido pela Fundação Estudar, que promove o encontro virtual entre jovens talentos interessados no mercado de tecnologia e recrutadores das maiores organizações do setor no país. O evento acontece nos dias 30 e 31 de março e conta com a participação de empresas como Enext e Nuvemshop. Voltado a jovens interessados em definir seus próximos passos dentro de uma carreira na área de tecnologia, o programa inclui vários benefícios. Oportunidade para jovens que desejam entender melhor o dia a dia das áreas de atuação no setor da tecnologia. Inscrições e mais informações: (https://conteudos.napratica.org.br/).
G – Chamada TechMakers
Está aberta a 3ª edição da Chamada TechMakers Brasil e Suíça, que busca unir empresas dos dois países em projetos conjuntos de inovação. Essa é uma realização da Embrapii, em parceria com a com a Apex-Brasil e a Agência Suíça de Inovação. Os organizadores realizarão um webinar na próxima terça-feira (22), às 9h30, para apresentar os detalhes da iniciativa e esclarecer dúvidas. As propostas devem envolver ao menos uma empresa de cada país e resultar no desenvolvimento de um novo produto, processo produtivo ou serviço de aplicação industrial com potencial de mercado significativo para o Brasil e a Suíça. Interessados podem se inscrever no link: (bit.ly/3GWXZNI).
H – Casa de Escape
Já pensou em um hotel no qual cada quarto é um jogo de escape tão imersivo que transporta os jogadores a uma espécie de metaverso? Parece coisa de ficção científica, mas no Escape Hotel a alternativa de turismo de experiência e entretenimento de imersão já é realidade muito antes do metaverso virar trending topics. Projetado como se fosse um hotel de verdade, com balcão de check-in, lobby, camareira, longos e misteriosos corredores e inúmeros objetos e detalhes que promovem uma imersão única no universo dos escape games, é uma opção diferenciada de entretenimento para turistas de qualquer parte do Brasil e do mundo que buscam por lazer e passeios de experiência na cidade de São Paulo. Saiba mais em: (www.escapehotel.com.br).
I – Sustentabilidade e Governança
As grandes empresas do varejo internacional têm aderido em peso às práticas ESG, por demandas que partem tanto dos clientes quanto da situação social gerada como consequência da pandemia. No varejo brasileiro, no entanto, estas práticas ainda possuem pouca expressividade, com menos de 30% das marcas nacionais se dedicando a pautas sociais, de sustentabilidade e de governança, segundo relatórios publicados pela CNI. Neste cenário, a Castelo Alimentos se destaca por dedicar anualmente aportes a instituições sociais que atuam em todo território nacional, como o Fundo Social de Solidariedade e o Projeto Guri. Em 2022, o investimento da Castelo ultrapassa a casa dos R$300 mil reais e beneficiará iniciativas ligadas às áreas de Saúde, Educação, Cultura e Esportes. Para saber mais, acesse: (www.casteloalimentos.com.br).
J – Previdência Privada
O mercado de seguros de pessoas avançou 12,72% no que diz respeito à arrecadação, no último ano. É o que aponta o último relatório de 2021 elaborado pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida. Em valores, foram mais de R$ 51,17 bilhões acumulados em prêmios, entre janeiro e dezembro. Quase a metade foi alcançada pelos seguros de Vida, nas modalidades em Grupo (R$ 13,5 bi) e Individual (R$ 9,9 bi). Em seguida, vêm o Prestamista (R$ 15,6 bi) e Acidentes Pessoais (R$ 6,8 bi). Os seguros Funeral e Doenças Graves também tiveram um aumento considerável em relação ao ano anterior, com R$ 1,05 bilhão e cerca de R$ 1,4 bi em prêmios, respectivamente. Desde abril de 2020, as empresas assumiram o pagamento das indenizações por mortes da Covid-19, desembolsando até dezembro de 2021 quase R$ 6 bilhões, para mais de 162 mil famílias.
K – Serviços de Assinatura
Pela primeira vez, o Adobe Sign, serviço de assinatura eletrônica da Adobe, realiza o evento online e gratuito “Adobe Sign Tour”, na próxima terça-feira (22), das 10h às 11h30. Objetiva disseminar o impacto e a capacidade que a assinatura eletrônica tem de acelerar a transformação digital dos negócios e, ao mesmo tempo, expressar as características individuais das pessoas. A ativação contará com a participação especial das grafólogas Cristianne Valladares e Janete Dias, profissionais da Grafologia Brasil Escola de Formação, do senior channel manager da Adobe no Brasil, Eduardo Jordão, e do diretor Comercial da Adobe para América Latina, Dario Llorente. Inscrições: (https://documentcloudforbusiness.com/br/adobe-sign-tour-2022/).