Negócios em Pauta 06/02/2018

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 05 de fevereiro de 2018

A – Redação para Brasileiros

A Embaixada da China no Brasil recebe até o dia 31 de julho inscrições para o concurso de ensaios ‘Eu e a China’. Realizada em parceria com o China International Publishing Group, a premiação marca o 40º aniversário da política de reforma e abertura do país asiático. Os autores das duas melhores redações serão premiados com uma viagem à China. Os demais 12 ensaios destacados serão agraciados com produtos eletrônicos. Os participantes devem elaborar um texto em português, de até 8 mil palavras, descrevendo a relação individual e familiar com a China após a aplicação da política de reforma e abertura e o seu crescimento pessoal e em paralelo com o progresso do país. Saiba mais em (http://br.china-embassy.org/por/).

B – Corretores de Imóveis

Uma das grandes novidades que a Universidade Secovi reservou para 2018 é o lançamento do curso “Negócios imobiliários: inove ou morra”, dirigido a profissionais que atuam com intermediação imobiliária, como administradores e corretores de imóveis. As duas principais inovações incorporadas ao programa são a adoção da abordagem do microlearning e a distribuição de conteúdo via plataforma WhatsApp. O curso, idealizado por Marcelo Pimenta, empreendedor, professor, consultor e estrategista em inovação, indica que que microlearning é um conceito em formação, sem consenso no meio acadêmico ainda, mas com total aderência à demanda atual por diferentes formas de capacitação, em que os alunos estudam em intervalos de tempo entre uma atividade e outra, no trânsito, praticando esporte etc. Mais informações: (www.universidadesecovi.com.br).

C – Combate à Evasão Escolar

A Secretaria da Educação do Estado solicita aos pais e responsáveis dos cerca de 3,7 milhões de estudantes da rede estadual que compareçam as unidades de ensino, para a atualização do cadastro, até o dia 2 de março. Basta levar um comprovante de endereço e um documento com foto na secretaria da escola em que o estudante está matriculado. Garantir que as informações de pais e alunos estejam atualizadas na escolas possibilita, entre outras coisas, o trabalho em conjunto no combate à evasão escolar. Com dados atualizados, a unidade de ensino pode conversar com os responsáveis a fim de saber os motivos de faltas e buscar uma solução que garanta o acesso do aluno à escola. Também proporciona uma comunicação rápida em casos emergenciais e ainda garante que o estudante consiga se matricular na escola mais próxima de sua residência.

D – FGV Think Tanks

A Fundação Getulio Vargas ficou, pela 9ª vez, entre as 10 melhores think tanks do mundo, de acordo com a Universidade da Pensilvânia que divulga o Global Go To Think Tanks Rankings 2016. Desta vez, subiu quatro posições ocupando agora o 9º lugar e continuando, pelo 8º ano consecutivo, como o melhor think tank da América Latina. Think tanks são as organizações que produzem pesquisas independentes, analisam problemas sociais relevantes em diversos setores como tecnologia, políticas estratégicas, economia, política externa, políticas de negócio, políticas públicas e sociais, etc. E mais do que isso, geram engajamento com os temas cruciais nas áreas citadas, para promover o debate e saber junto à sociedade, bem como soluções para os problemas enfrentados pelas coletividades.

E – Alimentos Pet

Uma das maiores fabricantes de alimentos para cães e gatos do Brasil, a Adimax Pet acaba de inaugurar a sua quarta fábrica. Com alto investimento, a nova planta está localizada na cidade de Goianápolis, na região metropolitana de Goiânia, e tem capacidade produtiva de até 4 mil toneladas por mês, além de gerar 150 empregos diretos. Detentora das marcas Magnus, Fórmula Natural e Qualidy, a empresa busca expandir ainda mais a sua atuação no país e, para isso, enxerga o Centro-Oeste como um ponto estratégico. Além da planta goiana, a fabricante já conta com unidades fabris nas cidades de Salto de Pirapora, Uberlândia e Abreu e Lima, além de sete centros de distribuição, nos estados do Paraná, Santa Catarina, Ceará, Bahia, e Minas Gerais.

F – Veículos Eletrificados

A Toyota Motor Corporation anunciou ter atingido um marco importante nas vendas anuais de veículos eletrificados em 2017, com mais de 1,52 milhão de unidades vendidas ao redor do mundo. O valor representa um aumento de 8% em relação ao último recorde estabelecido em 2016, marcando anos consecutivos de crescimento e realizando uma das metas do Desafio Ambiental da Toyota de 2050, vendendo mais de 1,5 milhão de veículos eletrificados em apenas um ano, três anos antes da meta original estabelecida para 2020. Além disso, vendas acumuladas de veículos eletrificados agora ultrapassam 11,47 milhões, representando uma redução de mais de 90 milhões de toneladas de CO2 comparado a vendas de veículos convencionais equivalentes (www.toyota.com.br).

G – Seminário Científico

Em 2018, a Faculdade de Saúde Pública da USP completa seu primeiro centenário. Para marcar o momento, será realizado entre os próximos dias 20 e 23, o Seminário Científico Internacional Comemorativo dos 100 Anos da FSP/USP, com o tema “Perspectivas da Saúde Pública no Século 21”. O programa foi pensado considerando ideias que possam refletir o futuro da saúde pública e a formação abrangente dos alunos da Faculdade. “Saúde da mãe e da criança”, “Sistemas alimentares: sustentabilidade e saúde”, “Direitos humanos, iniquidade e saúde”, “Desafios contemporâneos para os sistemas de saúde” e “Doenças não transmissíveis”, são alguns dos temas dos painéis, que reunirão pesquisadores e especialistas da USP e de diversas outras instituições. Mais informações: (www.fsp.usp.br/site/eventos/mostrar/6977).

H – Treinamento Postural

Estão abertas as inscrições para o IV Curso de Especialização no Método de Treinamento Corretivo Postural, desenvolvido pelo Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da UFSCar. O público-alvo é formado por pessoas graduadas em Fisioterapia, Educação Física, Gerontologia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Psicologia e outros profissionais da Saúde que trabalham com o movimento humano e tenham interesse em capacitação no Método, criado por Ana Claudia Duarte, docente e coordenadora da especialização. Serão 12 disciplinas obrigatórias, divididas em módulos (um presencial e três a distância). Outras informações (www.tcp4.faiufscar.com) tel. (16) 3351-8379.

I – Estratégia Eleitoral

A especialista em redes e mídias sociais, Helenice Moura realiza entre os dias 14 e 16, o Congresso Estratégias para Vencer Eleições 2018. Totalmente gratuito e online, o seminário de marketing político e campanhas eleitorais contará com os maiores profissionais do mercado, como: Gil Castilho, ChairWoman da Sociedade Latino Americana de Marketing Político, Karina Kufa, Coordenadora na especialização de direito eleitoral na Faculdade de Direito do IDP, Marcelo Weis, Diretor Brasil da Associação Latinoamericana de marketing político, José Cascão especialista em comunicação pública, entre outros. A ideia é colaborar com candidatos, membros de partidos ou assessores a se prepararem com estratégias e técnicas assertivas, ferramentas digitais e como se defenderem dos robôs da internet. Para participar, acesse e faça o cadastro em (www.vencereleicoes.com/congresso-vencer-elecoes-2018-online-e-gratuito).

J – Custo de um Produto

A precificação é um dos pontos chaves para a saúde financeira de uma empresa. Antes de um produto ser comercializado, é necessário pensar no valor que ele custará levando em consideração diversas variáveis como concorrência, impostos, despesas e custos, entre outros. Sempre atenta às necessidades dos empresários, a Sage, líder global em tecnologia de gestão, realiza o webinar ‘Como devo precificar meu produto?’ para apontar as melhores estratégias de definição de valores. O evento online e gratuito ocorre na quarta-feira (7), às 15h, e terá como palestrante Licia Alegre, especialista de precificação e pós-graduada em Economia Internacional pela Universidade de Málaga, e em Pricing pela Universidade da Georgia. Inscrições: (https://info.sagestart.com.br/evento-online-como-devo-precificar-meu-produto?utm_source=PR).