Negócios em Pauta 30/10 e 03/11/2021

A – Bom humor no encontro entre Biden e Papa

O papa Francisco recebeu na sexta-feira (29) o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que está em Roma para a cúpula anual de líderes do G20. A reunião durou cerca de 1h15, tempo acima da média dos encontros bilaterais do pontífice, e foi marcada pelo bom humor. Segundo comunicado da Casa Branca, Biden agradeceu a Francisco por sua “defesa dos pobres do mundo e daqueles que sofrem com a fome, conflitos e perseguições”. Ele louvou a liderança do papa Francisco na luta contra a crise climática, bem como sua defesa para garantir que a pandemia acabe para todos por meio do compartilhamento de vacinas e de uma recuperação econômica equitativa, disse o governo dos EUA. Segundo a CNN, Biden afirmou que o Papa é o “maior combatente pela paz” que ele já conheceu. Já a Santa Sé disse que o pontífice e o presidente também falaram sobre “o tema dos refugiados e da assistência aos migrantes” (ANSA).

B – Preparação para o Enem

A realização do Enem já está batendo à porta e muitos estudantes não possuem condições financeiras de frequentar cursos preparatórios. A Open Green Road, empresa chilena com cerca de 12 anos de experiência no setor EdTech traz para o Brasil o “Aprendo Livre”. A plataforma é online, gratuita e voltada os estudantes que estão em processo preparatório para o Enem. Oferece materiais, aulas, simulados, suporte tecnológico com experiência de aprendizagem adaptável com tecnologia de IA e a qualidade que eles só poderiam encontrar nas alternativas mais caras do mercado. A EdTech Open Green Road abraçou o propósito de oferecer soluções para reduzir as lacunas educacionais, sociais e econômicas da sociedade. Inscrições e mais informações: (www.aprendolivre.com.br).

C – Profissionais do Futuro

O mundo do trabalho se transforma a cada minuto e o Centro de Integração Empresa-Escola quer mostrar aos jovens como eles devem se preparar para serem os profissionais do futuro. Por isso, entre os dias 8 e 12 de novembro, será realizada a 2ª Edição da EXPO CIEE Virtual, evento gratuito e on-line que contará com aproximadamente 100 palestras, estandes virtuais e oportunidades de estágio e aprendizagem. Na programação estão confirmadas palestras e talks sobre temas do universo jovem; emissão de certificado de participação em tempo real; possibilidades de recrutamento e seleção, com oferta de vagas de estágio e aprendizagem. Mais informações e inscrições: (www.expociee.com.br).

D – Negócios Imobiliários

O Painel do Mercado Imobiliário, levantamento feito pela plataforma Kenlo, identificou crescimento de 110% em transações fechadas no primeiro semestre, na soma de aluguéis e vendas, em comparação com igual período do ano anterior. Estados como São Paulo, Rio, Minas, Bahia e Santa Catarina contribuíram significativamente para o índice, uma vez que cresceram 99%. A pesquisa foi conduzida com 7,5 mil imobiliárias e 44 mil corretores de imóveis cadastrados na plataforma em âmbito nacional. Com três milhões de imóveis listados em sua plataforma, a Kenlo registrou ainda uma alta de 9,97% no segundo trimestre, perante o primeiro. Foram realizados 14.939 negócios no período, ante 13.585 nos três primeiros meses. Saib a mais em: (https://kenlo.io/).

E -Investimentos em Infraestrutura

Nos últimos anos, uma série de medidas e de novas regulações vem impactando diretamente o desenvolvimento de políticas públicas e de investimentos, como o Marco Legal do Saneamento Básico, a Nova Lei do Gás, entre outras mudanças em setores como logística, transporte, mobilidade e energia. Pela primeira vez desde o início da pandemia, as principais agências reguladoras, concessionárias e prestadoras de serviço público se reúnem presencialmente para debater a importância desse ciclo de mudanças estruturais na economia brasileira durante o XII Congresso Brasileiro de Regulação e 6a. Expo ABAR, que acontece em Foz do Iguaçu, entre os dias 10 e 12 de novembro, no Rafain Palace Hotel & Convention Center. Inscrições e informações: (https://congressoabar.com.br/).

F – Inglês na Irlanda

Um dos maiores programas de intercâmbio do mundo está oferecendo 100 bolsas de estudos para brasileiros. A iniciativa é da escola de idioma Seda College, que tem 10 anos de atuação na área de intercâmbio e docência na Irlanda e foi eleita por três anos consecutivos a melhor escola de idiomas do país. A série da Netflix Round 6 serviu de inspiração para a ação, mas ao contrário dos participantes do seriado, os brasileiros não precisam estar endividados para participarem do sorteio das bolsas e realizar o sonho de fazer um intercâmbio fora do país. São 10 bolsas integrais, sendo cinco de curta duração (até 4 semanas) e cinco de longa duração (6 meses), que permite, inclusive, que o estudante trabalhe no país. Informações: (https://promo.sedacollege.com.br/?utm_source=s&utm_medium=press).

G – Gigantes da Tecnologia

A segunda edição do Futurecom Digital Week está chegando. O evento será realizado entre 8 e 11 de novembro, com o mote “Think The Future. Think Ahead”, no formato 100% digital. Reunirá especialistas e autoridades para debater temas como 5G, Inteligência Artificial, Virtualização, Infraestrutura e Conectividade, Internet das Coisas, Blockchain, Edge Computing; Data Analytics, ISPs e Redes Neutras. A grande novidade será o Metaverso 1.0 Futurecom, em que você poderá protagonizar experiências dentro da plataforma, acessando quatro ilhas flutuantes e temáticas. A grande atração internacional será a futurista Amy Webb, que estará na primeira experiência de acesso ao metaverso. Amy é autora de “Os nove titãs da IA: como os gigantes da tecnologia e suas máquinas pensantes podem subverter a humanidade”. Mais informações: (www.futurecom.com.br).

H – Congresso de Fertilizantes

A importância do mercado de fertilizantes para o desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro será discutida no dia 23 de novembro, a partir das 9h00, durante o 8º Congresso Brasileiro de Fertilizantes, que é considerado um dos principais eventos do calendário nacional, organizado e promovido pela Associação Nacional para Difusão de Adubos. São esperadas mais de 1500 pessoas inscritas, entre os principais formadores de opinião, executivos que atuam no mercado brasileiro e internacional de fertilizantes, além de profissionais, técnicos, acadêmicos e demais públicos ligados ao agro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site oficial: (www.congressoanda.com.br).

I – Retomada Econômica

Na próxima sexta-feira (5), às 11h, a Ordem dos Economistas do Brasil promove mais uma edição do evento “Economia em Debate – bases para a retomada do crescimento da economia brasileira”. No encontro, o presidente da OEB, Manuel Enriquez Garcia, recebe os palestrantes José Roberto Mendonça de Barros e Luís Otávio Matias. Mendonça de Barros é economista, ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda e ex-secretário-executivo da Câmara de Comércio Exterior, é sócio da MB Associados. Luís Otávio Matias é formado em Direito, com passagens por grandes instituições, como o Itaú Unibanco, onde foi vice-presidente, é fundador da Intelserv Inteligência em Serviços e vice-presidente da Tecnobank. A participação é gratuita. A transmissão on-line acontece pela plataforma Zoom, no link (https://cutt.ly/evento-oeb-novembro).

J – Direito Político

Estão abertas as inscrições para o Programa de Mestrado e Doutorado em Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie, com a possibilidade de dupla titulação para os estudantes de doutorado com as universidades de Firenze e Salamanca. Acontece na modalidade presencial e as matrículas podem ser feitas até o próximo dia 4. Seu objetivo é estimular e consolidar a reflexão crítica a respeito do impacto que as principais mudanças de paradigma da sociedade contemporânea têm causado na esfera jurídica, criando relações entre o Direito, a Economia e a Política. Abrange áreas como carreira acadêmica, busca por aperfeiçoamento profissional para advogados membros do ministério público, magistrados e penais, além de ser uma grande qualificação na carreira jurídica. Saiba mais em: (https://www.mackenzie.br/pos-graduacao/mestrado-doutorado/
sao-paulo-higienopolis/direito-politico-e-economico
).

K – Licenciamento em Novembro

A partir de 1º de novembro, proprietário de veículos com placas de final 9, além dos caminhões com placas terminadas em 6, 7 e 8, precisam fazer o licenciamento veicular anual obrigatório. Todo o procedimento é realizado de maneira 100% online, por meio do sistema bancário. O motorista não precisa ir a uma unidade de atendimento Detran.SP ou Poupatempo para emissão anual eletrônica do CRLV-e, documento de porte obrigatório. O valor da taxa para licenciar veículos usados é de R$ 98,91, independentemente do calendário de vencimento. É importante reforçar que em 2021 não há cobrança de taxa do seguro DPVAT. Mais informações: (www.detran.sp.gov.br) e (portalservicos.denatran.serpro.gov.br).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap