Lucia Camargo Nunes (*)
Vendas de SUVs disparam e vem aí mais novidade: HR-V e Fastback
Em maio de 2021, os SUVs respondiam por 39% das vendas no Brasil. Hoje, o segmento da moda está perto da metade: de 100 veículos vendidos, 47 são utilitários esportivos (46,8%).
Ainda que os líderes do segmento se alternem nas preferências dos consumidores, ainda há espaço para novidades.
Um dos lançamentos é aguardado com expectativa. Sem produção desde o início do ano, quando deixou temporariamente a linha de produção, o novo Honda HR-V, produzido em Itirapina, interior de São Paulo, estreia em 2 de agosto.
A Honda criou um hotsite com a contagem regressiva da nova geração do SUV. Por ali, os interessados podem preencher um pequeno cadastro e escolher uma concessionária. A reportagem da Via Digital, “interessada” no novo modelo, recebeu até fotos do novo SUV de uma autorizada de São Paulo.
O Honda HR-V terá quatro versões com câmbio CVT, duas delas com o motor flex 1.5 de até 126 cv (o mesmo do City) e as outras duas com o 1.5 turbo que no Civic rendia 173 cv.
Mais detalhes das versões, acabamento e preços serão divulgados por ocasião do lançamento.
Fiat Fastback será o novo rival do Nivus
Outra novidade entre os SUVs aguardada para o final do ano será o SUV Fiat, agora com o nome oficial de Fastback. Conhecido pelo codinome provisório de Projeto 376, o SUV ficará posicionado acima do Pulse, o que em preço de hoje partiria de R$ 125 mil.
Em design, o Fastback deve ser inspirado pelo carro conceito, com este mesmo nome, exibido no Salão do Automóvel de 2018.
O novo SUV será o anti-Nivus. O 1.0 turbo de até 130 cv deve ser a opção, junto com o câmbio CVT. Se vier com o motor 1.3 turbo de 185 cv, já usado na picape Toro, ganha em potência do Volks, que é equipado com o 1.0 turbo de 120 cv.
Creta ganha a versão N Line
E por falar em SUVs, a Hyundai está lançando uma nova versão 2023 do Creta com apelo mais esportivo e detalhes exclusivos, levando o sobrenome N Line. Durante a pré-venda, 200 unidades serão oferecidas por R$ 159.490.
Por fora, a N Line se destaca pelos novos elementos no para-choque dianteiro e grade frontal de acabamento escurecido. Acentuam sua esportividade as saias laterais e traseira, espelhos e barras de teto em preto brilhante e a moldura da coluna C em grafite.
Por dentro, o SUV apresenta acabamentos diferenciados, incluindo nova alavanca de câmbio, pedais esportivos em metal e banco revestido em couro sintético com costura na cor vermelha. Teto solar panorâmico e sistema multimídia com bluelink de 10,25” completam o pacote do Creta N Line.
Sob o capô, o mesmo motor 1.0 turbo de 120 cv com transmissão automática de 6 marchas de outras versões.
Remarcações de preços atingem vários modelos
Mais veículos tiveram aumento de preços nas últimas semanas. Com reajustes que chegam a R$ 6.400, a Toyota mexeu nas tabelas de Hilux e SW4.
A picape agora parte de R$ 220.690 na versão Chassi Cabine Simples 4×4 2.8 diesel MT6 e vai a R$ 325.490 na configuração SRX Cabine Dupla 4×4 2.8 diesel AT6. Já a topo de linha mais esportiva e potente GR-S passa para R$ 354.790.
O SUV SW4 tem preços entre R$ 384.190 (SRX 4×4 2.8 diesel AT6 de 5 lugares) e R$ 433.590 na versão topo de linha GR-S de 7 lugares.
Carros mais acessíveis também tiveram preços reajustados. Na linha Volkswagen, Gol, Saveiro e Voyage o aumento médio foi em torno de R$ 900.
O Gol, em única versão 1.0, parte de R$ 74.820 e o seu sedã, R$ 86.550. A picape com motor 1.6 16V de 116 cv começa em R$ 87.590 (Robust Cabine Simples) e vai a R$ 119.460 na Cross Cabine Dupla.
A Renault Oroch, lançada há dois meses já como linha 2023, não escapou da remarcação – aumentos que chegam a R$ 3.800. Agora, a versão de entrada Pro 1.6 manual custa R$ 108.800 e atinge R$ 140.900 com motor turbo 1.3 de até 170 cv e transmissão CVT.
Observação: os preços informados nas reportagens são baseados em Brasília e podem variar conforme o ICMS de cada Estado
(*) É economista e jornalista especializada no setor automotivo. E-mail: [email protected]