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em Via Digital Motors
quarta-feira, 15 de junho de 2022

Lucia Camargo Nunes (*)

Vendas de SUVs disparam e vem aí mais novidade: HR-V e Fastback

Novo Honda HR-V – fotos Honda

Em maio de 2021, os SUVs respondiam por 39% das vendas no Brasil. Hoje, o segmento da moda está perto da metade: de 100 veículos vendidos, 47 são utilitários esportivos (46,8%).

Ainda que os líderes do segmento se alternem nas preferências dos consumidores, ainda há espaço para novidades.

Um dos lançamentos é aguardado com expectativa. Sem produção desde o início do ano, quando deixou temporariamente a linha de produção, o novo Honda HR-V, produzido em Itirapina, interior de São Paulo, estreia em 2 de agosto.

A Honda criou um hotsite com a contagem regressiva da nova geração do SUV. Por ali, os interessados podem preencher um pequeno cadastro e escolher uma concessionária. A reportagem da Via Digital, “interessada” no novo modelo, recebeu até fotos do novo SUV de uma autorizada de São Paulo.

O Honda HR-V terá quatro versões com câmbio CVT, duas delas com o motor flex 1.5 de até 126 cv (o mesmo do City) e as outras duas com o 1.5 turbo que no Civic rendia 173 cv. 

Mais detalhes das versões, acabamento e preços serão divulgados por ocasião do lançamento.

Fiat Fastback será o novo rival do Nivus

Fiat-Fastback- inspiração do novo SUV . foto Fiat

Outra novidade entre os SUVs aguardada para o final do ano será o SUV Fiat, agora com o nome oficial de Fastback. Conhecido pelo codinome provisório de Projeto 376, o SUV ficará posicionado acima do Pulse, o que em preço de hoje partiria de R$ 125 mil.

Em design, o Fastback deve ser inspirado pelo carro conceito, com este mesmo nome, exibido no Salão do Automóvel de 2018.

O novo SUV será o anti-Nivus. O 1.0 turbo de até 130 cv deve ser a opção, junto com o câmbio CVT. Se vier com o motor 1.3 turbo de 185 cv, já usado na picape Toro, ganha em potência do Volks, que é equipado com o 1.0 turbo de 120 cv.

Creta ganha a versão N Line

HYUNDAI CRETA N LINE. foto Hyundai

E por falar em SUVs, a Hyundai está lançando uma nova versão 2023 do Creta com apelo mais esportivo e detalhes exclusivos, levando o sobrenome N Line. Durante a pré-venda, 200 unidades serão oferecidas por R$ 159.490.

Por fora, a N Line se destaca pelos novos elementos no para-choque dianteiro e grade frontal de acabamento escurecido. Acentuam sua esportividade as saias laterais e traseira, espelhos e barras de teto em preto brilhante e a moldura da coluna C em grafite.

Por dentro, o SUV apresenta acabamentos diferenciados, incluindo nova alavanca de câmbio, pedais esportivos em metal e banco revestido em couro sintético com costura na cor vermelha. Teto solar panorâmico e sistema multimídia com bluelink de 10,25” completam o pacote do Creta N Line.

Sob o capô, o mesmo motor 1.0 turbo de 120 cv com transmissão automática de 6 marchas de outras versões.

Remarcações de preços atingem vários modelos

Oroch 2023 ja esta mais cara. foto Renault

Mais veículos tiveram aumento de preços nas últimas semanas. Com reajustes que chegam a R$ 6.400, a Toyota mexeu nas tabelas de Hilux e SW4.

A picape agora parte de R$ 220.690 na versão Chassi Cabine Simples 4×4 2.8 diesel MT6 e vai a R$ 325.490 na configuração SRX Cabine Dupla 4×4 2.8 diesel AT6. Já a topo de linha mais esportiva e potente GR-S passa para R$ 354.790.

O SUV SW4 tem preços entre R$ 384.190 (SRX 4×4 2.8 diesel AT6 de 5 lugares) e R$ 433.590 na versão topo de linha GR-S de 7 lugares.

Carros mais acessíveis também tiveram preços reajustados. Na linha Volkswagen, Gol, Saveiro e Voyage o aumento médio foi em torno de R$ 900.

VW Gol custa perto de R$ 75 mil. foto VW

O Gol, em única versão 1.0, parte de R$ 74.820 e o seu sedã, R$ 86.550. A picape com motor 1.6 16V de 116 cv começa em R$ 87.590 (Robust Cabine Simples) e vai a R$ 119.460 na Cross Cabine Dupla.

A Renault Oroch, lançada há dois meses já como linha 2023, não escapou da remarcação – aumentos que chegam a R$ 3.800. Agora, a versão de entrada Pro 1.6 manual custa R$ 108.800 e atinge R$ 140.900 com motor turbo 1.3 de até 170 cv e transmissão CVT.

Observação: os preços informados nas reportagens são baseados em Brasília e podem variar conforme o ICMS de cada Estado

(*) É economista e jornalista especializada no setor automotivo. E-mail: [email protected]