Tecnologia 19/04/2016

Como ser mais produtivo no trabalho

Coach dá dicas de como organizar-se para melhorar o desempenho

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O ambiente de trabalho é um lugar que, por si só, exige concentração, esforço, dedicação e organização, principalmente. Seja empregador ou funcionário, as tarefas devem respeitar o prazo e também prezar pela qualidade do trabalho executado.

Como aumentar minha produtividade? É a pergunta de qualquer pessoa que trabalha, seja como empregado ou dono do próprio negócio. Para ser uma pessoa produtiva não são necessárias graduações, cursos e outros aditivos, mas sim força de vontade e responsabilidade com o trabalho a ser prestado.

Empregadores e empregados sofrem com as pequenas distrações que, se analisadas em longo prazo, podem indicar uma perda de tempo de produção considerável. Com as diversas ferramentas tecnológicas existentes hoje em dia, por exemplo, torna o trabalho mais fácil e consequentemente aliado ao esforço da equipe, aumenta a produtividade no trabalho.

Partindo disso, a coach Madalena Feliciano, da Outliers Careers, empresa paulista de recolocação de mercado, indica sete dicas para melhorar a produtividade no ambiente de trabalho.

Organize as tarefas do dia
Manter as tarefas a se realizar são importantes, pois dão um “norte” maior ao profissional. Ao fazer uma lista das principais atividades do dia, ele programa também o tempo para desempenhar as funções. “Cada atividade tem uma importância individual, por isso é importante separá-las de acordo com a urgência e prioridade com que devem ser executadas”, diz Madalena.

Controle o tempo de trabalho e descanso
É preciso respeitar o horário de trabalho, mas também levar em consideração os momentos de descanso e lazer com a família. “A partir do momento que o profissional leva o trabalho para casa e deixa de fazer coisas normais do dia a dia em função do trabalho, ele não é produtivo, pelo contrário, está até mesmo prejudicando sua saúde”, segundo a coach.

É recomendável pequenos intervalos a cada atividade realizada dependendo do tempo usado para executá-la e também a dificuldade da função. “Se a atividade estiver muito complicada, peça auxílio de outras pessoas. Em alguns momentos é difícil manter a concentração, então o ideal é levantar-se, alongar o corpo, tomar um copo d’água, ir ao banheiro, tomar um ar, por exemplo, são atitudes pequenas que relaxam a mente e melhoram a capacidade de pensar e resolver problemas” indica a profissional.

Cuidado com as redes sociais e celulares
A internet é um meio muito importante de se manter informado e possibilita a interação entre pessoas facilmente. No entanto, quando usada de maneira errada pode prejudicar o desempenho do profissional e até mesmo ocasionar a sua demissão.

As redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e Snapchat, por exemplo, fortemente utilizadas para divulgação de materiais, produtos e serviços também pode ser um veneno no ambiente de trabalho. “O tempo gasto com as contas nas redes sociais não deve influenciar na produtividade e nem atrapalhar o desempenho do profissional, por isso, nesse caso, menos é mais”.

Valorize o lazer
Como dito acima, os horário de lazer são muito importantes para a manutenção da mente e o preparo para um novo dia de trabalho. Assim como as tarefas diárias são essenciais para o andamento do trabalho, as horas vagas servem para melhorar a produtividade no trabalho. “Escolha atividades que lhe façam bem e que descansem o corpo e a cabeça, principalmente. Ler, praticar esportes, ouvir música, dançar, por exemplo, são atividades que ajudam no relaxamento do corpo e revigoram até mesmo o sono”.

Mantenha uma boa alimentação
O que você ingere também influencia no resultado do seu trabalho. Por isso, não tenha uma alimentação saudável apenas para ter uma boa saúde, mas também para tornar as atividades mais produtivas.

De acordo com os médicos, é ideal ingerir dois litros de água por dia, que podem ser intercalados, para facilitar esse processo. Especialmente durante o trabalho, beba água, pois um corpo hidratado raciocina melhor. Também prefira consumir frutas e alimentos ricos em fibras e proteínas. Comidas pesadas exigem muito tempo de digestão e isso consome energia do organismo, diminuindo a potência dos órgãos e provocando sonolência.

Não seja perfeccionista demais
Buscar sempre a melhor execução do trabalho é muito importante, porém, essa conquista não pode se tornar uma obsessão. Por isso, ao considerar as metas do seu negócio, não seja exigente demais a ponto de torná-las inalcançáveis.

“Não deixe de desempenhar os trabalhos com qualidade, mas não encare o resultado muitas vezes menos satisfatório do que o esperado como um problema. Dê o seu melhor e procure orientação quando não conseguir realizar algum procedimento”, finaliza a coach.

 

Facebook Messenger contará com solução de atendimento online

Mark Zuckerberg anunciou na última F8 Conference que o Facebook Messenger terá novos recursos, entre os quais o atendimento online para contado direto dos clientes com as fanpages corporativas. A Aivo, empresa que propõe uma nova experiência de relacionamento com os clientes no universo online e dona de solução premium para autoatendimento, foi a primeira a oferecer o recurso no Brasil com o AgentBot.
Este agente virtual de atendimento online permitirá que as empresas interajam de forma automática com seus clientes via Facebook Messenger. Com a integração de Bots no aplicativo, as companhias terão à disposição assistentes virtuais capazes de responder perguntas feitas por seus clientes na rede social a partir de mensagens de textos que permitirão aos usuários efetuar consultas e tirar dúvidas cotidianas mediante uma simples conversa de chat.
O AgentBot interage em todos os canais digitais utilizando inteligência artificial e entendimento da linguagem natural, possibilitando que as pessoas possam ter suas demandas atendidas em um só lugar, sem a necessidade de abrir ou baixar diversos aplicativos, mantendo a conversa prática e efetiva.
A novidade oferece inovação em escala e otimização dos custos de operação. Os clientes da Aivo poderão incorporar um dos canais móveis de maior interação para se relacionar com seus clientes – o Facebook Messenger é usado por mais de 900 milhões de pessoas em todo o mundo. A integração da ferramenta está em fase de testes junto aos desenvolvedores.

O modelo de orientação ao mercado é imperativo para a garantia da qualidade de serviços corporativos

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Em um ambiente cada vez mais competitivo, estar à frente das tendências é essencial para o sucesso de uma empresa. Desafios como globalização, velocidade das mudanças, concorrência, novidades tecnológicas, acessibilidade às informações, novos canais de comunicação e múltiplos clientes, demandam que as empresas estejam preparadas não só para atenderem seus atuais clientes como também para ingressar em novos mercados com produtos e serviços diferenciados. O sucesso das organizações é em grande parte impactado pela excelência na qualidade dos serviços e no planejamento de ações com os olhos voltados a um todo. Essa filosofia empresarial vem se consolidando como uma iniciativa que otimiza o relacionamento das organizações com seus públicos, gerando uma sustentável vantagem competitiva nos negócios.
Uma empresa orientada ao mercado preocupa-se com todo o ecossistema de negócio, contemplando consumidores, distribuidores, concorrentes, influenciadores e macroambiente. As organizações que utilizam esse conceito concentram-se na geração de valor para seus clientes, buscando, primeiramente, um entendimento do mercado e suas necessidades, para então elaborar um plano de ação mais assertivo. Com o envolvimento e apoio de toda força de trabalho, essas empresas que optam por esta orientação precisam entender as mudanças das necessidades e desejos dos clientes; serem capazes de decodificar essas mutações e responder rapidamente para garantir a satisfação do seu público. Além disso, para que elas sejam mais lucrativas e eficientes do que seus concorrentes, precisam implementar inovações de maneira mais rápida e ser mais assertiva ao tomar decisões estratégicas.
Dentro do universo de oferta de produtos e serviços digitais, uma forma de garantir esta orientação é empregando ferramentas de service assurance. Atualmente, poucas soluções no mercado são capazes de proporcionar uma coordenação interfuncional com visão holística do processo de entrega de valor superior. Por isso, o ideal é apoiar-se em tecnologias que além de darem um diagnóstico correto da qualidade da oferta dos serviços, possam agilizar a resolução de problemas por meio de um service desk inteligente, acompanhar de maneira mais precisa os níveis de serviços (SLAs) e níveis operacionais (OLAs) para tomada de decisão estratégica, além das informações estatísticas, analytics e big data.
Tecnicamente falando, a garantia da entrega da qualidade dos serviços pressupõe a adoção de uma plataforma completa de serviços de distribuição de conteúdo Over The Top (OTT) e de uma aplicação multi-tenant, capaz de administrar essa infraestrutura com o menor custo possível, sem afetar o desempenho, a escalabilidade ou a segurança, integrando os sistemas de suporte a operações e negócios (OSS/BSS). Estes elementos se aplicados conjuntamente otimizam o gerenciamento das redes, o desenvolvimento de serviços inovadores e o relacionamento com o cliente.
Desta forma, conduzir a empresa a um modelo de orientação ao mercado, na verdade, acaba por gerar uma vantagem competitiva sustentável, auxiliar no planejamento e a obter uma visão a longo prazo capaz de orquestrar e unificar as principais diretrizes estratégicas da companhia.

(Fonte: Márcio de la Cruz Lui é Gerente Comercial Sênior da ISPM, fornecedor líder na América Latina em software de gerenciamento e monitoração de serviços de Telecomunicações e Tecnologia).

Os desafios enfrentados por revendedores num mundo digital em constante transformação

Marcelo Hirsch (*)

Além da crise econômica, os revendedores de TI no Brasil estão enfrentando vários outros desafios

A indústria digital está crescendo e evoluindo em ritmo acelerado, com as novas tecnologias mudando rapidamente a forma como as empresas crescem e se mantém lucrativas. Os produtos que nós vendíamos há três anos continuam evoluindo e a presença cada vez maior da nuvem também está mudando a demanda por hardware. Se um dia não existirem mais soluções de TI físicas, o que os revendedores venderão? Nós precisamos nos adaptar às transformações que estão afetando a forma como os revendedores de mobilidade e de pontos de venda fazem negócios, de forma que eles possam continuar oferecendo soluções relevantes e flexíveis aos seus consumidores finais.
Hoje em dia, os produtos de consumo estão substituindo muitos produtos robustecidos. Por não conseguirem entender a totalidade dos benefícios oferecidos pelas soluções robustecidas, os usuários finais acabam não enxergando as justificativas por trás da diferença de preços. Por isso, cabe ao revendedor vender o valor das soluções robustecidas: elas são resistentes a ambientes e quedas severos, têm maior durabilidade e podem ser utilizadas e manuseadas de forma contínua.
A realidade é que muitos dos produtos oferecidos pelos revendedores estão se tornando comodidades. Se os revendedores não oferecerem valor agregado juntamente com os seus produtos, acabarão vendendo apenas com base no preço, sem o diferencial de valor e suporte. Ou seja, margens menores sobre menos hardware. Além disso, há o fato de que o hardware está indo para a nuvem.
Segundo a pesquisa IDC FutureScape: Worldwide IT Industry 2016 Predictions—Leading Digital Transformation to Scale, até 2020 os gastos com serviços de nuvem e com hardware e software relacionados a esses serviços excederão US$500 bilhões – três vezes mais que o valor atual. Outra pesquisa conduzida pela IDC mostrou que a América Latina liderará essa tendência, com 23% de todos os investimentos na nuvem. Isto significa que a maneira tradicional de fazer negócios – 40% hardware, 40% software e 20% serviços – mudará para 30% hardware, 30% software e 40% serviços.
Os clientes estão cada vez mais atraídos pelas soluções em nuvem por serem consideradas mais rentáveis. No entanto, os revendedores devem estar cientes dos desafios que acompanham a mudança de soluções de TI físicas para a nuvem, além do fato de que os consumidores precisam de profissionais com conhecimentos específicos para orientá-los durante essas transformações. Portanto, o nosso foco é ajudar os nossos revendedores parceiros durante essa migração entre os métodos tradicionais de suporte para hardware e um enfoque mais holístico, baseado em suporte contínuo aliado a serviços de gerenciamento.
Diferentes soluções de software têm ajudado os revendedores nessa transição entre vender produtos físicos e tornar-se um provedor de serviços gerenciados. Por exemplo, o monitoramento e gerenciamento remoto (RMM) permite aos revendedores monitorar, de forma proativa, a tecnologia dos seus usuários finais a fim de identificar problemas em potencial. Através da oferta de serviços gerenciados aos seus consumidores finais, os revendedores podem firmar um acordo contratual contínuo com serviços de monitoramento remoto, gerenciamento e atualizações para os dispositivos, sistemas e serviços de tecnologia dos seus clientes.
Embora as transformações digitais tragam uma série de desafios significativos, esse cenário oferece aos revendedores de TI no mundo todo uma oportunidade rara de prover um tipo de suporte essencial aos clientes durante a implantação de novas estratégias digitais em suas empresas. Afinal, essas estratégias exercerão um grande impacto no futuro dos seus negócios.
A ScanSource pode exercer uma função de consultora de confiança durante esse processo e ao mesmo tempo, oferecer os mais sofisticados serviços de suporte de pré-vendas e de vendas, orientação, treinamento e suporte técnico. Nós conhecemos a fundo os desafios comerciais enfrentados pelos nossos revendedores parceiros e por isso, estamos comprometidos a oferecer as melhores ferramentas e suporte da indústria para ajudar os revendedores a implantar as soluções de tecnologia que os seus usuários finais precisam.
Agora é o momento ideal para os revendedores reforçarem suas relações com clientes atuais e desenvolverem relações sólidas e de longo-prazo com novos clientes. A ScanSource continuará fornecendo aos seus revendedores parceiros as ferramentas e o suporte necessários para que eles sejam bem-sucedidos durante esse período de mudanças significativas causadas pela digitalização contínua de todos os setores industriais.

(*) É vice- Presidente de Vendas na América Latina da ScanSource POS e da Barcode.

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