O Instituto FSB Pesquisa realizou um levantamento exclusivo, a pedido da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, para avaliar a relação do brasileiro com o conhecimento sobre a normalização de produtos e serviços. O estudo foi realizado em março, com uma amostra de 1.000 entrevistas por abordagem online (nas 27 Unidades da Federação) e traz um panorama nacional referente a busca pela segurança e qualidade de produtos e serviços e o impacto na vida das pessoas.
A pesquisa revelou a relação da população com as normas técnicas. Segundo o levantamento, 65% dos brasileiros afirmam que são importantes no seu dia a dia; 66% para que produtos do dia-a-dia não façam mal nem agridam ao meio ambiente e 57% para que sejam criados/produzidos cada vez mais com base em inovação.
O levantamento destacou ainda a importância que as normas técnicas trazem a sociedade.
65% dos entrevistados acreditam que a normalização de produtos e serviços protegem os consumidores e usuários em geral, de produtos e serviços, 56% que compartilham os avanços tecnológicos e a boa prática de gestão, 61% fornecem aos governos uma base técnica para saúde, segurança e legislação ambiental, 44% facilitam o comércio entre países tornando-o mais justo, 43% disseminam inovação, 65% tornam o desenvolvimento, a fabricação de produtos e serviços eficientes, mais seguros e limpos e 46% tornam a vida mais simples provendo soluções para problemas comuns.
“As normas têm uma enorme e positiva contribuição para a maioria dos aspectos de nossas vidas, pois são as principais referências no desenvolvimento de soluções, produtos e serviços disponíveis e que estão mais presentes no dia-a-dia, desde a roupa que vestimos ao alimento que chega à mesa”, revela Mario William. A pesquisa trouxe também as principais percepções do brasileiro quando o assunto é inovação.
82% da população entendem uma situação como sendo inovadora quando que se trata de uma mudança que torna a vida das pessoas mais simples ou prática; 72% acreditam que uma mudança que reduz o custo de um produto ou serviço é uma inovação; 23% consideram inovação quando um produto/serviço passa a ter algum tipo de certificação ou selo e 19% avaliam uma mudança no design de um produto.
Quando estimulados a falarem sobre o que considera inovação, 37% dos brasileiros entendem que seja o lançamento de algo novo, enquanto 34% acreditam no aperfeiçoamento de um produto ou serviço, 10% relacionam a algum avanço tecnológico e apenas 4% à soluções facilitadoras. Para 23% dos entrevistados, a tecnologia é o atributo mais associado a ideia de inovação, acompanhado de novidade e criatividade com 13% cada uma e para 11% trata-se da aplicação de alguma mudança.
A pesquisa de opinião quantitativa contou com amostra representativa dos brasileiros com acesso a internet no país com idade a partir de 18 anos, de classes ABC. Amostra com controle por sexo, idade e região. A margem de erro no total da amostra é de 3 pp, com intervalo de confiança de 95%. – Fonte e outras informações: (www.abnt.org.br).