123 views 5 mins

Especialista traz dicas para uma compra online segura e sem fraudes

em Tecnologia
quarta-feira, 13 de março de 2024

O Dia do Consumidor, mundialmente comemorado no dia 15 de março, é marcado por ofertas especiais no mercado de varejo. Os e-commerces por oferecerem, muitas vezes, descontos mais expressivos são uma ótima opção para quem quer aproveitar a data para comprar com preço mais acessível. Para se ter uma ideia, um estudo realizado pela Nuvemshop, que contou com mais de dois mil empresários e empreendedores digitais, mostrou que o Dia do Consumidor foi a segunda data comercial mais utilizada como chamariz de ofertas em 2022, ficando atrás apenas da Black Friday, que acontece em novembro.
 
Pensando em quem vai aproveitar a data para fazer compras online, Márcio D’ Avila, especialista em segurança e identificação digital e DPO da CertiSign, preparou dicas sobre como identificar sites seguros e não cair em possíveis fraudes e ciladas digitais. Entre as sugestões para uma navegação confiável estão:
 
Cuidado com o phishing
Os ataques de phishing acontecem por meio do envio de promoções. A isca é enviada por e-mail, WhatsApp ou SMS e a mensagem chama a atenção pelo senso de urgência e preços imperdíveis. Ao clicar, a vítima é direcionada a cópias de sites famosos e, na ânsia de aproveitar a promoção, acaba tendo os dados roubados.
 
Por isso, a dica é: evite clicar em links de promoções, principalmente aqueles que são encurtados, impossibilitando verificar o endereço de direcionamento. Em ataques de phishing, também, é possível observar erros no remetente, na digitação da mensagem e, também, no domínio, no caso, de e-mail. Exemplo: o e-mail é da loja ‘João Eletrônicos’, mas o e-mail é [email protected], desconfie. Para se precaver de golpes, conferir sempre a oferta diretamente no site da loja em questão – sem clicar no link suspeito.
 
Mensagem e ofertas conferidas? Antes de efetivar a compra é preciso observar se o site é autêntico e seguro. Essa validação ocorre por meio da presença do certificado SSL.
 
“A maioria dos golpes pode ser identificada observando as informações da transação. Um site seguro apresenta um cadeado na barra do navegador, a letra “S” no HTTP, ficando HTTPS, e o selo de segurança, que geralmente é fixado no rodapé da página. Ao observar esses sinais, clique no cadeado ou no selo e verifique as informações. Se o SSL estiver em nome do site em questão, a loja é autêntica”.
 
Pagamentos via Pix
Nesta modalidade, o golpe se dá no momento de efetivar a compra, por meio de um QR Code de forma instantânea. É importante ter um antivírus no celular e, ao escanear o código, verificar atentamente todos os dados, como o nome da pessoa/empresa e valor, antes de efetivar a operação. Também é imprescindível observar se o site, para qual você foi direcionado, está protegido pela criptografia de dados de um certificado SSL emitido, de fato, para a empresa em questão.
 
Pagamentos por boleto
Nas compras com boleto, no momento de efetivar o pagamento, verifique os dados da empresa antes de efetivar a transação. Não raro, criminosos criam boletos falsos para aplicar golpes financeiros.
 
Compra pelas redes sociais
Os marketplaces em redes sociais estão cada vez mais ganhando atenção dos consumidores, mas, como em toda compra, é recomendado uma atenção especial. Verifique se aquela página é confiável, se há selo de verificação ou até mesmo um número considerável de seguidores. Atente-se nos comentários de outros usuários e não se iluda por preços muito abaixo do mercado.
 
“Pesquise antes de comprar, não acredite em preços extremamente atrativos e só efetive sua compra depois de verificar se o site é seguro e a loja autêntica. Seguindo essas dicas o consumidor com certeza terá uma boa experiência”, finaliza D’Avila.