191 views 6 mins

Lexar amplia sua distribuição no Brasil e espera lançar novos produtos no país ao longo do ano

em Tecnologia
quinta-feira, 31 de março de 2022

Em entrevista, Tom Lin, vice-presidente de vendas de canais na América Latina da empresa, destacou que o momento é oportuno para a investida e salientou a importância do cresciemnto a longo prazo.

1 A diminuição dos casos de Covid-19 no Brasil e no mundo trouxe ânimo em geral para as empresas. É nesta onda de otimismo que vocês decidiram expandir suas operações aqui no Brasil?

Começamos a enviar para o mercado brasileiro em 2019, mas a pandemia atrasou um pouco nosso progresso no mercado. Mas acho importante contextualizar um pouco a história antes de seguirmos adiante. 
Em 2017, a marca Lexar foi adquirida pela Shenzhen Longsys Electronics Co., Ltd. (Longsys) da Micron Technology, Inc. O objetivo da transação era garantir aos clientes existentes da Lexar que as soluções e o suporte que eles esperam dos produtos da marca continuassem disponíveis. Esta era a nossa missão em 2019. Havíamos iniciado a expansão no país quando fomos surpreendidos pela pandemia. Nossa decisão foi recuar e aguardar por um momento mais propício. E este momento é agora.
A Lexar é uma marca altamente reconhecida no mercado consumidor e embora não tenha sido amplamente distribuída antes, a maioria dos distribuidores e revendedores reconheceram a marca e possuem grande afinidade com ela. No futuro, o alcance de mercado e a experiência em produtos fornecidos pela Longsys prometem expandir a experiência do cliente Lexar em novos segmentos de mercado. Desde a aquisição pela Shenzhen Longsys Electronics Co,  estamos em um processo de expansão contínuo em novos mercados e com um portfólio de produtos agora mais amplo que inclui cartões, leitores, USB, SSD interno e externo e soluções DRAM.

2 O Brasil está enfrentando tempos econômicos difíceis e exige uma estratégia forte para trabalhar aqui. Qual é o plano para chegar ao mercado brasileiro?

No momento, dependemos de revendedores para aprimorar nossas ofertas e levar nossos produtos ao maior número possível de consumidores. O mercado brasileiro é importante para a Lexar porque representa o que podemos alcançar. Temos a produção local pronta para avançar e estamos dentro do cronograma para atender quando houver demanda. Estamos colocando muito foco no crescimento de nossa presença no Brasil. Enquanto a visão de longo prazo estiver intacta, estamos dispostos a investir nos canais para construir e solidificar relacionamentos.

3 Vivemos um momento em que as pessoas confiam cada vez mais na memória em nuvem, e até já vimos marcas trabalhando com novas funções em seus dispositivos que permitem backup automático na nuvem. Como você avalia esse movimento do mercado?

Reconhecemos que cada usuário aproveita o backup de dados de maneira diferente. No entanto, há muitas vantagens do backup de memória flash em relação ao backup em nuvem. A necessidade de conexão com a Internet é uma grande desvantagem para usuários de nuvem que precisam fazer backup de conteúdo em trânsito. Especialmente para criativos em campo ou em viagem, a conexão com a Internet nem sempre é garantida, portanto, o uso de um armazenamento de estado sólido, como um SSD, permite que os usuá­rios façam backup do conteúdo em tempo real sem a necessidade de acesso à internet.
Há ainda um outro fator: velocidades de transferência de nuvem lentas vs velocidades de transferência de SSD incrivelmente rápidas. O que eu quero dizer é que para usuários que estão transferindo muitas imagens de alta qualidade e arquivos de vídeo 1080p, 4k e até 8K, as velocidades do SSD são incomparáveis ​​quando se trata de baixar e transferir conteúdos. O SSD oferece um fluxo de trabalho melhor quando comparado às transferências na nuvem.
Os serviços em nuvem também cobram taxas mensais para usar o serviço e por velocidades mais rápidas. No SSD, há apenas um investimento de uma única vez, que é a compra do dispositivo. Depois você pode usá-lo o quanto for necessário, sem limitações. De qualquer maneira, vamos continuar monitorando o espaço de armazenamento em nuvem e avaliando novas oportunidades.

4 Hoje em dia o vazamento de dados é muito comum e sabemos que tanto as empresas quanto os indivíduos precisam se proteger. Como proteger dados usando dispositivos como USB e cartões de memória?

Quando você usa um serviço de nuvem, seus dados não estão mais seguros em seu dispositivo físico e ficam vulneráveis ​​a hackers. Para algumas linhas de produto oferecemos uma solução de software de segurança avançada com criptografia AES de 256 bits para ajudar a proteger seus arquivos essenciais contra roubo, perda e exclusão de dados protegidos por senha.