Comunicação unificada em nuvem se populariza com foco no incremento da colaboração

Soluções de comunicação unificada (UC) ganham cada vez mais espaço nas empresas. Somente no último ano, de acordo com o último relatório da Global Market Insights, o mercado de colaboração movimentou mais de US$ 30 bilhões – estima-se que este setor cresça aproximadamente 8% entre 2020 e 2026, impulsionado, sobretudo, pelas possibilidades proporcionadas pela tecnologia cloud. “A nuvem abriu novas oportunidades, reduzindo os custos da implantação física e manutenção”, afirma Carlos de Souza, country manager da Jabra, multinacional dinamarquesa líder mundial em soluções de áudio.
Hoje, recursos de voz, áudio, videoconferência, troca de mensagens, telefonia, e e-mail podem ser concentrados em uma única plataforma, baseada em nuvem, que pode ser acessada de qualquer lugar, em múltiplos dispositivos. Esta é a proposta do conceito Unified Communications and Collaboration as a Service (UCaaS), uma evolução das ferramentas tradicionais de UC.
A adoção deste modelo visa integrar e, principalmente, possibilitar uma maior colaboração entre times remotos, transformando o comportamento e a cultura do ambiente de trabalho. Escalável e flexível, esta tecnologia pode ainda ser adaptada com facilidade às necessidades específicas de cada empresa e traz ganhos expressivos no incremento da gestão da comunicação interna e no aumento da segurança da informação, além de facilitar os processos de arquivamentos e backups, tão importantes para as corporações. Outra vantagem em comparação com as ferramentas de UC tradicionais é a maior compatibilidade com outros softwares disponíveis na nuvem. “Sem contar que este tipo de solução traz muito mais mobilidade, facilidade e organização a qualquer empresa”, complementa Souza.
No entanto, o executivo alerta que a adoção de sistemas de UCaaS exige que as empresas invistam em dispositivos adequados de comunicação. “Mais do que nunca, os gadgets de áudio e vídeo precisam ser versáteis, pois agora precisam trabalhar com vários dispositivos – de smartphones a laptops e tablets – em vez de apenas serem otimizados para uma plataforma UC específica. Sem equipamentos de qualidade dificilmente a experiência do usuário será satisfatória e os resultados tendem a não ser os esperados”.