89 views 2 mins

Baterias incendeiam carros elétricos

em Tecnologia
quarta-feira, 21 de julho de 2021

Apesar de todo o seu charme, novas tecnologias às vezes podem trazer surpresas desagradáveis aos seus usuários.

Vivaldo José Breternitz (*)

É o que está acontecendo agora com os proprietários dos carros elétricos Chevrolet Bolt fabricados entre 2017 e 2019: foram avisados pela The National Highway Traffic Administration (NHTSA) que não devem estacionar seus carros em ambientes fechados ou deixar suas baterias carregando sem supervisão.

O aviso vem depois que dois Bolt se incendiaram enquanto estacionados; um deles, defronte à casa de seu proprietário, um deputado do estado de Vermont e o outro em Nova Jersey. Um porta-voz da fabricante disse à imprensa que “na GM, a segurança é nossa maior prioridade e estamos nos movendo o mais rápido que podemos para investigar esse problema”.

Nos Estados Unidos, a GM fez recall de quase 51.000 Bolts e divulgou orientações no sentido de que a carga das baterias deveria se limitar a 90% da capacidade. Mais recentemente, a GM disse que instalaria um software de diagnóstico nesses carros para evitar novos incêndios e também prometeu avaliar e substituir as baterias que apresentassem quaisquer “anomalias”.

As baterias utilizadas pelos Bolts fabricados entre 2017 e 2019 são as mesmas utilizadas pelo Hyundai Kona. No ano passado, a Hyundai fez o recall de 25.564 Kona depois de mais de uma dúzia deles terem se incendiado; mais tarde, substituiu as baterias de 75.680 veículos.

Ambas as empresas adquiriram as baterias para seus veículos da LG Chem a maior empresa de produtos químicos da Coreia do Sul, sediada em Seul.

Para encerrar: o Kona recebeu esse nome como referência a uma ilha do Havaí. Em Portugal, o carro é chamado Kauai, nome de outra ilha havaiana, pois no país Kona é uma expressão chula…

(*) É Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.