117 views 4 mins

JavaScript foi a linguagem de programação mais utilizada pelos brasileiros em 2023

em Tecnologia
quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

O GitHub, a principal plataforma de pessoas desenvolvedoras impulsionada por IA do mundo, anunciou que as cinco linguagens mais utilizadas pela comunidade brasileira na plataforma em 2023 foram JavaScript, Python, TypeScript, Java e Shell. As informações são do Innovation Graph, a plataforma de dados abertos e insights do GitHub que monitora tendências globais e locais no desenvolvimento de software.
Saiba mais sobre as top cinco linguagens de programação abaixo:

1 JavaScript 

JavaScript conquistou o título de linguagem de programação mais popular pelo terceiro ano consecutivo. É uma linguagem utilizada principalmente para desenvolvimento web, permitindo elementos interativos em sites, como animações, validação de formulários e conteúdo dinâmico. É versátil e também pode ser utilizada para aplicativos móveis e programação no lado do servidor (Node.js).

2 Python

Python é uma linguagem de programação versátil utilizada em diversos domínios devido à sua facilidade de aprendizado, legibilidade e ampla gama de aplicações, sendo uma excelente escolha tanto para programadores novatos quanto experientes. Pode ser utilizada para desenvolvimento web, análise de dados, inteligência artificial e aprendizado de máquina, automação e scripts, além de desenvolvimento simples de jogos.

3 TypeScript 

TypeScript é uma linguagem de programação desenvolvida pela Microsoft que estende o JavaScript ao adicionar tipos estáticos. Isso auxilia na detecção prévia de erros, tornando o código mais robusto e legível, especialmente em projetos maiores. Integra-se facilmente com código JavaScript existente e oferece ferramentas avançadas de desenvolvimento para melhor compreensão e manutenção do código. Este é o primeiro ano em que o TypeScript ultrapassou o Java desde o seu lançamento em 2017 no ranking mundial.

4 Java

A versatilidade, segurança e desempenho do Java a tornam a escolha preferida para várias aplicações em diferentes domínios. Pode ser utilizada para o desenvolvimento de aplicativos móveis, software empresarial, aplicações web e desktop, sistemas embarcados e IoT, além de jogos.

5 Shell 

A linguagem de programação Shell é principalmente utilizada para automação de tarefas e interação com sistemas operacionais. Ela possibilita a criação de scripts para executar sequências de comandos do sistema, realizar tarefas repetitivas, manipular arquivos e processos, gerenciar fluxos de dados e controlar programas. O aumento do uso do Shell em todo o mundo indica uma expansão duradoura em operações e trabalho de infraestrutura como código no desenvolvimento open source.

Notavelmente, o JavaScript foi classificado como a linguagem mais utilizada tanto no Brasil quanto globalmente, enquanto Python, TypeScript e Java estavam todas entre as cinco linguagens mais populares em todo o mundo. Um aspecto específico para o Brasil foi que a linguagem Shell estava entre as cinco primeiras, enquanto em escala global, ela ocupou a nona posição. A quinta linguagem de programação mais popular em todo o mundo foi o C#, que ficou em nono lugar no ranking brasileiro.