Automatização de NF-e potencializa os serviços de contabilidade

Ferramentas de automatização de notas fiscais eletrônicas ajudam o segmento de contabilidade brasileiro a ingressar na chamada Contabilidade 2.0, modelo que aumenta a produtividade do dia a dia dos escritórios por meio da inclusão de tecnologias na rotina de trabalho e integração com clientes e fornecedores. Para a startup eNotas, única solução tecnológica do mercado que automatiza 100% do fluxo de emissão de notas fiscais eletrônicas em qualquer cidade do Brasil, trata-se de uma oportunidade para reduzir erros e despesas.

“A automatização da emissão de notas fiscais é uma das modernidades trazidas pelo conceito de Contabilidade 2.0, que também engloba a digitalização da abertura e fechamento de empresas, escrituração e gestão financeira, entre outros serviços. Isso não só agiliza o trabalho dos empreendedores, como também potencializa os serviços prestados pelos contadores”, afirma Christophe Trevisani, CEO da eNotas.

De acordo com Anderson Hernandes, CEO da Tactus Contabilidade, a solução da startup foi fundamental para a melhoria dos serviços de contabilidade prestados aos clientes. “Todo o processo de emissão de notas fiscais era manual, então nós precisávamos pegar as informações dentro da plataforma e entrar em cada prefeitura para poder fazer emissão uma a uma das notas fiscais. Com as automações, isso ficou muito prático e facilitou todo o nosso trabalho. Foi algo tão transformador que nós indicamos para os nossos clientes da contabilidade que também tem esse processo de facilitação das emissões de notas fiscais em 1.500 prefeituras”.

Um outro passo de grande importância para os contadores é monitorar as notas fiscais tomadas e prestadas sem gerar manifestação do destinatário automática via webservice da Sefaz, sistema usualmente usado no mercado brasileiro que pode dar ciência à emissão de notas fiscais frias em nome da empresa e outros tipos de fraude, o que causa pagamentos indevidos de impostos e até mesmo multas.

Além disso, a emissão e consulta manual de NF-e requer muito tempo dos contadores, tanto pelo passo a passo da emissão de dezenas, centenas ou até milhares de notas por mês, quanto pela organização prévia das informações de acordo com a regra de cada prefeitura nas cidades onde os clientes atuam.

No caso da eNotas, a solução tecnológica de emissão de NF-e automatiza essa adequação a cada regra, inclusive quando o site da prefeitura está fora do ar. O sistema da startup também permite consultar as notas dos últimos meses quase em tempo real e conta com detector de nota cancelada e de nota emitida que se transforma em um tipo de espelho de centenas de prefeituras de grandes cidades que estão integradas na plataforma – em grande parte das cidades, não há necessidade de certificado digital.

Para as empresas que já emitem nota fiscal eletrônica, a integração com o Gateway Consulta é fácil e rápida, pois a estrutura do JSON é a mesma, é usado um único código. Só no primeiro semestre de 2021, já foram realizadas 2.400.559 consultas na plataforma, todas mostrando o tomador, valor dos impostos, número da NF-e, protocolo, descrição do XML e PDF da prefeitura. Fonte e outras informações: (https://enotas.com.br/).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap