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E-commerce de nicho: três passos para ter sucesso em mercados segmentados

em Tecnologia
quarta-feira, 13 de novembro de 2019

O mercado online ou mesmo as lojas físicas exigem habilidades e estratégias para alavancar o sucesso seja ele em qualquer segmento, ainda mais nos dias atuais em que o empreendedorismo e as novas tecnologias vêm transformando os modelos de negócio, deixando-os cada vez mais inovadores

Gustavo Hollatz (*)

Além da administração e olhar estratégico, uma loja de e-commerce traz desafios ainda maiores como por exemplo, a disponibilidade de produtos 24 horas por dia, o atendimento rápido e eficaz, prazos de entrega, condições diferenciadas de pagamento e segurança. Mas, tudo isso apesar de desafiador e muito importante, não é nada além dos recursos que todo bom site de compras deve ter.

E é sobre isso que vou falar: sobre alguns passos para ir além do básico na sua loja virtual e galgar o sucesso no mercado online mesmo em mercados de nicho. Você já imaginou os desafios para alavancar as vendas de autopeças de reposição, por exemplo? Um mercado tão segmentado que não comercializa itens desejados e nem cobiçados pelo consumidor, mas, que é fundamental para a manutenção de qualquer veículo.

Vou mostrar aqui que é possível alcançar o êxito de um e-commerce seja ele de qualquer segmento. Vamos aos passos!

1º Passo – Mostre muito mais que um produto, faça o cliente entender a necessidade da compra: apostando nas campanhas de remarketing
Quando falamos do mercado de peças de reposição podemos pensar em itens que o consumidor não deseja, afinal ninguém gosta de imaginar que seu veículo ou equipamento pode precisar de ajustes. Nenhum cliente acorda em um belo dia, desejando comprar um rolamento, um filtro de óleo ou uma pastilha de freio sem necessidade. Mas, quando a compra é inevitável para a manutenção corretiva, o desejo pelas peças torna-se imediato. Essa é na realidade, uma compra necessária para que o equipamento tenha um bom funcionamento e é por esse motivo que mostrar ao cliente a importância da manutenção preventiva e ao mesmo tempo alertá-lo para o cuidado necessário na compra de peças de reposição é um dos primeiros passos para o sucesso nesse mercado.

Uma das estratégias para criar e trabalhar esse alerta em nossos clientes, por exemplo, são as campanhas de remarketing que reforçam a importância de estar com a manutenção correta das máquinas e equipamentos, uma vez que, nossas peças de reposição são voltadas à veículos específicos como ônibus e caminhões, além de equipamentos de construção, como escavadeiras e; máquinas agrícolas, como colheitadeiras. Portanto, posso dizer que conhecer o público alvo é muito importante. Parece que isso facilita tudo, não é? Já que sabemos quem consome nossos produtos. Mas, na realidade é que não é!

Como já comentei, nosso trabalho antes da comercialização é o de trazer a reflexão sobre a importância dos serviços especializados de manutenção e da compra de peças de qualidade e com procedência. Assim, muito mais do que uma compra indesejada e urgente mostramos também a importância das manutenções preventivas para que não sejamos lembrados apenas nas manutenções corretivas.

2º Passo – Encantando o cliente: descrição do produto, uma chave para mostrar segurança, tranquilidade e confiabilidade na compra
Outro passo fundamental nesta jornada é encantar o cliente. E, uma das maneiras para agradar e fazer com que ele tenha segurança, tranquilidade e confiança no momento da compra, é trabalhar com um site seguro e com informações fundamentais sobre o produto e sua procedência.

Ter especialistas à disposição para tirar dúvidas e fazer avaliações é outro diferencial que pode ajudar a garantir que os clientes tenham mais firmeza sobre o item adquirido. Por isso, nosso trabalho é também informar de forma clara e objetiva a descrição de cada produto.

3º Passo – Criando diferenciais atrativos: frete grátis, descontos e atendimento rápido
Além de clareza sobre um produto e avaliação sobre a sua necessidade, as famosas promoções e descontos são atrativos que agradam a todos os consumidores, mesmo em um mercado de nicho como o de peças de reposição. Esses diferenciais podem motivar o cliente a fazer a compra.

Abordagens como frete grátis, descontos, além de um atendimento rápido, eficiente e feito por profissionais altamente capacitados fazem como que o consumidor escolha o seu e-commerce. E, uma vez escolhendo a sua loja virtual já um passo dado rumo ao sucesso!

(*) É Especialista em marketing de Aftermarket Solutions, unidade de negócios da CNH Industrial, formado em Publicidade com especialização em marketing, possui mais de 15 anos de experiência acadêmica e profissional em comunicação.