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Melhores práticas de segurança on-line

em Tecnologia
quarta-feira, 11 de maio de 2022

Imagem: https://unsplash.com/license

Diariamente fraudadores estão à procura de vulnerabilidades que possam usar para acessar sistemas e roubar dados. No entanto, os compradores ainda precisam poder concluir as transações usando seu método de pagamento preferido e desfrutar de uma experiência eficiente ao pagar.

Para proteger seus clientes, seu negócio e ainda oferecer uma ótima experiência de checkout, os comerciantes precisam entender se atualizar constantemente sobre as melhores práticas de segurança on-line ao aceitar pagamentos com cartão de crédito.

Neste artigo, separamos 7 dicas para que você possa processar os pagamentos do seu negócio de forma muito mais segura e eficiente daqui para frente. 

#1. Combinar as informações de endereço IP e de cobrança

A verificação dos detalhes fornecidos durante a transação pode ajudar a sinalizar uma transação potencialmente fraudulenta e proteger a empresa antes que ocorra a fraude. 

O Address Verification Service (AVS) compara o endereço IP do comprador com o endereço de cobrança do cartão de crédito utilizado para fornecer garantia de que o cliente é o titular do cartão.

Alguns clientes podem se questionar: “É realmente preciso ter acesso ao meu IP apenas para realizar uma compra online?”. Porém, esse detalhe pode realmente fazer a diferença no processo de prevenção de fraudes.   

#2. Criptografar dados

SSL e TLS – (Transport Layer Security) TLS e (Secure Sockets Layer) são protocolos que autenticam e criptografam dados ao se mover na Internet. 

A proteção de transações com protocolos SSL garante que as informações confidenciais sejam criptografadas e acessíveis apenas pelo destinatário pretendido – o que é crucial para realizar transações financeiras. 

#3. Usar tokenização de pagamento

A tokenização de cartão de crédito criptografa informações confidenciais de pagamento, convertendo-as em uma sequência de números gerados aleatoriamente, chamada de “token”. 

Como token, as informações podem ser enviadas pela internet ou redes de pagamento para concluir o pagamento sem serem expostas.

#4. Exigir senhas fortes

Os cibercriminosos tentam acessar contas de usuários com combinações de nomes, aniversários e palavras do dicionário usadas com frequência. Proteger as contas dos clientes com uma senha forte pode adicionar uma linha de defesa extra. 

#5. Solicitar o CVV

O Card Verification Value (CVV) pode ser usado para validar transações com cartão por telefone ou online. Se os números do cartão de crédito foram roubados, pedir informações que só estão disponíveis no cartão pode ajudar os comerciantes a validar o pagamento.

#6. Monitorar fraudes continuamente

Os comerciantes precisam de um gateway de pagamento que detecte e gerencie fraudes. O monitoramento de fraude integrado identifica onde pode haver um risco real de uma compra fraudulenta. 

As empresas podem definir regras, com base em sua situação e tolerância ao risco, que limitam ou rejeitam transações consideradas de alto risco ou exigem aprovação manual antes que uma transação seja concluída.

#7. Treinar funcionários

Por fim, quando uma equipe entende o processo de pagamento, ela fica mais bem preparada para identificar uma atividade fraudulenta à medida que ela está acontecendo e pode evitar incidentes de segurança da informação.

Empregar essas práticas recomendadas para o processamento seguro de pagamentos online é um componente importante para o sucesso.