97 views 5 mins

Aplicativos de segurança pessoal

em Tecnologia
sexta-feira, 05 de agosto de 2022

Quando estamos em uma roda de amigos, é muito comum ouvir histórias que essas pessoas foram ameaçadas, assediadas, assaltadas ou sofreram algum tipo de golpe. Isso acontece pois, segundo dados do IBGE, 18,3% da população acima de 18 anos já sofreu algum tipo de violência.
 
Para não virar estatística, muitas pessoas estão utilizando a tecnologia para reforçarem a segurança pessoal. Pensando nisso, compilamos uma lista com alguns aplicativos que garantem que as crianças, mulheres e homens se mantenham seguros fora de casa. 

1 – Civi
Civi é um dos principais aplicativos de segurança da cidade de São Paulo. Entre as funcionalidades, destacamos o mapa interativo em que é possível visualizar as principais ocorrências em seu bairro e arredores como roubo de veículos, arrastões, sequestros, homicídios, incêndios, desabamentos, cortes de energia, trânsito e muito mais.
 Você também consegue visualizar as principais novidades de SP pelo feed de notícias. Sempre que souber de algum acontecimento, você pode reportá-lo e a equipe da Civi irá validar o ocorrido antes de publicá-lo no aplicativo.
Disponível em Android e iOS

2 – Sinesp Cidadão
O aplicativo, desenvolvido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Sinesp) e pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), disponibiliza acesso ao banco de dados nacional de veículos roubados, mandados de prisão abertos e pessoas desaparecidas.
Disponível na Play Store

3 – BSafe: Personal Safety 
Este aplicativo consegue regis
trar a rota e enviar um sinal de alerta para os seus amigos e familiares o encontrarem caso aconteça alguma emergência. Caso não seja possível alcançar o seu celular, o sinal pode ser ativado por comando de voz. O aplicativo está disponível apenas em inglês e nas versões gratuita e paga.
Disponível na Play Store

4 – Malalai 
Parecido com o Waze, esse aplicativo mapeia as rotas de trânsito mais seguras para as mulheres desconsiderando locais mal iluminados ou em que foram registrados casos de violência. E outras pessoas podem acompanhar o trajeto em tempo real.
Disponível apenas para iOS

5 – Life 360
Esse é o aplicativo ideal para conectar familiares, pois possibilita o rastreio por GPS em tempo real para que você possa ser localizado quando enviar um alerta ou mensagem de socorro. 
Também é possível marcar locais como casa, trabalho, escola dos filhos ou faculdade e receber updates de quando uma pessoa entrar ou deixar esses locais.
Disponível para Android

6 – Shake2Safety
Quando estiver em uma emergência, balance seu smartphone para que o sensor identifique o movimento e envie um SMS de pedido de socorro com a localização atual para os contatos registrados previamente.
O aplicativo também permite que seja acionada a câmera ou o gravador de voz quando o celular for balançado. A sensibilidade do sensor pode ser ajustada para que você não acione o app sem precisar. 
Disponível em Android.

7 – Find my kids
O aplicativo de controle parental é ideal para rastrear a localização do seu filho sempre que ele estiver fora de casa. Se ligar para a criança e ela não atender, é possível ativar o microfone e ouvir sons e conversas no ambiente.
Para evitar que seus filhos esqueçam ou percam o dispositivo móvel, é possível configurar sinais sonoros. O aplicativo também possui funcionalidade de economia de bateria.
Disponível em Android

Gostou das nossas sugestões de aplicativos de segurança? É importante reforçar que o uso de ferramentas tecnológicas para garantir a segurança pessoal é importante, mas quando estiver em perigo, o ideal é procurar ajuda da Polícia pelo telefone 190.
 
Caso você seja mulher e esteja exposta a uma situação de perigo constante, causado pelo seu parceiro ou um familiar, entre em contato com a Delegacia da Mulher.