355 views 4 mins

Como vender itens usados pela internet sem dor de cabeça?

em Tecnologia
segunda-feira, 09 de outubro de 2023

Apenas em 2022, cerca de 67 milhões de brasileiros compraram produtos e serviços pela internet, de acordo com dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Esse cenário é uma grande oportunidade para quem deseja ganhar dinheiro extra sem fazer investimentos, com a venda de produtos usados.

Porém é preciso tomar muito cuidado. O especialista da Já Vendeu, empresa referência no setor de compra e vendas de usados no País, reforça o alerta sobre golpes. “Da mesma forma que o números de pessoas que compram produtos pela internet cresce todos os dias, o número de golpes também. É preciso escolher uma plataforma segura para vender os seus bens, senão o resultado pode ser prejuízo e estresse”, explica Daniel Paredes.

Confira 4 dicas para ganhar dinheiro vendendo seus itens usados com segurança

1 – Onde vai anunciar
Escolha uma plataforma que priorize a sua segurança. Muitas delas não oferecem nenhum suporte, fazendo com que a pessoa que está vendendo um produto seja exposta a usuários mal-intencionados. Fuja de empresas/portais que não ofereçam nenhuma garantia ou seguro em caso de fraudes.

2 – Escolha bem o que vai vender
Quem compra um item usado procura por preço justo e qualidade equivalente. Venda aquilo que realmente possa ser aproveitado por alguém. Dessa forma, você colabora com a economia circular, dando uma sobrevida ao item que estava sem uso, e ainda ganha dinheiro.

3 – Saiba precificar
É preciso uma análise profissional para validar os valores da sua mercadoria. O objetivo é ganhar o máximo de lucro possível e colaborar para que a venda aconteça o quanto antes. Busque por plataformas que também ofereçam esse tipo de orientação. Cobrar muito abaixo pode te trazer prejuízos e muito acima poderá travar a venda.

4 – Cuidado com pagamentos e entregas
Os golpes mais comuns são relacionados a pagamentos e entregas. Pessoas que enviam o produto, mas não recebem o dinheiro ou recebem comprovantes de depósito ou PIX falsos, entregas que acabam em roubos e até sequestros, entre as mais diversas situações. Escolha uma plataforma que cuide de todo o processo financeiro e te blinde de qualquer risco de fraude.

O levantamento recente de uma plataforma brasileira afirma que cerca de 24 produtos usados são vendidos por minuto pela internet no Brasil. A Já Vendeu, por exemplo, cuida de todo o processo de compra e venda de usados: a empresa faz a fotografia do produto para o anúncio, a retirada na casa do consumidor e até a entrega para o comprador. Tudo isso para facilitar a vida de quem quer vender algo.

“Queremos incentivar a economia circular e a oferta de produtos bons, com valores até 90% mais baratos do que itens novos. Essa é uma forma de colaborar com a sustentabilidade e com a economia, pois quem vende pode ter uma renda extra sem nenhum trabalho. É um tipo de negócio em que todas as pontas saem ganhando, inclusive o planeta”, finaliza.