76 views 2 mins

Collor: é preciso união para evitar ‘colapso institucional’

em Política
terça-feira, 19 de novembro de 2019

Senador Fernando Collor (Pros-AL). Foto: Jefferson Rudy/Ag.Senado

O senador Fernando Collor (Pros-AL) afirmou na terça-feira (19), que a situação atual exige de todos a união de esforços para evitar que o Brasil entre num colapso institucional. O alerta foi feito em pronunciamento no qual analisou a história recente do país, período em que foi protagonista depois de eleger-se presidente da República há exatos 30 anos, e de ter seu mandato cassado e seus direitos políticos suspensos.

“Posso afirmar, com a experiência que tive, que um dos maiores defeitos nos quais aqueles que presidem o país podem incorrer é não ouvir. É fazer ouvidos de mercador àqueles que podem transmitir alguma coisa de positivo para que faça-se com que o governante pondere, absorva, rejeite, mas que, enfim, pondere, que dê atenção, que dê consideração”, disse, ao lembrar que, durante o seu mandato, imprimiu reformas importantes para controlar a inflação e modernizar a economia do país. E isso, segundo ele, contrariou interesses, justamente num cenário político adverso, em que não contava com o apoio do Congresso e da imprensa.

Revelou ainda que, em julho de 1992, pouco antes da abertura do processo de impeachment, os três ministros militares do governo disseram que as Forças Armadas estavam prontas para a defesa da legalidade. Collor disse que prontamente agradeceu a preocupação, mas afirmou que não estava disposto a nada que fugisse do que previa a Constituição. Ele lembrou aos militares que se tratava de um processo político, o que exigia, portanto, uma solução política (Ag.Senado).