Senado celebra 170 anos do nascimento de Ruy Barbosa

  • Save
Ruy Barbosa, patrono do Senado, também atuou como jurista, diplomata e jornalista. Foto: Arquivo Nacional

O Senado fará uma sessão especial em comemoração ao 170º aniversário de nascimento de Ruy Barbosa (1849-1923), hoje (22). A homenagem foi requerida pelos senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Paulo Rocha (PT-PA), Paulo Paim (PT-RS), Flávio Arns (Rede-PR), Izalci Lucas (PSDB-DF), Eduardo Gomes (MDB-TO) e Esperidião Amin (PP-SC).

Considerado o patrono do Senado, Ruy Barbosa de Oliveira foi senador entre 1890 e 1923 e tem um busto no Plenário, acima da Mesa. Ele foi jurista, advogado, diplomata, jornalista, escritor e teve grande atuação na política brasileira. Concorreu à presidência da República nas eleições de 1910 e 1919, perdendo a disputa para Hermes da Fonseca e depois para Epitácio Pessoa.

O patrono foi o primeiro ministro da Fazenda e da Justiça do período republicano, e representou o Brasil na Conferência de Haia de 1907, que estabeleceu importantes normas de direito internacional. Além de membro fundador da Academia Brasileira de Letras, que presidiu entre 1908 e 1919. Barbosa nasceu na Bahia em 5 de novembro de 1849. A data do seu nascimento marca também o Dia da Cultura e da Ciência.

Em 1930, a casa onde Ruy Barbosa viveu de 1895 a 1923, no Rio de Janeiro, foi transformada no Museu Casa de Rui Barbosa, hoje Fundação Casa de Rui Barbosa. A organização conserva os móveis, os objetos de família, a biblioteca e os arquivos de Barbosa. Cabe à fundação administrar esse patrimônio, além de promover e publicar estudos e pesquisas sobre a atuação de seu patrono (Ag.Senado).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap