63 views 2 mins

CCJ do Senado confirma relatores para o pacote Mais Brasil

em Política
quinta-feira, 07 de novembro de 2019

Márcio Bittar vai relatar a proposta do Pacto Federativo. Foto: Marcos Oliveira/Ag.Senado

A presidente da CCJ do Senado, Simone Tebet (MDB-MS), confirmou ontem (7) o nome dos três senadores que foram designados para relatar as propostas do pacote Mais Brasil. O senador Márcio Bittar (MDB-AC) será o relator do Pacto Federativo; o senador Otto Alencar (PSD-BA), da Revisão dos Fundos e o senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), da Emergencial.

Bittar se manifestou a favor das propostas e disse que as considera essenciais para o desenvolvimento econômico do país. O pacto federativo, para ele, é o primeiro passo para “modernizar e fazer o Brasil avançar”. O texto traz mudanças na divisão de recursos de União, estados e municípios e prevê, entre outros pontos, a descentralização de recursos do pré-sal, a criação de um Conselho Fiscal da República e medidas de desvinculação, desindexação e desobrigação do Orçamento.

“Isso significa muito mais recursos indo para municípios e para os estados. Estima-se que cerca de R$ 400 bilhões em um período de 10 a 15 anos. O pacto federativo é dinheiro indo para prefeitura e estado, que são os locais onde as pessoas são atendidas na saúde, na educação e na segurança pública”, disse Márcio Bittar.

A proposta da revisão dos Fundos dificulta a criação de fundos públicos e extingue aqueles que não foram ratificados até o final do segundo exercício subsequente à promulgação dessa emenda constitucional. Já a proposta Emergencial institui uma espécie de regra de ouro para os estados, com o intuito de proibir o endividamento público para pagar as despesas correntes, como salários de servidores públicos, benefícios de aposentadoria, contas de energia e outros custeios (Ag.Senado).