#Tenha Cicatrizes_18_09_2019_Me conta como foi?

em #tenhacicatrizes
terça-feira, 17 de setembro de 2019
Luiz Felipe Pateo temp

Me conta como foi?

Quem não tem uma cicatriz? E qual cicatriz não tem história?

Alessandro Saade

Alessandro Saade (*)

Você tem alguma? Alguma diferente? Causa a curiosidade das pessoas? Você compartilha a história delas? Um tombo de bicicleta, um arranhão numa escalada, um corte na cozinha.

Cada cicatriz tem uma história e a marca nos faz lembrar do ocorrido como um aprendizado. Faz lembrar o contexto e nos mantém atentos para que não ocorra novamente.

Em alguns momentos, compartilhar a história da cicatriz até ajuda aos outros, alertando ou inspirando, não é mesmo?

Acredito que o curativo está para o Empreendedorismo assim como a lâmpada está para a Inovação! Dói menos aprender com as cicatrizes alheias, da mesma forma que é maravilhoso poder compartilhar a nossa experiência, as nossas cicatrizes!

Acredito tanto, que criei um coletivo. Um grupo de pessoas. Uma iniciativa nacional de fomento ao empreendedorismo de forma colaborativa e multifacetada, que nasceu da inquietação e do inconformismo de quem tem sede de compartilhar aprendizados com empreendedores com características comuns, em momentos muito parecidos das suas vidas e dos seus negócios. Para fazer parte deveria atender a três critérios: ter tido uma experiência executiva em grande empresa, ter habilidade e/ou experiência na transmissão de conhecimento, como palestrante ou professor e, ter empreendido em algum momento da sua vida. É o tripé que filtra o acesso.

Hoje somos mais de 60 “compulsivos” com competências complementares e histórias completamente diferentes umas das outras, o que nos torna um ecossistema único e diverso.

Um de nossos desafios é conseguir apoiadores e patrocinadores para que possamos levar a nossa metodologia e dar um choque de empreendedorismo em diferentes cidades. A mesma metodologia, diferentes cidades, diferentes negócios, diferentes empreendedores, mas com as mesmas dores comuns.

Ainda mais. Acredito tanto nisso que decidi convidar diversos “compulsivos” para que pudessem compartilhar experiências, nas mais diversas áreas da empresa, trazendo problemas reais e os caminhos encontrados para solucioná-los em um livro: Empreendedores Compulsivos – Tenha Cicatrizes: Como Empreender e Apreender com Seus Erros.

Fui buscando uma a um para que o livro fosse diferente. Primeiro criei um roteiro básico, para que todos os capítulos, por mais diferente que fosse a história, pudessem fazer sentido como um todo. Uma dor, uma crença, uma cicatriz, um aprendizado, e fechando com dicas e encaminhamentos.

Assim, falamos sobre pessoas e comportamento, sobre tecnologia e processos, sobre vendas e metas, sobre planejamento e execução, sobre cenário e tendências. Cada capítulo tem começo, meio e fim, mas ao mesmo tempo conversa com os demais.

Vivemos num ambiente de mudanças intensas, extremas e profundas. Como estar preparado, ou mesmo, como buscar resiliência para sobreviver neste cenário? Como buscar na experiência do outro um suporte para a minha jornada? Só vejo uma forma: colaboração e capacitação. Educação empreendedora de alto impacto, conduzindo a troca de experiências entre os protagonistas e sistematizando o conhecimento para rápido e fácil acesso e aplicação.

Já passou por alguma dificuldade empreendendo? Conseguiu resolver? Aprendeu algo com o ocorrido? Me conta como foi?

Vamos compartilhar um pouco da história do livro em um Talkshow, nesta quarta-feira, dia 18/09, das 19h às 22h30 na ESPM Tech – R. Joaquim Távora, 1240 – Vila Mariana – São Paulo. Venha e participe! Entrada Franca. Inscrições pelo: http://bit.ly/tenhacicatrizes

(*) Idealizador dos Empreendedores Compulsivos, com mais de 30 anos de experiência como palestrante, professor, consultor e mentor. Autor e colaborador em diversos livros, é formado em Administração, tem MBA em Marketing e Mestrado em Comunicação e Mercados, especializou-se em Empreendedorismo pela Babson College e em Inovação pela UC Berkeley
(compulsivos.org/[email protected])