#tenhacicatrizes_20_06_2019_O PÓS-CONSUMIDOR

em #tenhacicatrizes
quarta-feira, 19 de junho de 2019
Reinaldo Nogueiro temproario

O PÓS-CONSUMIDOR alinhado com o Negócio da Empresa e a Transformação Digital

Reinaldo Nogueiro temproario

Reinaldo Nogueira

Reinaldo Nogueira (*)

Vivemos em um momento de intensa troca de dados, informações e conhecimento. Vivemos a era do Marketing 4.0. Vivemos a era da Transformação Digital. Vivemos a era da Indústria 4.0. Vivemos a era da Inteligência Artificial. Vivemos a era das eras…

Como lidar com tudo isto ao mesmo tempo sem pensar no comportamento inerente a quem consome tudo isto? Impossível. Vimos falando recentemente de um consumidor inteligente, que tem acesso a vários meios de compras, informações sobre as empresas, trocas de experiências entre consumidores etc etc etc…

Mas o que de fato está acontecendo? estamos preparados para tudo isto que nós mesmos criamos e, de forma não menos digital, está nos provocando todos os dias?

A boa notícia é que aparentemente Sim, estamos no minimo preocupados com tudo isto e tomando algumas ações para poder alinhar os interesses e entender este comportamento que vem se desenhando recentemente.

O PÓS-CONSUMIDOR, matéria publicada na edição 238 (Agosto/2018) da revista Consumidor Moderno, aborda este tema; dando luz à sua discussão e importância no mercado.

Em geral, a convergência que este tema propõe, trata um consumidor que aprende com os hábitos de outro consumidor – em geral representado por gerações diferentes – uma posterior à sua geração que acaba por provocar este novo comportamento.

O marketing 4.0 é povoado pela sensação de estudo dos comportamentos e percepções. Nessa linha, o Pós-Consumidor vem se associar às linhas de discussão deste tema, uma vez que esta nova forma de entender a empresa como um todo, e não somente o seu produto, além de fazer parte eminente do Marketing 4.0, também é a condição básica do comportamento do Pós-Consumidor.

O Pós-Consumidor faz uma leitura de 360 graus da empresa. Reputação é tudo!

O comportamento deste público, passa por interpretar todas as ações que a empresa vem executando no mercado, sua marca, seus parceiros comerciais, sua reputação e indo além: se preocupando com o engajamento social que esta marca ou consumo de seus produtos poderá gerar de imagem para ele – o consumidor. Nessa linha, o Pós-Consumidor faz uma leitura de 360 graus da empresa. Reputação é tudo!

Empresas neste momento passam a ser vistas pelo valor que agregam, e não mais única e exclusivamente pelos seus produtos. Portanto, Missão, Visão e Valores voltam a ficar em exposição; assim como Negócio e Ramo de Atividade da empresa. Saber que a Pirelli Pneus não fornece somente Pneus, mas sim “… Soluções para locomoção de veículos automotores..” , entender que a sua empresa aérea preferida não fornece somente o transporte aéreo mas sim uma Experiência de Transportes Ágeis, passa a facilitar muito os dois lados da mesa: quem faz o planejamento das ações (Marketing, Tecnologia, Estratégica Corporativa etc) assim como quem consome, ficando claro em seu desejo um mesmo alinhamento com os fatores internos da empresa que provê o serviço.

Este momento de convergência de conceitos, aplicações e tecnologias nos definirá nos próximos passos. Somos uma sociedade ávida pelo conhecimento e também por consumir novidades que flexibilizem e facilitem o nosso dia a dia: Uber, AIRBnB, NuBANK? estão ai para nos lembrar estes pontos? sim!! verdade…mas ainda precisamos lapidar nosso sentido de CX (Customer eXperience) para que tenhamos direcionamento de tudo o que estamos consumindo e transformando.

Bem vindo ao jogo

Bem vindo ao momento da transformação

Bem vindo ao novo Tudo Digital a que estamos expostos

O Pós-Consumidor? é somente mais uma face deste cubo multi facetado.

Até a Próxima!

(*) É Membro dos Empreendedores Compulsivos, é Professor Mestre em Engenharia com Ênfase em Tecnologia da Informação. Administrador de Empresas e com pós Graduação em Gestão de Projetos e Governança Corporativa. Possui experiencia global em Gestão Estratégica na Oracle Corporation, PePsico Corporation e Google. Atuou como Executivo no Grupo Abril entre outras empresas nacionais de relevância no segmento. Atualmente é Executivo da TI 360 (www.projetoti360.com) e professor dos programas de MBA da ESPM, FIA/USP, BSP entre outros.