O que ganhamos quando atendemos bem o cliente?

*Renato Martinelli

Proporcionar uma experiência de atendimento impactante, que gere clientes mais do que satisfeitos, clientes encantados. Além de comprarem mais, estes costumam retornar e comprar mais vezes, também indicando novos clientes e aumentando a possibilidade de vendas no curto e médio prazo, com crescimento da empresa, fortalecimento da imagem da marca, de seus produtos e serviços, e da companhia. 

Nessa ótica empresarial, está claro que o serviço de qualidade é garantia de retorno para a alta liderança da empresa, para os empresários. Mas nem todos pensam assim, pois há os que acreditam que os funcionários – colaboradores – devem atender bem, porque é o que a empresa espera deles e não consideram que há ganho para ambos os lados. Portanto, apresentar um atendimento excelente requer o entendimento de regras, atitudes e processos que podem padronizar o encantamento, especialmente na hora de vender.

Podemos ir muito além de fazer o que a liderança espera e manter o emprego. Quero compartilhar sete benefícios que ganhamos ao fazer um atendimento com excelência aos clientes:

  1. Aprendizado: aprende novas habilidades, torna-se mais polivalente e caz;az
  2. Utilidade: sente-se útil, percebe que seu trabalho faz a diferença;
  3. Pertencimento: sente-se peça importante e fundamental na equipe;
  4. Crescimento profissional: usa as situações para se desenvolver e se preparar para mais desafios;
  5. Possibilidades financeiras: cria condições para receber reconhecimentos e recompensas financeiras por mérito de seu trabalho;
  6. Possibilidades de carreira: amplia o leque de empregabilidade – pode ser lembrado em diferentes situações para assumir novos cargos;
  7. Valorização: destaca-se pelo empenho, dedicação e qualidade do trabalho, recebendo reconhecimento da liderança e da equipe. 

Quando um cliente é bem atendido, todo mundo sai ganhando. Por isso, sempre capriche em cada detalhe no atendimento ao cliente. Pelo cliente, pela empresa em que você atua e, em especial, por você e para seu crescimento profissional.

Renato Martinelli é membro dos Empreendedores Compulsivos, Trainer de Comunicação, Propósito e Performance, e tem como foco ajudar pessoas a desenvolverem competências de comunicação para potencializar engajamento e resultados com equipes e clientes.  Possui mais de 20 anos de carreira, agrega experiências e conhecimentos em empresas nos setores de Agronegócio, Automobilístico, Alimentos e Bebidas, Comércio, Construção, Farmacêutico e Químico, Financeiro e Seguros, Papel e Celulose, TI e Telecom, Varejo. É especialista em temas relacionados à Comunicação, Liderança, Gestão de Equipes de Alto Desempenho e Gestão de Conflitos, Vendas, Negociação e Articulação de Soluções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap